terça-feira, 25 de novembro de 2014

"O Carteiro de Pablo Neruda", Antonio Skármeta


Li este livrinho em horas, de tão entusiasmada que fiquei. Não estava à espera de gostar tanto. Centra-se na relação de amizade entre o carteiro da Isla Negra, Mario, um rapazote, e o único habitante da ilha que recebe correspondência, Pablo Neruda, o poeta.
Amizade que se forma quando o rapaz se apaixona por Beatriz e deseja escrever-lhe poesia para poder aproximar-se dela – já que a mãe da miúda é uma megera. A amizade que Mario e Pablo encetam através dos seus esforços para conquistar Beatriz é realmente ternurenta.
Antes de prosseguir, deixem-me avisar: à boa moda dos livros de escritores latino-americanos, nesta obra qualquer acontecimento toma ares de lenda! E isso é delicioso…
A história é baseada em factos verídicos, e torna-se angustiante quando a política mete a patinha e somos levados até àquele final. Gostava de ter sabido o que aconteceu a Mario na realidade - ou talvez prefira não saber.
Só tenho a apontar uma coisa, que nem deve ser erro do Skármeta ou do tradutor, mas das letras gigantes da edição que li: há frases que tão longas que se estendem pela página e me perdi.
À parte isso, e voltando ao que interessa, só tenho que recomendar O Carteiro de Pablo Neruda. É especial. Relata momentos especiais, como quando lemos/ouvimos a gravação que Mario envia a Pablo, sediado em Paris e com tantas saudades da ilha que lhe envia um gravador para que registe o que o faz sentir em casa. É um livro com uma história de amor e amizade e, no fundo, pareceu-me um hino ao próprio Mario.

Para recomendar, sem dúvida.
 

7 comentários:

  1. Saudações :D

    Penso ter este livro lá em casa, tenho que ir ver melhor (penso que faz parte dos livros que sairam na promoção da Revista Sábado).

    Sugestão anotada :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudações! hehe :D

      Sim, também comprei o meu exemplar através dessa coleção (livrinhos a 1 euro, que ideia tão boa que aquela malta teve xD)
      Quero depois saber a tua opinião.
      Boas leituras!
      Bjs

      Eliminar
    2. Numa espreitadela rapida não o vi (no intervelo do SLB lol) mas tenho na ideia de o ter....e tenho ainda tantos dessa coleção por ler, mas pronto fica para um dia :D

      Saudade mesmo :)

      Bjs

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Também to vou impingir. P.S.: gostei da definição de "impingir" no wikidicionário :P (http://pt.wiktionary.org/wiki/impingir)

      Eliminar
    2. Epa!! Com esta definição até me sinto mal de te impingir alguma coisa....

      Eliminar