Vi esta TAG no Jardim de Mil Histórias e não lhe resisti. Foi criada pelo Vítor, do Menino dos Livros e é baseada nas personagens do livro "Alice no País das Maravilhas". Tem apenas duas regras: escolher um livro diferente para cada personagem; o "Alice no País das Maravilhas" não pode ser mencionado.
Vou passar às respostas, então.
1. Alice: um livro que te fez cair num mundo completamente diferente:
Quando penso na leitura deste livro ainda sinto aquela sensação de deslumbramento. Erin Morgenstern conseguiu criar um mundo diferente, com uma atmosfera muito própria. É um livro mágico, capaz de nos atirar para outro lugar.
2. Chapeleiro Louco: um livro com um protagonista louco:
A Bessy parece-me a escolha acertada para esta categoria. É impulsiva, descarada e pareceu-me um tanto louca, ou não desse por ela a realizar uns quantos actos desesperados que levaram a consequências... loucas. É uma das minhas personagens preferidas, mas não posso deixar de a mencionar aqui.
3. Coelho Branco: um livro que te atrasou a leitura:
Deve ser dos melhores romances históricos que alguma vez vou ler, mas comecei a quebrar o ritmo de leitura perto do meio. Cheguei a uma parte tão aborrecida, mas tão aborrecida que não consegui continuar. Espero um dia pegar-lhe e lê-lo de vez e não sentir que me fez perder tempo.
4. Gato: um livro que te fez rir muito:
São vários os livros que ao longo dos anos nos presenteiam com personagens divertidas ou cenas caricatas, mas "Bons Augúrios" fica para a (minha) História. Foi uma sucessão de divertimento, desde a cenas bizarras a gente pura e simplesmente louca.
5. Lagarta Azul: um livro que te fez reflectir muito:
Li-o quando tinha uns 14 anos, quase a mesma idade que Anne Frank tinha quando teve que se esconder num anexo com outra família para sobreviver. Marcou-me ler as confissões de uma rapariga da minha idade, uma rapariga perspicaz a quem não foi dada a oportunidade de viver. Dei por mim a pensar se algures ela saberá que o que registou durante aquele momento é um testemunho das consequências daquele regime. Foi também o livro que despoletou a minha curiosidade pelos acontecimentos que levaram à Segunda Guerra Mundial e as maquinações nazis. Sabem aqueles livros que nos despertam para algo que nos incomoda? Este foi um deles.
6.Tweedledee e tweedledum: dois livros que são parecidos:
São similares porque são ambos livros românticos, escritos numa linguagem carinhosa, e as especialidades que as suas protagonistas cozinham têm a capacidade de influenciar emoções. São livros com algo de mágico, que proporcionam boa disposição ao longo da sua leitura, mas preferi, de longe, "O Jardim Encantado".
7.Rainha de Copas: um livro cujo autor adora matar as personagens:
*Colocar a marcha fúnebre no Youtube*
Não vou comentar. Ainda estou de luto por algumas das personagens.
Vou nomear a Spi, do Delícias à Lareira, para responder a esta TAG, mas estejam também à vontade para aceitar este desafio.
Boas leituras!
Vou nomear a Spi, do Delícias à Lareira, para responder a esta TAG, mas estejam também à vontade para aceitar este desafio.
Boas leituras!
Também ainda estou de luto por algumas personagens. Era desnecessário snif snif.
ResponderEliminarQue tal o Observações? Tenho-o na estante por ler há algum tempo...
Olá,
EliminarEra, não era? Acho que foi mesmo para nos deixar de coraçãozinho apertado. Uma das mortes, da família Wesley, então, revoltou-me.
Adorei-o, é daqueles que recomendo. A Bessy é mesmo peculiar, e como é narrado por ela tem cenas cómicas - e outras nem tanto. E outras são mesmo muito tristes, mas acho que vais gostar. É um livro diferente.
Olá!
ResponderEliminarGostei muito das tuas escolhas, bem diferentes das que tenho visto. Pois é, Harry Potter tem algumas mortes bem dolorosas.
Beijinhos
Olá,
EliminarObrigada, Tita :D
Tem, não é? Algumas deixaram-me a pensar se não terá sido mesmo vontade de os matar para pôr a lagrima no olho do leitor...
beijnho