- Quem diz que não lê porque "não tem tempo"
Antes de mais vejamos o seguinte: há uma diferença entre quem não tem tempo para ler e quem não lê porque não tem tempo. Porque é normal que o tempo se torne apertado, que as 24 horas se tornem escassas. Todos passamos por uma fase em que, seja por razões escolares, laborais ou familiares - e, até, festivas - damos por nós a descobrir que não conseguimos encontrar uns meros minutos para aquela "terapia" diária da leitura. É algo natural.
Da mesma maneira descobrimos que esgotamos tempo favorável para a leitura em tarefas que nos roubam minutos em frente a ecrãs. Quantos de nós não decidimos ir só "um bocadinho à Net" e dali a quatro horas submergimos para a vida real de olhos vermelhos, de entre blogs, e vídeos, e a hipnose do "scroll" no Facebook? Ou decidimos fazer zapping de entre canais e canais de "trash TV" que conseguem manter-nos agarrados? Ou nos dedicamos aos jogos que guardámos no "tablet", que parecem tão recompensadores? Já nem falo das horas que passamos viciados em séries e filmes, claro. São a outra face da nossa "terapia". Portanto, há que saber ignorar o ecrã e escapar para um bom livro para aproveitar as horas vagas.
É por isso que me causa alguma estranheza ouvir alguém afirmar da maneira mais natural possível que "não lê", sendo a única razão para isso o "facto" de não ter tempo "para isso".
Como se o tempo dedicado à leitura fosse demasiado luxuoso para ser empregue em tal coisa. Como se fosse um passatempo fútil, típico de quem não tem nada para fazer da vida e que precisa de se ocupar. E perigoso, porque isso de ler pode "queimar neurónios" e dar ideias esquisitas à malta...
Querem ler? Leiam. Não se desculpem a mostrar os vossos relógios. Deixem as redes sociais, e o tablet, e o PC em paz, a não ser que leiam nessas plataformas; silenciem o diálogo interior que continuam a ouvir dos colegas e dos clientes lá do trabalho; livrem-se de tirar "selfies" com o livro - porque assim que as publicam vão dedicar-se ao ecrã, claro - e leiam. As crianças também precisam de atenção? Dêem-lhes atenção. E ensinem-nas a completar puzzles e a puxar pela imaginação enquanto brincam com carrinhos e bonequinhos - fora dos ecrãs! - e já agora, dêem-lhes livros. Ver os pais a ler por uns minutos não as vai deixar tristes, nem ensinar a ser anti-sociais, nem transformá-las em psicopatas controladores. Ou aproveitem para colocar a leitura em dia durante as sestas e a hora da caminha.
Não gostam de ler? Estão no vosso direito, mas sejam respeitadores que o Mundo agradece.
Digam-me, leitores/seguidores, quais são as vossas estratégias para encontrarem tempo para ler quando se sentem mais ocupados?
Digam-me, leitores/seguidores, quais são as vossas estratégias para encontrarem tempo para ler quando se sentem mais ocupados?
Boas leituras!
Olá Su!
ResponderEliminarMais um excelente post!! E concordo contigo!
Não digo que leio todos os dias à noite, porque realmente há dias em que se fica na conversa ou se vê algo na tv e depois já são 23h/24h (e apesar de tudo, não gosto de me deitar tarde).
Mesmo quando estava a trabalhar, claro que tal como referes, há alturas com mais trabalho e em que andamos mais cansadas. Mas sempre que possível, pegava num livro para ler. 10 ou 15 minutos. Ou então à hora de almoço. Ou quando jantava sozinha. Ou quando andava de comboio/barco (no autocarro não consigo, enjoo). Ou até mesmo no "trono" eheheh
De resto, parece-me que é mesmo desculpa porque quem quer ler, ao longo do mês ou do ano, arranja um tempinho para o fazer =)
Beijinhos
Olá, Tita,
EliminarPor coincidência acabei de ver o teu último vídeo :D
Obrigada! Pois, é que acho tão "esquisito". Dou por mim a conversar com pessoas que parece que só arranjam desculpas. Até são capazes de dizer que liam antes, mas atiram logo que "agora não tenho tempo para isso". Ou que gostavam de começar a ler mais mas estão sempre "muito ocupadas".
Nas férias o "trono" revelou-se também uma boa estratégia, por acaso... Lá está, acaba por ser fácil encontrar um espaço na "na agenda" para ler um bocadinho - quando se gosta mesmo :D
beijinhos
Quando se gosta muito há sempre um tempinho para ler!
ResponderEliminarOlá, Marta,
EliminarSê bem-vinda :D partilho a tua opinião. Quem gosta de ler consegue arranjar formas de o fazer sem se queixar.
Boas leituras
É daquelas coisas que adoro mas que o tablet o pc e o telemóvel as vezes ganham vantagem! obrigada por me acordares para a vida real!!!
ResponderEliminarhttp://tudosobretudon.blogspot.pt/
Olá, Sandra :D sê bem-vinda! Ahahahah acredito, são tentadores. Já sabes, por meia hora que seja se os colocares de parte consegues avançar para uma leitura se calhar mais compensadora do que muitos jogos (fala uma viciada em Candy Crush e afins :P)
Eliminarbeijinhos e boa semana
Olá Su ;)
ResponderEliminarTens tanta razão quando dizes que fazemos disso uma desculpa. Sou uma delas acuso-me!!! Mas não largo as redes sociais! Sabes que lia, mas não sei, desde que a Letícia nasceu que estou numa negação com os livros. Tenho a estante cheia mas não consigo pegar num livro. Nem comprar. Estou na fase: Não tenho tempo para ler. Ou melhor, não tiro tempo para ler. Há algum centro de reabilitação em Portugal para este caso?
ex-leitora assídua! ;)
Beijinhos*
Didi!!! Que saudades de te ter aqui pela blogosfera :C foste tu que incutiste este bichinho snif snif!
EliminarAhahah adorei o teu comentário! Muito bom :D bem, a Letícia trouxe-te uma rotina diferente, mas tu gostavas tanto de ler que acho que precisas novamente de encontrar "aquele" livro; "aquele" que te vai prender de tal maneira que depois voltas à "assiduidade" :D
beijinhos, didi!
Vim visitar o teu blog, e fiquei com saudades do meu, coitadinho. Completamente abandonado... Talvez um dia volte à carga! Só tenho de arranjar inspiração literária!
EliminarUm beijinho grande de saudades das nossas idas ao continente para a pesquisa intensiva de novidades literárias ;)
Ohhh, pois está :D qualquer dia é "o dia" :D depressa regressa.
Eliminarbeijinhos muito grandes!!! Siiim, que saudades **