quarta-feira, 26 de novembro de 2014

"Os Pilares do Mundo", Anne Bishop


Antes de mais deixem-me avisar que tenho uma relação de amor-ódio com os romances de Anne Bishop. A sinopse pisca-me sempre o olho, acabo por comprar o primeiro da trilogia, acho piada ao mundo/reino onde a acção se desenrola, adoro a forma como a autora consegue criar uma atmosfera própria, mas as personagens não me cativam o suficiente para continuar a ler os outros livros.
Acho que é agora que tenho de me esconder atrás do muro antes de se apedrejada… Perdoem-me fãs das personagens da Anne Bishop!
Foi com algum receio que comecei a ler os "Pilares do Mundo". Ainda por cima parecia que ia encontrar algumas semelhanças com o ciclo "As Brumas de Avalon" criado pela querida Marion Zimmer Bradley – ah, que saudades da Morgaine! – já que abordava o sagrado feminino e o respeito pela natureza.
Adorei a atmosfera do livro e o universo criado, claro, mas demorei algum tempo até me entusiasmar realmente com a leitura. Primeiro não estava a ver onde é que a linha de acção iria levar. Fomos apresentados à maldade do Inquisidor-Mor, que não quer deixar nenhuma bruxa (ou nenhuma mulher) viva nesta terra e aos Fae, os Senhores que comandam forças e animais (ou melhor dizendo, uns tipos arrogantes que vivem descansados em Tir Alain e só visitam a terra para comer/ter aventuras com alguma tipa que se cruza pelo caminho e só se preocupam quando o seu adorado mundo começa a desaparecer - literalmente). E somos apresentados à querida protagonista, Ari, uma bruxa simpática que é mal vista na aldeia e teve um “crush” pelo tipo erradíssimo.
Quando Lucien, o Senhor do Fogo Fae, entrou em cena revirei muitas vezes os olhos e, pela primeira vez, adorei que existisse um triângulo amoroso. Odiei a arrogância de Lucien...
A minha personagem favorita acabou por ser a Ceifeira, uma Fae adorável que é vista pelos outros sempre com algum receio, ou não estivesse responsável por colher as almas. É uma personagem curiosa e arguta e acho que influenciou parte da minha opinião positiva do livro.
No entanto, li-o com muito gosto. Foi fantástico descobrir que ligação havia entre Fae e bruxas, ou entre outras personagens. Houve revelações que me apanharam de surpresa.
Além disso, apresenta-nos mais um Reino fantástico criado por Anne Bishop, onde ainda há quem saiba que a Mãe Terra merece ser respeitada, que somos todos filhos dela. Tem umas boas mensagens não só sobre o sagrado feminino, como até sobre ecologia. Mais uma vez a autora perpassou alguma da nossa realidade para lá, deste o desrespeito pela natureza ao desrespeito pela mulher. A mulher que no livro é apontada pelo Inquisidor como fraca, pouco inteligente, apenas um objecto a ser manuseado pelo homem; a mulher apontada como um ser dado à luxúria para tirar o homem do seu bom caminho; como um ser susceptível de ser manipulado pelo Mal. Nada que, infelizmente, não continue a ocorrer… Enfim.
Portanto, faço uma vénia a Anne Bishop pelas mensagens transmitidas no livro e pela história que me conseguiu agarrar. Esta trilogia vou ler. E talvez volte a tentar ler as outras.

5 comentários:

  1. Saudações :)

    Bem eu gosto da Bishop, li tudo do universo das Joias Negras, mas esta trilogia não li nada e não sei se vou ler alguma vez, mas parece que até tem o seu potencial :)

    Quanto a Morgaine, ainda a podes encontrar ai em vários locais, trilogia dos Senhores da Guerra do Bernard Cornwell ou no ciclo Pendragon do Stephen Lawhead, para mim os melhores trabalhos que li sobre o mito e aa lenda do rei artur :)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudações, amigo Fiacha!
      Estou a planear dar outra hipótese ao mundo das Jóias Negras depois deste.
      Obrigada pelas sugestões! A trilogia do Bernard Cornwell já me piscou o olho no site da Sde.
      Em relação ao ciclo Pendragon, já uma vez peguei num deles, sobre Merlin, se não estou em erro, na biblioteca, há muito tempo. Talvez depois os encontre num alfarrabista.
      Bjs, e boas leituras

      Eliminar
  2. Encomtrei este livro naqueles grupos de livros em segunda mão e como queria muito muito muito lê-lo, não hesitei em comprá-lo. Aconteceu o mesmo com o segundo e sendo assim, só me falta o terceiro da trilogia. Mas à semelhança de tantos outros livros que eu quero muito muito ler, ainda está na estante à espera de vez. Tenho muita curiosidade com a Anne Bishop. Nunca li nada dela, mas vejo sempre criticas muito positivas aos seus livros. És a primeira pessoa que vejo referir algum aspecto menos positivo. É pena realmente que autora consiga criar novos mundos, segundo sei, bastante completos e bemd escritos e depois acabe por negligenciar um pouco a criação das personagens (de certa forma isti está a fazer-me lembrar a Nora Roberts, ainda que noutro género...).

    Mas enfim, quando experimentar a ler esta trilogia espero não desgostar. Já agora, não sei se tens o 2º livro, mas caso não tenhas é só dizer.

    ResponderEliminar
  3. Pois, toda a gente diz maravilhas dos livros dela. Quando acabei este fiquei com vontade de reler os que tenho para ver se a minha opinião se mantinha. Às vezes é a época em que lemos certos livros que não é a melhor.
    A Nora Roberts escreveu resmas de volumes. Não sei se não repetirá algumas personagens, mesmo sem intenção...
    Tens que ler os Pilares da Terra ** por favooor **
    Espero que gostes, SPi :D
    Não o tenho, mas tenho estado a deitar-lhe o olho no site da SdE. E está na promoção 2=3 ** não sei se resisto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, se está nas ofertas não penses muito no assunto!

      Tenho que experimentar esta autora, para ver se partilho da tua opinião. A verdade é que vejo sempre dizer maravilhas. Mas também acontece o mesmo com a Nora Roberts, e sobre ela também sabes a minha opinião.

      Eliminar