sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Balanço 2014

Sei que já venho um pouco tarde nesta questão dos balanços de leitura, mas agora é que surgiu o momento de partilhar convosco o meu ano. Ainda por cima, quando 2014 foi tão favorável a nível de "descobertas" literárias.

Voltei a ler livros de fantasia e a gostar da sensação de alienação do nosso mundo. Em destaque neste género ficam "O Mago", de Raymond E. Feist, "Os Pilares do Mundo", de Anne Bishop, e "Espada que Sangra", de Nuno Ferreira. O primeiro marcou o meu regresso à fantasia; o segundo tem elementos que adoro e é daqueles livros que ainda se mantêm comigo; o terceiro foi uma boa surpresa - fosse este post uma gala de prémios e ganhava o "prémio revelação".
A nível do género que costumo apontar como o meu preferido, o romance histórico, é o "Orgulho Asteca", de Gary Jennings, o que fica no meu pensamento. Já "A Espia da Rainha", de Philippa Gregory, uma das escritoras que mais prezo, ficou aquém das expectativas, infelizmente.
Como referi, este foi um ano de surpresas. Dos livros que há tanto tempo aguardavam na estante fiquei muito, mas muito agradada com "Escritos Secretos", de Sabastian Barry, a par de "Temor e Tremor", de Amélie Nothomb. Não estava à espera de gostar tanto deles, mas o certo é que fiquei tocada pela história comovente e estilo de escrita do primeiro, e, no caso do segundo, pela forma como a acção foi descrita, já que se baseia numa experiência verídica da autora.
"A Ignorância", de Milan Kundera, foi um dos que superou qualquer expectativa. É um mestre. Ponto.
"A Paixão de Emma", de Charlotte Bingham, foi um bom entretenimento, porém, poderia ter sido muito melhor. Um pouco à semelhança do "Em Busca do Carneiro Selvagem", de Haruki Murakami, ou "O Príncipe da Neblina", de Carlos Ruiz Zafón. Não foram dos melhores que li dos escritores, mas lá matei saudades dos livros deles.

Destes livros lidos ainda me faltam publicar algumas opiniões no blog, algo que assim que puder faço. Prometo!

Deste livrinhos já leram algum? O que acharam?
Boas leituras!

6 comentários:

  1. Desses só li mesmo O Principe da Neblina e sim, já li melhor do Zafón. Mas tens aí alguns que também quero ler, incluindo o do Murakami.

    beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, poderia ser ainda melhor. Sim, tens de ler, que quero saber a tua opinião.

      Beijinho!

      Eliminar
  2. Olá!

    Nunca é tarde para balanços :)

    Da tua lista não li nenhum. Mas agora fiquei com boas sugestões :)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada :D espero que gostes tanto deles como eu.

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  3. Ois,

    Vens muito a tempo e tiveste um ano repleto de boas leituras, quero ler os teus comentários que te estão em falta ehehe

    Penso que só li o Mago (já li tudo o que está publicado deste escritor) e se foi só o primeiro volume então o melhor está para vir em especial no 3 e 4 volumes...ainda assim gostei mais da saga seguinte A Serva do Império" penso e que ainda está melhor. Depois li Asteca ambos os livros e que já sabes o que penso, tens mesmo que ler o segundo volume e ver como tudo fica concluido....um trabalho de pesquisa verdadeiramente fantástico ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Pois foi, tive mesmo muita sorte. Obrigada!
      Ainda há melhor? Boa!!! Tenho possibilidade de ler os restantes da saga de "O Mago". Acho que também lhes vou começar a pegar.
      Siim, o livro que queremos impingir a toda a gente xD tenho mesmo de adquirir, mas talvez só para Março ou Abril. Janeiro foi um "estrondo" em aquisições.
      Bjs e boas leituras!

      Eliminar