segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

"O Sétimo Véu", Rosa Lobato de Faria



Costumo apontar Rosa Lobato de Faria como uma das minhas autoras preferidas, pelo que as expectativas sobre a leitura deste livro estavam bem altas. Como é óbvio, e acho que já estão a adivinhar o que aconteceu, fiquei desiludida.
"O Sétimo Véu" aborda um segredo de família, um segredo que esteve na posse de Mila, a governanta da família que se tornou uma familiar. Como tal acompanhamos Joana, a protagonista, que se sente sempre culpada sem perceber porquê, e a história da família que morou na Casa das Lias até à descoberta da verdade.
Se por um lado me mantive interessada no enredo, por outro lado estava à espera de melhor. Adoro o estilo de escrita da autora, o que me levou a ler com gosto, e dos toques de realismo mágico, como a capacidade de uma das personagens ver o fantasma da avó Júlia. Além disso, gostei dos pormenores de época sobre o início do século XX, como a condição de Mila, que cresceu numa casa nobre mas sem forma de se sustentar - quantas vezes essa pobreza envergonhada não acontece à nossa volta?
No fundo, o livro é sobre o lar e a família, o que realmente significam estas palavras, e não podia deixar de concordar. Nem sempre é "o sangue" que realmente nos une como familiares, certo? Nem sempre a casa onde "moramos" é "o lar".
Apenas pedia mais originalidade ao enredo. Porque é que têm de manter criados numa casa? Porque é que uma personagem ter de ser médica e a outra ser um escultor muito famoso? Não deixei de ter a sensação de que se podia transcrever o livro para a novela do serão, e não tenho propriamente gosto por tal. Sei que quando pego num livro quero sonhar - tal como quem vê séries, filmes e novelas, claro - , mas não consegui deixar de ter a sensação de que algo me soava a falso.



Já o leram? Qual é a vossa opinião?

Para o próximo mês vamos ler para o Clube Mário Zambujal. Espero gostar mais do livro que selecionar...
Boas leituras!

8 comentários:

  1. Nunca li nada da autora...
    Quanto a Mário Zambujal será uma excelente escolha!
    Vou aguardar p/ ler a tua opinião mais tarde :)

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Denise,
      Se algum dia quiseres ler algo da escritora aconselho "A Flor do Sal". É muito giro. Fiquei com pena de não ter gostado tanto deste.
      Do Mário Zambujal espero gostar. Li há uns anos o "Histórias do Fim da Rua" e lembro-me de ser divertido. Obrigada :D

      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Olá Su
    Acho que só li A Trança de Inês e não gostei muito, mas sem dúvida, que em 2016 quero ler mais da autora.
    Gostei muito da tua opinião.
    De Mário Zambujal só um li um conto e não achei nada de especial.
    Beijinhos e bom 2016

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Como comentei com a Denise, experimenta ler "A Flor do Sal" da autora. Esse adorei-o, pode ser que também gostes.
      Obrigada!
      Do Mário há uns anos li "Histórias do Fim da Rua" e tenho ideia de o ter achado divertido. Estou com algum receio, porque os livros que tenho escolhido para ler no Clube não me têm cativado...

      Bom ano novo!
      beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Su,

    Acho que percebo o que queres dizer. Por muito que escrita da autora seja encantadora, ela prende-se muito em personagens da alta sociedade, a viver em palacetes e afins. É como as novelas da tvi. Há sempre os ricos, a viver em brutas casas e com bons carros e tal e depois lá metem uma família de pobrezecos pelo meio. Não é um retrato verdadeiro da sociedade portuguesa. Também senti isso no livro que escolhi. Gostei, entreteve-me, mas foi só.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, spi,
      ufa! Não fui a única... É, não é? Não sei se será "defeito de profissão", porque ela era actriz (e poderia ter tendência a escrever as histórias que, supostamente, agradam à maioria das pessoas), ou se já somos nós que torcemos o nariz. :p Estamos a ficar umas snobs (no bom sentido ;D)

      beijinhos

      Eliminar
    2. Por acaso não vi por essa perspectiva... Sendo actriz, e tendo em conta as novelas portuguesas, talvez seja por aí.

      Estamos sim, mas desde que seja no bom sentido não faz mal :P

      beijinhos

      Eliminar