quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Especial Halloween - Do que tens medo?#2

Prontos para a segunda parte da listagem de medos irracionais a que se dedica esta semana? Prontos para imaginar aqueles cenários arrepiantes que nos assaltam quando damos rédeas à nossa imaginação, “porque a noite é escura e cheia de terrores”? Vamos lá, então!
- Medo do “fantasma brincalhão”:
Este é daqueles que nos fazem duvidar de nós próprios, mesmo sabendo que todos fazemos acções sem termos consciência disso. Lavamos os dentes sem pensar e quando temos de tomar medicação para a constipação chegamos a duvidar se tomámos a daquele dia ou não. Entramos em “piloto automático”, o que é bom para apressarmos a arrumação da loiça, mas terrível quando parece que coisas estranhas ocorrem sem nos apercebermos. Deixamos de saber a localização do objecto que carregávamos há um minuto atrás. A nossa secretária nem sempre tem a disposição de que nos lembrávamos no dia anterior. Perdemos canetas e porta-moedas por semanas a fio, que reaparecem em locais, para nós, impensáveis. A culpa é nossa, no fundo. Somos só nós que nos auto-hipnotizamos. Certo? O nosso sub-consciente é que nos prega estas partidas, não é?
- Medo dos “passos” no andar de cima… que está vazio:
Bem sabemos como as nossas casas produzem milhares de barulhinhos estranhos, principalmente durante a noite. E como os barulhos das casas dos vizinhos se propagam para as nossas. Portanto, aquele som, que parece tão humano, tem uma explicação. Certo?
Então e quando damos por nós a ter medo de ouvir isso?



- Medo do que possa ter provocado aquela reacção estranha aos animais de estimação quando estão sozinhos connosco:
Tal como as pessoas, os animais têm comportamentos habituais e comportamentos que nos deixam o pulso acelerado. Isto porque, se somos os únicos em casa, não conseguimos encontrar uma explicação plausível para aquilo.
É o pássaro que está sozinho na cozinha e que desata a esvoaçar contra a gaiola. É o gato que desata a perseguir o que para nós não passa de ar. É o cão a correr para o cimo das escadas e a olhar para o piso de baixo quando todos os convidados da festa estão no mesmo piso que ele. E depois é o arrepio na espinha quando em vez de confirmarmos e ignorarmos o que se passou desatamos a largar a imaginação.


- Medo de acender o candeeiro da mesa-de-cabeceira e descobrirmos que estávamos a ser fitados por alguém:
Quase que posso ouvir as vossas mentes “ai, que ela já está a exagerar”, mas este medo anda de mãos dadas com os barulhinhos nocturnos da casa, e as reacções dos animais e as correntes de ar das janelas. É um medo estúpido, a pior variante do “pé fora do cobertor”, mas é aumentado pelos sonhos recorrentes de que sou fitada com intensidade por “um alguém” assustador. Portanto, sim, tenho algum receio de ligar a luz do candeeiro e deparar-me com o pesadelo.


- Medo de olhar para uma superfície reflectora a meio da noite:
Este é gerado pelos realizadores e depois uma pessoa dá por ela a imaginar coisas. Toda a gente conhece a cena. Há alguém a lavar as mãos no lavatório que levanta a cara para o espelho e SURPRESA! Não estava sozinha! É a sombra que passa pelo reflexo no vidro da porta. Da mesma maneira, é aquele momento em que olha para o ecrã do telemóvel depois de enviar uma mensagem e descobre que não está sozinha. É o reflexo que não era suposto estar ali no ecrã no P.C. É um bocadinho arrepiante, não é? Prefiro não olhar com muita atenção para o que me possa reflectir.




Nota: Este post foi escrito durante o dia.

4 comentários:

  1. Olá Su,
    "Medo dos “passos” no andar de cima… que está vazio" -- Muito isto. Moro no último andar, em que por cima é o sótão comum do prédio. E sim, tantas vezes que ouvia barulhos estranhos... ME-DO!
    Isso e ter a sensação de ter visto uma "sombra"? MUI-TO ME-DO!
    Sou uma medricas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Ihhh, estou toda arrepiada. Realmente vives isso :S eu agora estou a fazer mudanças para uma casinha e aconteceu-me também enquanto estava no rés-do-chão. Pode ter sido na casa do lado, mas... fiquei já com medo de estar lá sozinha e de me acontecer isso.
      Brrrr! Sombras... Como te compreendo! Já somos duas...

      beijinhos

      Eliminar
  2. Eishhhhh identifiquei-me em TUDOOOO! É bom saber que não estou sozinha. Acho que teriamos muito que conversar hehehe mas definitivamente durante o dia, num dia em que não estivesse sozinha em casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah não estás, há mais medricas :P estou a ver que sim, que íamos partilhar muitos sustos que já apanhámos. Também acho engraçado ver como se identificam com o post. Fico mais descansada por saber que não sou a única...

      beijinhos

      Eliminar