sexta-feira, 1 de março de 2013

"Bons Augúrios", Neil Gaiman e Terry Pratchett

Mas que boas gargalhadas dei com este livro! O Apocalipse não é o meu tema preferido, mas ainda bem que acabei por aceitar lê-lo. Tenho que agradecer o empréstimo.
Em "Bons Augúrios" um demónio, Crowley, que não é assim tão mau - apenas andava com más companhias -  e o seu amigo Aziráfalo, um anjo não tão bonzinho quanto isso, decidem sabotar o Armagedão, até porque gostam bastante de viver no mundo. Ora, logo por acaso, um  freira satânica se tinha enganado e entregue o bebé anti-cristo à família errada. Seria o destino, afinal?
Nos ultimos dias do mundo, Adão (o filho do Lá-de-Baixo) e o seu grupo de amiguinhos (com quem forma os quatro filosóficos Eles) brincam "inocentemente" enquanto os quatro "Cavaleiros" do Apocalipse - e dois caçadores de bruxas ditos profissionais, além da descendente da profetiza que acertava em tudo - se preparam para a batalha final.
As situações descritas chegam a ser hilariantes, bem como as próprias personagens, caracterizadas de forma muito vincada. Foi um daqueles casos em que tive gosto em ler, não só pelo enredo - por muito que me preocupasse o destino de Crowley -, mas sim para saber qual o insólito que se seguia - se é que me faço entender.
Gostei muito. É divertido, satírico, e até me deixou a pensar na natureza do Bem e do Mal.
De Neil Gaiman já tinha lido "Neverwhere", que tinha personagens e situações - como telefones sem aparente funcionamento que afinal funcionam- também tão loucas que ficaram na memória até hoje, e agora posso dizer/escrever que me estou a tornar fã deste senhor.
 
Boa viagem!
 
 
Sinopse:
 
Este é o livro mais divertido alguma vez escrito sobre o Armagedão. Não vale a pena reler esta última frase, caro leitor, foi mesmo isso que se quis dizer. «Mas como é que um livro sobre o fim do mundo pode, de algum modo, ser cómico?» Ora aí é que está, caríssimo leitor, a explicação é óbvia - esta obra foi escrita por dois dos mais geniais autores de fantasy da actualidade. Ao sabor das suas endiabradas penas, até o mais inverosímil pode assumir a aparência de algo plausível! Neil Gaiman e Terry Pratchett criaram um texto que, ao fundir a fantasia e a comédia, resulta absolutamente jocoso, satírico inventivo e cheio de sabedoria. Desde o início dos tempos que Ele (Deus, o Diabo ou ambos em co-autoria conspiratória) haviam planeado o Armagedão, a Derradeira Batalha entre o Bem e o Mal, o fim do mundo tal como o conhecemos. E havia séculos que os demónios (e os anjos?) trabalhavam nesse sentido. Era chegada a hora! Faziam-se agora os últimos preparativos e tudo se ajustava para a hecatombe final. Mas os desígnios de Deus (e do Diabo?) são, como se sabe, insondáveis e, vá-se lá saber porquê, uma pequena distracção, uma simples troca de bebés, coloca o recém-nascido Anticristo na família errada e voilà! tudo corre mal! Por serem todos grandes apreciadores dos prazeres terrenos, os representantes do Céu e do Inferno, os Quatro Cavaleiros (leia-se Motoqueiros) do Apocalipse e o próprio Anticristo decidem, pasme-se, tomar as rédeas dos acontecimentos e sabotar o Armagedão! O resultado já o leitor pode imaginar - uma leitura deliciosa que nos leva às lágrimas através de um riso de proporções apocalípticas. Diabolicamente hilariante.

Páginas: 380
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722332804



5 comentários:

  1. O livro parece, de facto ser muito divertido, ainda que me esteja a parecer que o autor "pediu emprestado" metade do enredo da série Sobrenatural...
    Boas Leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah bem, este seria um caso do "quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?" mas tenho ideia de que foi escrito algures nos anos 90. Deve ser então uma ideia recorrente, dentro deste tema. Boa leitura!

      Eliminar
    2. De facto, o Good Omens foi editado em 1990, predatando, por muito, o Sobrenatural. Que, ao que parece, afinal foi o que foi buscar as ideias ao Good Omens. Bom, ao Neil Gaiman, que foi o criador da BD Sandman, onde aparece a personagem John Constantine (que depois tem a sua BD "HellBlazer"), personagem e BD essa que o criador do Sobrenatural sempre disse adorar.

      Eliminar
    3. Mistério resolvido. Obrigada, AC, pelo esclarecimento!

      Eliminar
  2. Fiquei muito muito curiosa! Adoro Neil Gaiman que tem uma imaginação prodigiosa. Obrigada Su!

    ResponderEliminar