terça-feira, 10 de março de 2015

"O Oceano no Fim do Caminho", Neil Gaiman


Sabem aqueles livros que pertencem àquela categoria do “leiam-que-é-muito-bom”? Este é um deles. É um livro fantástico que só peca por ser pequeno, mas, ao mesmo tempo, só poderia ser daquela forma.
Em “O Oceano no Fim do Caminho”, temos um protagonista que regressa à casa de infância e, de repente, recorda uma história fantástica que ali viveu.
A história tem cenas comoventes, que me deixaram de coração nas mãos pelo protagonista. Por outro lado, mexeu comigo por me fazer reviver tantas brincadeiras de criança, em que parece que conseguíamos viver num mundo só nosso. Achei que o autor realmente captou aquela essência de descoberta tão própria daquela época e, ao mesmo, conseguiu contrabalançar entre as ideias e reacções do mundo infantil, e as do mundo adulto. Pareceu-me uma fábula sobre essa diferença, apesar de que no fim fica a questão: será que realmente existem “adultos”?
Além disso, também fala sobre esperança e na capacidade de “acreditar”. E sobre outras tantas coisas que apenas apetece impingir o livro a toda a gente.
 
Sinopse
P.S.: Vou ainda referir que Neil Gaiman entrou de vez no meu Top 10 de escritores preferidos. Tem uma imaginação e uma capacidade de brincar com palavras e expressões… incríveis. É que ATENÇÃO, SPOILER! ele chega a abordar um “buraco de verme”/wormhole de forma literal!
 
Já o leram? O que acharam?
Boas leituras!

7 comentários:

  1. Oh Su, fico tão contente por teres gostado do livro. O Neil Gaiman também já conquistou o meu top de autores favoritos. Um dia tenho que fazer um post sobre isso! Este livro é tão tão tão bom!

    Quanto ao wormhole, no episodio da semana da série The Big Banh Theory o Sheldon falou nisso e lembrei-me logo de ti :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *semana passada
      *The Big Bang Theory

      daaammm!

      Eliminar
    2. Spi, faz, por favor :D ele é óptimo. Temos mesmo de acrescentar mais dele às estantes.
      Ahahaa, só podia ser o Sheldon! é mesmo coisa de nerd :p e hoje estive tentada a comprar a Super Interessante porque tinha um artigo sobre... universos paralelos...
      Estas coincidências de ouvirmos falar mais vezes do mesmo assunto/pessoa são engraçadas...

      Eliminar
    3. Vai ver Fringe e depois falamos de Universos paralelos. Ias adorar a Olivia :)

      Eliminar
    4. Quando vier a próxima época "sem-series" eu vejo. "pinkisweare"

      Eliminar
  2. Olá!

    Este livro anda sempre a aparecer-me à frente.
    Tenho muita curiosidade até porque as críticas, a maioria, têm sido muito boas :)

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Denise!
      Tens de o ler :D acho que não te vais arrepender. É fantasia, mas tem situações que nos deixam a pensar em significados subentendidos.

      Bjs e boas leituras!

      Eliminar