sábado, 21 de março de 2015

Confissões de Um Bibliófilo - TAG

A cara Spi do Delícias à Lareira desafiou-me a responder às perguntas da Tag "Confissões de Um Bibliófilo", o que é sempre interessante e põe o blog o mexer mais um pouquinho. 
Ora, então, vamos lá:
 
1 - De que género literário de manténs longe?
Costumo fugir daqueles géneros a que chamo “livro lamechas” e de “erótica”. Não tenho muita paciência para ler romances cheios de romantismo, lamechice e drama. Nem acho muita piada quando os livros que leio metem muita "conversa de alcova". Do mesmo modo, também dispenso ler romances virados para um único tipo de “acção". Dou logo por mim a revirar os olhos. Acho que revirar os olhos muita vez faz mal, por isso evito ao máximo para bem da minha saúde ocular.
 
2 - Qual é o livro que tens na estante que tens vergonha de ainda não ter lido?
Neste momento é o "Em parte incerta". Quero muito lê-lo, mas estou sempre a adiar esse momento. É mau, porque com tanta expectativa ainda acabo desiludida com a leitura...
 
3 - Qual é o teu pior hábito enquanto leitora?
 
Acho que não tenho assim "maus" hábitos. Apenas assino os meus livros e não gosto nem de dobrar paginas nem de sublinhar passagens. Ah! Tenho o mau hábito de deixar os livros novos a apanhar pó na estante! Mas como a culpa de existir pó e cotão não é minha não levem isto  a peito.
 
4 -  Costumas ler a sinopse antes de ler o livro?
 
Sim! Aliás, costuma ser sempre a sinopse o que me leva a interessar por um livro - ou uma opinião que me desperte a atenção, como também acontece. E, já que isto é uma confissão, confesso que antes de começar a ler um livro tenho o ritual parvo de ler a sinopse, a biografia do autor, capa, contracapa, tudo. Coisas. Acho piada ver filmes sem saber ao que vou, mas em relação aos livros gosto de estar preparada.
 
5 - Qual é o livro mais caro da tua estante?
 
O mais caro que adquiri foi a biografia de Gabriel García Márquez, o "Gabriel García Márquez - Uma Vida". Comprei-o para completar um trabalho sobre o escritor muito pouco tempo depois de este livro ter saído. Lembro-me que ainda foi puxadote.
 
6 - Costumas comprar livros usados?

Quando encontro um usado que queira muito compro. Depois posso é dar por mim a pensar se os livros não estarão assombrados, como o meu exemplar de "Dune", que adquiri numa feira do livro na estação de Sete Rios. Tem uma dedicatória e tudo. Espero mesmo que o antigo dono não tenha ido para o Além da pior forma...

7 - Qual a tua livraria física preferida?

Por agora gosto de qualquer banca com livros, mas reservo um carinho especial pela Bertrand. Há uns anos era  a bela livraria de Portalegre que a Spi já mencionou. Adorava aquelas paredes cheinhas de livros. Entretanto fechou, e quando reabriu já tinha perdido o hábito de por lá passar.

8 - Qual a tua livraria online preferida?
Costuma ser a Wook.

9 - Tens algum orçamento mensal para comprar livros?

Eu bem queria prepara um orçamento mensal, mas desisti. A minha sorte é que sou forreta.

10 - A quem passas esta TAG?

Desafio os meus caros seguidores/leitores a responder a esta TAG. Se gostaram dela, estejam à vontade!

Boas leituras!

7 comentários:

  1. Acho que acabei por não o referi na minha Tag, mas também fujo de livros eróticos ou que girem muito à volta de cenas de sexo. Também acho que revirar os olhos faz mal. Uma pessoa até fica pitosga...

    Tu tens o "Em Parte Incerta"?? Ohhh ando a pensar comprar em inglês, mas já vi o filme e vou adiando. Não vejas o filme, vai ler o livro!

    Ai Susana, não me fales em livros assombrados. Nunca pensei muito nisso, mas eu compro tantos livros usados.... O meu exemplar de "A Filha do Capitão" também tem dedicatória. Na altura achei que a dona o teria vendido, mas agora que falas nisso... ME-DO.

    Eu adorava ser forreta. E sou, para ser sincera, mas não no que toca a livros...

    Gsotei muito das tuas respostas, apesar de algumas já as conhecer. Obrigado por responderes :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, não é? Não se pode abusar :p por acaso quando li a tua resposta também achei que a minha ia ser parecida hehe
      Tenho! Eu contei-te, mas já foi há uns mesinhos e no meio de tanto livro que já comentámos não admira que não te tenhas lembrado. Pois, eu comprei-o naquela altura para não cair na tentação de ver o filme antes... Ok, vou seguir o teu concelho ;D
      Se imaginarmos muito faz alguma confusão... Mas pode ser que caso haja assombração não sejam negativos, já que vamos cuidar dos livrinhos.
      Dou-te metade da minha forretísse, se puder. Eu sei, eu sei...
      Obrgada eu, spi! Descobri uma tag tb engraçada, tenho que ta passar depois. É com personagens do ALice no País das Maravilhas
      Beijinho!

      Eliminar
  2. Olá!
    Tens que ler o "Em Parte Incerta" para depois partilhares a tua opinião e ver se finalmente o leio =P
    Eheheh, os meus livros também ficam a apanhar pó ;)
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita!
      Bem-vinda! Oki hehe afinal não sou a única a deixá-lo na estante. Estou com tanta expectativa... Espero mesmo que seja bom...
      Somos mesmo mazinhas... ;D
      beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
    2. Olá Su!
      O meu "Em parte incerta" está à espera mas no kindle =P
      Pois é, somos mazinhas, mas só um bocadinho XD
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Viva,

    Gostei de ler as tuas respostas e curioso algo que devia fazer igual é ler tudo sobre o autor, muitas vezes acaba por se tornar uma mais valia conhecer o homem que está por trás dos livros, eu que fase viveu, como vivia e por ai fora, pode muitas vezes ser importante para sabermos apreciar ainda mais o seu trabalho :)

    Já leste o Dune ? Um dos meus livros de FC favoritos, alias foi graças a ele que parti para a descoberta de novos autores de FC e ainda bem que o fiz ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudações!
      Concordo contigo. É como espreitar para parte dos "bastidores" de um livro.
      Ainda não o li, mas também tenho muita curiosidade. Vou tomar em conta!
      Boas leituras!

      Eliminar