terça-feira, 13 de outubro de 2015

"O Remédio", Michelle Lovric

Depois deste “Remédio” vou precisar de um antídoto. Conhecem aquele tipo de livros que têm vontade de comentar com alguém porque precisam de desabafar de o facto de o terem lido? Por um lado tive gosto em lê-lo e acho que fico com as personagens na memória, por outro fiquei aborrecida em certas passagens e já estava desejosa de o terminar. E, no fundo, fiquei a pensar em até que ponto este livro seria bom para o desafio do mês, porque apesar de existir romantismo, em certas passagens raiou a obsessão.
 
Em “O Remédio” acompanhamos um par romântico, que desconhece as origens do outro: Valentine, o londrino que tem trepado na escala económica como contrabandista e produtor de “remédios” (que não passam de charlatanices) e uma actriz veneziana com um passado talvez mais nobre do que ele pode julgar. Além disso acompanhamos também as observações da protegida do charlatão, Pevenche, a filha do melhor amigo, Tom, que é assassinado em Veneza. Não quero adiantar mais nada sobre a história para que cada leitor a descubra por si.
Sobre o livro posso dizer que gostei da forma como está escrito, mas peca nalguns pontos. É que há acção propriamente dita enquanto o lemos, mas há passagens que se perdem entre observações pessoais das personagens que se podem tornar aborrecidas. Da mesma forma, parte dos mistérios podem ser resolvidos muito facilmente pelo leitor e, enquanto isso, há personagens ainda “à toa”, o que se torna irritante.
De qualquer maneira, para mim foi um bom entretenimento. Ao longo do livro está presente um toque cómico nesta história sobre duas pessoas que se apaixonam sem saber quem realmente é o outro - e não será sempre assim, sendo “o amor cego”? - e os pormenores de época podem ser muito apetecíveis para quem aprecia este tipo de leitura. Ficamos com uma ideia de como os médicos charlatães conseguiam vender a “banha de cobra” aos desgraçados mais humildes, e de como a vida num convento podia ser tudo menos celestial, por exemplo.
Outro dos factores que também me atraiu é a forma como as personagens são mostradas com tantos defeitos, não se mostrando tão virtuosas como seria suposto, o que também é positivo neste caso. Fico a pensar que, de entre tanta desonestidade que ali grassa, parece que só  o rei dos charlatães é verdadeiro. Do leque de personagens secundárias há algumas bem engraçadas, como os capangas venezianos gémeos de Valentine, e Cecília Cornaro, a pintora protagonista de “Carnaval em Veneza”, que se torna uma ponte de ligação entre estes dois livros.
Quando cheguei à última página até eu me senti manipulada, mas fiz as pazes com Michelle Lovric. Não gostei muito do “Carnaval em Veneza”, já que o li com uma expectativa muito diferente do que era, e este “O Remédio” já tinha sido iniciado e recolocado na prateleira há mais de um ano, pelo que tinha algum receio do que dali vinha.
 
Sinopse
 
P.S.: Tenho de apontar mais um pormenor, desta vez sobre a edição que li: os erros de tradução. Houve alguma confusão com pelo menos duas palavras, o que se pode tornar num ponto de distracção para o leitor. Por favor, editoras, peço outra vez, pensem em nós e revejam melhor o texto.
 
Conhecem este livro? Gostaram?
Boas viagens à lareira!

6 comentários:

  1. Ah, bem me parecia que a capa do livro não me era estranha!! Já a vi aqui no blogue há uns tempos. Olha mas dou-te os parabéns pela coragem de pegares em livros que já tinhas posto de parte. Nessa área eu porto-me sempre mal....

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahh, então foi isso :D obrigada, obrigada... Temos de tornar isso um desafio especial do meio do ano, por exemplo. Era da maneira que líamos o "Vinho Mágico" de vez :p

      beijinhos

      Eliminar
  2. Viva,

    Já estive para comprar, pois esteve a 3 € nos quiosques mas nunca o fiz e pelo que percebo não perdi nada de especial é que são tantos os livros que tenho por ler....por acaso terminei o Guerra e Paz do Tolstoi e tem momentos algo semelhantes, embora reconheça seja um grande livro.

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fiacha,
      Sim, há tanto livro para ler e tão pouco tempo que temos de fazer uma seleção :p este é daqueles que duvido que fosse do teu agrado.
      Tb gostava de ler o Guerra e Paz mas estou a ver que é necessária uma paciência de ferro :D

      bjs e boas leituras!

      Eliminar
  3. Olá Su,
    Já tinha visto este livro, mas confesso que não conhecia bem a história. Despertou-me algum interesse. Espero conseguir ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura,
      Se o conseguires encontrar muito baratinho aconselho. É um livro muito próprio :D espero que gostes.

      beijinhos e boas leituras!

      Eliminar