segunda-feira, 24 de setembro de 2012

"Observações", Jane Harris

Ora aqui está uma revelação. "Observações" é um daqueles raros casos de livro que "fica no goto". A personagem principal, Bessy, uma rapariga irreverente - e um caso de carência afectiva - torna-se criada de uma casa senhorial da Escócia rural, e estranhando os comportamentos da sua "patroa", inicia uma investigação com consequências inesperadas - ou não se despertassem "fantasmas".
Passado na época vitoriana, revela um pouco da hipocrisia da classe aristocrática, velada por regras de boa educação, e proporcionou-me momentos de leitura excelentes, deixando-me entre gargalhadas e lagrimitas. Não haveria melhor narradora que a insolente Bessy! 
Há ainda que destacar as personagens que ficam na memória com aqueles seus hábitos tão estranhos e grotescos, e alguns caricaturiais (o reverendo de moral duvidosa, a mãe vilã, etc).
Em suma, é um livro bem-disposto, com cenas tão comoventes ou tão ridículas que convém ler em casa.

5 estrelas! 


Sinopse:
Em plena época vitoriana, Bessy Buckley, uma irlandesa de 15 anos, encontra um lugar de criada numa mansão isolada que pertence à encantadora Arabella Reid e ao seu marido, um político com ambições. Arabella faz-lhe várias e intrigantes exigências entre as quais a de que descreva, num diário, as suas tarefas e os seus pensamentos mais íntimos. Apesar de tudo Bessy afeiçoa-se à sua patroa, mas acaba por descobrir que a mansão esconde segredos surpreendentes. Uma sátira inteligente à hipocrisia vitoriana, bem-humorada e com um enredo que cria um suspense psicológico subtil. 

Edição/reimpressão:
Páginas:448
Editor:Editorial Presença
ISBN:9789722343312

3 comentários:

  1. Nunca li nada da Jane Harris, mas se dizes que "é um livro bem-disposto, com cenas tão comoventes ou tão ridículas" sem dúvida que vale a pena investigar :)

    ResponderEliminar
  2. gosto tanto :D
    é um livro tão engraçado e tão bem escrito :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho curiosidade em ler mais da autora...

      Eliminar