terça-feira, 24 de novembro de 2015

"O Retrato de Rose Madder", Stephen King

 
Para completar o desafio de Viagens à Lareira deste mês ler algo de Stephen King parecia o mais adequado. Acontece que o elemento sobrenatural deste livro será algo entre a fantasia e o surrealismo, mas vamos por partes.
 
Em "O Retrato de Rose Madder" acompanhamos um assunto que muita vez é noticiado, a violência doméstica. Rosie Daniels foi abusada - física e psicologicamente - pelo marido, o detective Norman Daniels durante mais de dez anos até ao dia em que consegue escapar para outra cidade. O marido persegue-a para ajustar contas, mas Rosie adquire um quadro muito peculiar...
Para não adiantar muito mais, posso dizer que foi interessante que o autor tivesse usado elementos mitológicos numa história sobre raiva e abusos. O elemento "fantástico" também é uma ideia muito boa, mas não me pareceu muito bem executado. Esse ponto não me convenceu, ainda por cima estando eu com expectativas bastante altas.
Além disso, o livro também tem um ritmo um  pouco lento em certas passagens e, digamos, que estava à espera de uma retaliação bem mais violenta.
É que Norman, se fosse fechado na cave com Mr. Grey, era bem capaz de o rasgar em bocadinhos. É uma personagem revoltante, o típico matulão racista e machista, para quem as mulheres não valem nada. Ao mesmo tempo, tive receio de que se descortinasse muito do seu passado. Não serão todos os abusadores eles próprios vítimas?
A protagonista também foi muito bem desenhada. Se ao mesmo tempo senti compaixão por ela, também consegui perceber a desorientação que a assola quando foge de casa. Foi quase mantida em cativeiro, pelo que isso se torna perceptível.
Foi exactamente a forma como as personagens foram criadas que me fez gostar do livro. À parte isso estava à espera de muito melhor.
 
Já leram o livro? O que acharam?
Boas viagens à lareira!
 
Sinopse
P.S.: Há referências em "O Retrato de Rose Madder" sobre livros protagonizados por uma tal "Misery", escritos por um Paul Sheldon. Sim, o protagonista de "Misery", de Stephen King! Achei bem interessante...
 


6 comentários:

  1. Olá Su,
    Confesso que apesar de já ter lido uns 4 livros de Stephen King, não sou fã do tipo de escrita do autor. E sim, normalmente acho o ritmo um pouco lento.
    E sim, as expectativas podem mesmo prejudicar a leitura.
    Mas olha, que até me deixaste com algum interesse ;)
    Experimenta ler Misery, pois dos que li, foi o que mais gostei. A personagem feminina e qualquer coisa fantástica ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Fico mais descansada em saber que o ritmo se mantém, que afinal é "estilo" :P
      Podem, e neste livro em especial estava mesmo à espera de uma interacção diferente com o dito quadro.
      Ainda bem, não queria deitar o livro abaixo hehe tenho mesmo de experimentar ;D

      beijinhos

      Eliminar
    2. É verdade, Tita, esqueci-me de comentar - bem tinha a sensação de que faltava alguma coisa! - que no livro a protagonista lê um livro protagonizado pela Misery, de Paul Sheldon ;D uma intertextualidade bem interessante... hehe

      beijinho

      Eliminar
    3. A sério? Ainda me deixaste mais curiosa ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Su,
    Ainda não li nada de Stephen King, mas tenho andado muito curiosa porque tenho lido muitas críticas positivas. Mas lá está, quando se criam muitas expectativas têm-se as maiores desilusões.
    Não sabia bem por que livro começar, mas já vi que a Tita aconselha o Misery. Pode ser que me estreie com a escrita do autor em breve! ;)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, eu também estava assim :D se calhar é o melhor, começar pelo Misery. Força, espero que gostes! Eu por este livro já percebi que o autor tem muito jeito para construir personagens hehe

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar