quinta-feira, 23 de outubro de 2014

"A Ignorância", Milan Kundera


“A Ignorância” é de Milan Kundera: apetece apenas sugerir “leiam-no!” porque, em poucas páginas, tem tanto para nos ensinar…
Neste, chamou-me a atenção o fatalismo; como é possível que se cruzem conhecidos com conhecidos em comum e memórias completamente diferentes? É também sobre a memória. Uma mulher, Irena, cruza-se no aeroporto com uma antiga paixoneta, Josef. O homem para não a magoar finge reconhecê-la, mas não faz a mínima ideia de quem ela é/era.
É também um livro sobre a emigração forçada, por motivos políticos, e o regresso ao país a que, no fundo, se deixou de pertencer. E sobre muito mais.
 Quatro estrelas pelos ensinamentos!

Já o leram? O que acharam?
Boas leituras!



Curiosamente, o estilo de escrita lembra-me o de Murakami, ou vice-versa, pelo que lemos apenas o que é essencial nos seus romances, sem “distracções” (a dita “palha”, chamemos-lhe assim), e também pela forma subtil como introduzem “personagens-espelho” nos romances, personagens que reflectem outras, ou são os opostos de outras. Outro ponto em comum é a passagem que fazem para outras obras, sejam musicais ou literárias. Se em Murakami temos facilmente uma música que serve de ponte entre personagens - “Norwegian Wood” de Beatles -, ou abre caminho para outro mundo - como a Sinfonieeta de Janacek, em “1q84”-, em Kundera temos livros. Temos “Anna Karenina”, em “A Insustentável Leveza do Ser”, livro preferido da protagonista, e aqui, em “Ignorancia”, é o mito de Ulisses, que regressa a casa passados 20 anos, que marca o compasso à história. Muito interessante, de facto…

5 comentários:

  1. Viva,

    Não tenho na ideia de ter lido algo do escritor, mas parece-me sem duvida interessante e já tem livros muito conhecidos, mais um que tenho de experimentar :)

    isto por vezes não é fácil, quando temos parcerias com Editoras e até só tenho uma, vá duas limita-nos muito as nossas leituras :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vindo, Fiacha! Tens de ler! Acredito, a pilha de livros por ler deve aumentar...

      Eliminar