quinta-feira, 29 de outubro de 2015

"A Herdeira", Marion Zimmer Bradley

Terminei a primeira leitura para o desafio Assombrações de Leituras! Não foi tarefa fácil, mas já passo a explicar.
Em  "A Herdeira" a autora volta às temáticas místicas que envolvem os seus livros, como os fãs bem conhecem. Deixa até, no ar, a possibilidade de as personagens já se conhecerem de outras vidas e dei por mim a tentar perceber se alguma delas seria uma reencarnação das personagens de "As Brumas de Avalon". Teria a sua lógica, já que o parapsicólogo Colin é envolto em sabedoria, como Merlin.
Este livro, localizado no mesmo "universo" que a série "O Poder Supremo", passada no século XX, aborda também a necessidade da escolha entre Bem e Mal, e como a linha pode ser tão ténue, e ainda deixa no ar um ideal de redenção.
Leslie é a protagonista, uma psicóloga que ao dar por si a conseguir ter visões de pessoas desaparecidas, começa a sentir-se envolvida em acontecimentos, no mínimo sobrenaturais. Muda de casa com a irmã, Emily, que estuda música, e os problemas só tendem a aumentar, principalmente quando, supostamente, Leslie terá sido "escolhida" pela falecida dona da vivenda, que também tinha poderes psíquicos.
Entretanto, entra em cena Simon, um pianista de alma torturada, que sofreu um acidente que pôs em causa a carreira. É visto pela comunidade "psíquica" de Colin como um mago negro, mas é também o protector das duas irmãs. E mais não digo.
Por um lado gostei de ler o livro. Foi um bom regresso aos temas da autora, e às suas personagens. Aumentou a minha vontade de reler a série "As Brumas de Avalon", apesar de me lembrar também o "A Colina das Bruxas", de que gostei.
Por outro, já estava desejosa de acabar a leitura. Adorei que se falasse de temas como a purificação de uma casa, que se explicasse o fenómeno "poltergeist", e até gostei das descrições das consultas de Leslie, mas achei que as cenas do quotidiano já eram um abuso. Houve muita falta de acção propriamente dita, e o livro enrolava-se nas descrições dos jantares das irmãs, e nos seus problemas, como se tentasse "render o peixe". Não gosto disso. Prefiro que o livro tenha um tamanho mais pequeno e que me faça virar as páginas com entusiasmo, do que a rolar os olhos. Até os "fenómenos" sobrenaturais foram colocados em exagero, e as suas "mensagens" eram previsíveis. A MZB que me perdoe, mas já estava cansada de objectos partidos, e campainhas, e visões holográficas do mesmo tipo.
E depois, o desfecho foi tão rápido, que fiquei com pena de ter acabado.
Espero mais tarde ler a série "O Poder Supremo", já que simpatizei com Claire e Colin.
 
Sinopse
 

Conhecem o livro? Qual é a vossa opinião?
 
Boas leituras!
 

8 comentários:

  1. Não conheço esse livro, mas há muitos anos li quase os livros todos das Brumas de Avalon e não gostei nada da maneira de escrever dela :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      É engraçado ver como as opiniões podem ser diferentes :D por acaso gosto do estilo de escrita dela.
      Ando cheia de vontade de reler essa serie...

      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Nunca li livros deste género... aconselhas para primeiro este ou outro ainda melhor? :o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      É uma boa questão. Por um lado seria melhor leres este primeiro, mas podias sentir-te mais aborrecida e não passares aos realmente bons da autora.
      A série "As Brumas de Avalon" é sobre a saga do rei Artur, mas da perspectiva feminina. Parte do principio que Morgaine (ou Morgana) seria uma sacerdotisa de Avalon, de um culto antigo ligado à força feminina da Natureza, que nos livros será mal visto pela Igreja. Vale muito a pena, e acho que é preferievl que se leia esse antes deste.
      Da mesma autora, se preferires algo mais contemporâneo tenta "A Colina das Bruxas".

      Boas leituras!

      Eliminar
  3. Olá Su
    Da MZB só li os livros das Brumas e os relacionados desse universo.
    Mas mesmo não tendo sido uma leitura que te "prendesse" tanto, deixaste-me curiosa =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Ainda bem :D acho que pode ser uma leitura interessante (vá, saudosista) para os fãs das Brumas, ou para quem já não lê MZB há um tempo, apesar de tudo.

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Viva,

    Já li muita coisa desta escritora mas este livro não conheço, para mim da MZB já chega, por acaso ainda tenho ali um livro dela por ler de uma outra serie que não as Brumas de Avalon mas que não estou para ali virado, quem sabe um dia :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Ahahah já foi MZB a mais :p sim, um dia pegas-lhe. Às vezes sabe bem deixar um escritor de lado por uns tempos.

      Bjs e boas leituras

      Eliminar