segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

"Escritos Secretos", Sebastian Barry


Não quero revelar muito da estória de "Escritos Secretos". É um livro com algum mistério, pelo que acho mais interessante que qualquer leitor vá descobrindo o que está “escondido”.
Neste “Escritos Secretos” temos acesso aos escritos do Dr. Grene, psiquiatra de um asilo na Irlanda que tem de redigir relatórios sobre os seus pacientes que vão ser transferidos para outo edifício. No entanto, acaba não só por desabafar sobre a sua vida privada, como por se interessar por uma paciente em particular: Roseanne, a paciente mais antiga do asilo, quase centenária. Pena é que não se saiba porque foi internada…
Por outro lado vamos acompanhando os “escritos” de Roseanne, que redige as suas memórias às escondidas.
No fundo, este foi mais um livro que li este ano sobre a memória, neste caso, a memória traumática, que não é a mais correcta, nem detalhada. Acabou por também ser um livro sobre recordações, como elas nos assaltam e magoam.
Em relação ao mistério fulcral, a certo ponto achei-o um pouco previsível e até poderia parecer irreal, mas tem um toque de “conto de fadas” de que gostei.
Foi um livro bem tocante, sem ser “lamechas”, e só tive pena de não lhe ter pegado mais cedo. É que o desgraçado apanhou muito pó antes de lhe pegar há uns meses atrás...
 
Já o leram? O que acharam?
Boas leituras!

7 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar deste livro e, correndo o risco de me tronar repetitiva, fiquei com curiosidade de ler. Um dia, quando conseguir ler os 98 que cá tenho, peço-to. Ou podes sempre impingir-mo :) Por falar nisso, temos que começar a pensar em publicar o desafio para 2015 nos blogs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este está na lista de "impinjições" :p gostava de saber o que achas dele. Sim, temos de publicar, Spi

      Eliminar
    2. Está combinado, então :D posso impingir-te 2?

      Eliminar
  2. Ois,

    Tenho a sensação de este nome não me ser muito estranho, mas penso que nunca li, pelo que percebo merece bem ser lido, registada a recomendação :)

    Bjs e boas leituras...e boas festas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fiacha!
      Sim, merece. É uma pena passar despercebido.
      Boas leituras e boas festas!

      Eliminar