segunda-feira, 13 de julho de 2015

"Os Anjos Morrem das Nossas Feridas", Yasmina Khadra

 
Tenho tanto para dizer sobre este livro, e, mesmo assim, acho que vou ficar sem palavras: adorei-o! Já tinha ouvido boas opiniões sobre ele - e confio no bom gosto da Spi - mas não estava à espera da obra que iria ter sobre as mãos. A escrita é rica, a história é tocante e, ao ser um retrato da Argélia da década de 30, ainda consegue ser um livro lúdico. Mais não se pode pedir. É um dos livros de 2015 que merece uma perfeitas 5 estrelas.
Em "Os Anjos Morrem das Nossas Feridas" conhecemos a história dura e comovente de Turambo, um "boxeaur" argelino que conhecerá uma breve ascensão no seu mundo. Turambo, que deve a alcunha à aldeia remota onde nasceu, colocou os sonhos nas mãos das mulheres que amava e não é por acaso que os capítulos do livro se dividem pelo nome das "amadas". Cada uma delas, Nora, Aida e Irène, vão marcar uma mudança na vida do protagonista.
Achei que, no fundo, contava uma história sobre o sonho e a esperança, que parecem não estar às mãos de qualquer um. Turambo só descobre que pode almejar a algo mais quando vê como vivem fora do gueto para onde a família se muda. E será que pode sequer pensar que tem esse direito?
Como referi antes, no livro conhecemos também algo mais sobre a Argélia quando era ainda uma colónia francesa, onde a própria população nativa era desprezada. Certas passagens que deixam entrever o regime de exclusão similar ao "apartheid" são revoltantes.
Tenho também de destacar as personagens, que são tão humanas que por vezes senti que estava a ler uma biografia verídica. Têm vida. Os comportamentos alteram-se, até, com o rumo do enredo, e gostei de notar isso.
Da mesma forma, gostei do estilo de escrita  rico de Yasmina Khadra. O livro é narrado de uma forma fluída, quase poética, mas ainda assim detalhada. Sempre que pegava no volume sentia-me agarrada.
Não sei se ainda é cedo para dizer que fiquei fã do autor, mas de "Os Anjos Morrem das Nossas Feridas" fiquei, e já dei por mim a recomendá-lo.
 
Foi assim que completei o desafio de Junho do Viagens à Lareira 2015. Espero que a vossa leitura também tenha sido tão satisfatória como foi a minha.
 
Boas leituras!
 
Sinopse
 

6 comentários:

  1. Fico tão contente por teres gostado!! Eu também fiquei fã depois de ler este livro, o senhor escreve tão bem... Apesar das opiniões positivas que li na altura, não estava preparada para o que li, foi um excelente surpresa.

    Nós depois falamos melhor sobre ele, na companhia de um cafézinho :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D obrigada pelo empréstimo, spi! Siim, tão bem... Sou sincera, o facto de ser sobre um boxeaur deixava-me receosa. :p não tinha mesmo noção de como ia gostar.
      Fica combinado ;D

      beijinhos

      Eliminar
  2. Ah!! Opinião partilhada no grupo dos leitores da Editorial Bizâncio, no Facebook. É provável que ainda apareça na página da editora :)

    ResponderEliminar
  3. Ois,

    Este é o meu livro preferido do escritor e depois deste já li mais três do escritor (dá para perceber que fiquei admirador), gosto tudo nele, a escrita, as personagens e o enredo...mas não é para todos, por vezes é necessário ter estômago para ler os seus livros ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Estou com curiosidade para ler mais dele. Adorei o estilo de escrita e a construção da narrativa. Acredito,tb deve pegar em temas pesados.
      bjs e boas leituras!

      Eliminar