terça-feira, 21 de julho de 2015

"1617", Pedro Vasconcelos

 
O desafio deste mês possibilitou-me a descoberta de mais um autor português, o que é sempre positivo. No entanto, o livro "1617" deixou-me dividida. O engraçado é que noto que se torna mais fácil apontar os pontos fracos a um livro português, do que a um estrangeiro. Também notam isso?
 
Em relação a "1617", como já tinha referido, é o segundo volume de uma série de livros que acompanha as aventuras de um grupo de personagens nas Índias, sob o perigo da Inquisição, com o objectivo final de encontrar o Livro da Vida. Entrei um pouco a frio na história, mesmo depois da pesquisa, e, ainda de ressaca de Yasmina Khadra, estranhei um pouco a linguagem mais simples. Para além disso achei que certas cenas foram descritas a correr, e tive pena de não serem relatadas com mais pormenor.
É que o livro até é apelativo. Por vezes aponta detalhes históricos interessantes, o que para quem gosta de História é sempre um prazer, e tem um fundo mítico/fantástico que me atraiu. Destaco a forma como se conseguiu intercalar a realidade palpável e a realidade de um mundo místico, como quando Nenu se torna "sucubu" ou a adaga "kriss" é entregue a Peter.
Sendo um livro de aventuras a linguagem simples e clara é uma mais-valia, que nos leva a virar páginas para acompanhar a acção, mas em certas situações gostava de ler mais descrição do ambiente. Nem sempre me senti "numa aldeia indiana" e em livros deste género gosto de me sentir projectada no ambiente em que se desenrola a ação.
Sobre as personagens não me posso debruçar muito, já que faltou o "1613" para uma opinião mais completa a este respeito. Os protagonistas são movidos por fortes ideais e os vilões de serviço conseguem levar o leitor a desejar-lhes uma morte sangrenta. Estranhei alguns comportamentos impetuosos, mas no fundo é um livro de aventuras e é o que se pede. E é Verão e está calor, e "1617" é o entretenimento típico para esta época, já que a concentração às vezes falha.
Esperava mais, mas fiquei curiosa por ler os restantes.
 
Sinopse
 
Conhecem o livro?
 
Boas leituras!
 



4 comentários:

  1. Eu não conhecia, mas confesso que também não deve ser bem a minha onda... Hum...

    Mas seja como for ainda bem que gostaste e lá conseguiste cumprir o desafio. Eu acho que este mês fico para trás :) mas paciência, não se pode ter tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, e não to impingia. Se estivesse à espera de uma leitura mais exigente ia ficar bem desiludida.
      Pois, pelo menos entretive-me e completei-o.
      Ainda tens uma semana, quem sabe... Mas é bom sinal, deixa lá :D

      Eliminar
  2. Olá
    Divulguei o teu espaço. Espero que gostes! :)

    http://lerviverler.blogspot.pt/2015/07/vida-noutro-blog-169.html

    ResponderEliminar