quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

É impressão minha, ou está prestes a chegar uma nova moda literária?

"Modas literárias". Qualquer leitor tem uma relação de amor e ódio com as tendências que as estantes das livrarias nos oferecem. Se por um lado nos dão acesso ao mesmo elemento "ad nauseam", por outro retiram da obscuridade autores que, de outra maneira, ou não seriam publicado cá, ou não repararíamos neles - tão depressa.

Na minha década e tal como leitora já reparei nestas tendências:

- Os Feiticeiros:

Era a época dos chapéus em bico e varinhas em punho como acessório. A culpa foi do nosso querido "Harry Potter", de J. K. Rowling, que deu acesso a uma quantidade de livros para adolescentes - na época, nos inícios do milénio, eram ainda "livros juvenis" - sobre bruxos e bruxinhas. Cheguei a comprar uma trilogia de Philipp Pulman porque a comparavam com "Harry Potter", naquelas faixas promocionais dos livros. E por cá, até tivemos direito à "Teodora", de Luísa Fortes da Cunha, que apesar de ser uma fada, à primeira vista parecia ter algumas semelhanças com o nosso feiticeiro preferido. 
Pelo menos, na época senti que se tornava mais fácil encontrar livros de fantasia.

-  Os Códigos:

"O Código Da Vinci", de Dan Brown foi uma maluqueira! Comprei-o, sem saber muito bem ao que ia, e comecei a lê-lo numas férias. Se vocês soubessem como fiquei surpreendida num café ao perceber que as pessoas da mesa do lado estavam a comentar "o" livro que eu andava a ler! Nesse dia pensei que tivesse sido uma coincidência enorme, mas passadas umas semanas percebi que o caos estava lançado.
Era livros com teorias sobre Madalena; sobre os Templários; sobre a maçonaria, etc., por todo o lado! 
Atrevo-me a comentar que deu um certo fôlego à procura do thriller histórico...

- Os Vampiros:

Um dia chegou o "Crepúsculo", de Stephenie Meyer, e as estantes ficaram infestadas de vampiros. Até se publicaram livros bem anteriores ao "Edward", como o "Sangue Fresco", de Charlaine Harris. O que mais dizer? A moda dos dentes afiados foi forte, e quem já se exasperava com ela nunca imaginou que tal ia originar a próxima tendência.

- Os Eróticos:

Reza a lenda que "As Cinquenta Sombras de Grey", de E. L. James, foi uma fanfiction sobre o casalinho do "Twilight". Devíamos criar daqui uma qualquer teoria da conspiração.
Sobre a tendência - que para mim não foi muito apelativa, tenho a confessar - não tenho mais a acrescentar, para além de também tornou este género de livro mais acessível.

- As Distopias Y.A.

Não tenho a certeza se as distopias ainda estão em voga ou se na próxima estação é que vão cessar. De qualquer forma, as premissas destes livros devem estar estudos bem interessantes. Porque, de repente, estamos tão interessados em histórias sobre rebeliões contra os sistemas políticos? Hum...
Por acaso, ainda só li o primeiro livro da trilogia "Os Jogos da Fome", de Suzanne Collins e não me convenceu muito. Infelizmente vi o filme antes e achei que me proporcionou mais adrenalina do que a leitura, pelo que não tenho lido nada deste género. Tenho visto os filmes baseados neles.

Ainda pensei que os elfos, os anjos, os demónios e os lobisomens por si só também ganhassem destaque, mas não conseguiram um alcance tão grande.

O que me leva a perguntar, qual será a nova moda literária?

Digam-me quais são as vossas teorias, e se se lembram de mais tendências não hesitem em comentar.

Boas leituras!

12 comentários:

  1. também reparei nessas modas todas :) cá por mim, desde que ponha as pessoas a ler...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, isso é verdade. Desde que leiam :D

      beijinhos

      Eliminar
  2. Repara só numa coisa:

    Primeiro apareceu o Twilight e anos mais tarde começaram a falar nas 50 sombras, assumindo que é uma fan fiction do primeiro.
    No ano passado, a E. L. James reescreveu as 50 sombras pelo pondo de vista do mr grey. Logo passado pouco tempo aparece a Stephanie com uma versão alternativa da sua história de vampiros. Não parece uma certa rivalidade entre as duas?

    Quanto a próximas modas, não sei.... Não prevejo assim nenhum que se possa destacar. Penso que as distopias ainda estão em voga, mas nota-se que já não há tanto entusiasmo por parte das pessoas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto! É uma disputa entre as duas... "Roubam" as ideias uma à outra :p estou para ver se a E. L. James também vai ter uma fanfiction do "Nómada"...
      Deve estar quase a ser ultrapassada. Tenho estado a magicar se os aliens não vão ser a próxima moda, ou a ficção científica... Mas ainda não consegui formar uma teoria muito forte :p
      beijinho

      Eliminar
    2. Ficção Científica dá para muitas coisas... Vamos ver o que aparece. Tenho a sensação que ultimamente andam a sair imensos romances históricos, mas também posso ser apenas eu que estou mais atenta a este género

      Eliminar
    3. Sim, até para distopias. Pois, já lhes prestas mais atenção :P mas também pode estar a criar-se outra moda a partir deles, lá está..

      Eliminar
  3. Viva,

    Sem duvida uma boa reflexão, não sei se virá nova tendência, mas penso que atualmente o Romance e o Erótico vende muito bem.

    Mas concordo o importante é ter as pessoas a ler e nisso deviam tentar colocar os livros a preços mais acessíveis :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, fiacha,
      Obrigada :D sim, parecem muito procurados ainda.
      ;D ora aí está... Com todo o respeito pelos autores, mas acho que livros acima dos 16 euros são um abuso. Tenho noção que não compro mais exactamente pelo preço. Só tenho comprado livros em promoções.

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Su!
    Uma vez mais, um excelente tópico de discussão =)
    Também reparei nessas modas mas realmente não sei bem o que estará para vir. Talvez YA de um modo geral, quer seja distopia ou fantasia.
    E os eróticos continuam ainda muito na moda. Ou pelo menos é a sensação que tenho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Obrigada :D tens razão, YA vê-se agora muito. Se calhar...
      Eu ainda estava tentada a pensar que a proxima moda seria ficção científica, mas não sei, não...

      beijnhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Ia a dizer que te tinha escapado os Anjos mas voilá, no final lá estavam eles. Pois, também acompanhei essas modas. A que gosto menos é a dos eróticos... gostos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha Sim, ainda lhes fiz referência. Eu também não ligo a esse género :S lá está, cada um com o seu gosto, mas até dispenso cenas híper-amorosas, quanto mais o resto...

      Eliminar