quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Pessoas que um leitor não compreende #3

  • Aquelas pessoas que nos perguntam "vais ler isso?" com um ar enojado
Esta é uma categoria que me faz suspirar de enfastio. Normalmente, são pessoas que não lêem muito, ou mesmo nada, mas chateiam quem o faz.
A primeira vez que me fizeram esta pergunta lembro-me que devia ter uns 11 anos e um livro do "O Bando dos Quatro" debaixo do braço. Acabara de o comprar na livraria  depois de um rasgo de generosidade parental e trazia-o com todo o amor e orgulho comigo. A sorte - ou azar - quis que me cruzasse com um primo afastado uns bons anos mais velho do que eu que assim que me cumprimentou reparou no livro e perguntou de nariz franzido aquela maldita pergunta.
O "tu vais ler isso?" dito por ele como quem sente o mau cheiro do esgoto da rua ainda me ecoa nos ouvidos...
Ao longo destes anos tenho tido outros encontros destes com outras versões. É um calhamaço na mão e logo um olhar alarmado da pessoa à frente "mas tu vais ler isso?!". Ou saber que gostamos de um género específico e perguntarem "mas tu lês isso?".
Ainda hoje não percebo se a admiração dos outros por irmos ler o livro que seja se deva à admiração pela nossa inteligência, ou pelo número de páginas do dito ou, pelo simples acto de ler.
Já repararam como ler parece para um certo tipo de gente um atentado ao uso do tempo? Parece que ao trazermos um livro na mão estamos a carregar uma arma atómica que vai matar o precioso tempo que existe neste universo. Tempo que usaríamos em... Em quê? Gastar dinheiro a beber Sagres Mini encostados a um balcão? Discutir o último assassínio que passou nas notícias? Matar os neurónios a olhar para as páginas de Facebook de malta "super" viajada e "divertida"? Isso é que seria "ter uma vida", não era? Mas deixemos isso para outro "post".
Ainda sobre esta frase proferida em frente às nossas pessoas abraçadas a um livro, tenho que me lembrar da outra extremidade que a usa.Vamos chamar a estes membros da "extrema da leitura" "snobs", que acham que "perdíamos/usaríamos" melhor o tempo a ler o livro "XptO" que eles estão a ler no momento - e que, vai-se a ver, já os lemos ou não estamos minimamente interessados neles.
Enfim.
 
Já tiveram um encontro imediato deste género?
Boas leituras!

8 comentários:

  1. Ahahahaha tu ficaste mais traumatizada com os snobs do que eu!

    Olha, e aquelas pessoas que acham que nós temos muitos livros, mas que é só para parecermos inteligentes quando temos visitas em casa? Nunca te aconteceu alguém olhar para as tuas estantes, boquiaberto, e dizer "epa, tu deves gostar mesmo muito de ler...". Não sei porque outro motivo gastaríamos tanto dinheiro em livros... É o mesmo que comprar tabaco e deixar os cigarros queimar, digo eu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehe eu nem sei como não tenho pesadelos com a snob que me aterroriza :P
      Pois, é "só" para enfeitar a estante... Essa gente não percebe que não é um objecto de decoração, mas já ouvi dizer que há quem o faça hehe
      Aconteceu-me uma cena parecida também depois de uma compra de um livro, numa visita de estudo. Uma das colegas ficou a olhar-me de lado sem perceber porque eu tinha gasto dinheiro num livro. Como se eu o tivesse comprado porque sim, porque me apeteceu, porque tinha uma capa "gira", ou para me mostrar superior, e não porque o ia ler.
      É, é parecido. Enfim...

      Eliminar
  2. Respostas
    1. É uma atitude revoltante, não é C.? ;D já comentei no teu blog. Por acaso também estou a preparar um post para esta rubrica sobre esse assunto. Tem sido parte da história da minha vida, essa de ter de ouvir "pára de ler e arranja uma vida". Idiotas, mesmo...

      Eliminar
  3. Ois,

    Bem penso que modo geral todos passamos um pouco por isto, mas é mesmo para o lado que durmo melhor, cada um faz o que quer e não tem nada a ver se gosto de ler livros, mas pronto reconheço ser em certos casos algo revoltante :)

    Bjs e continua com estas mensagens, gosto :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      É mesmo a melhor atitude... Sim, como se costuma dizer, é a maneira como o que é dito que magoa. Enfim.
      Obrigada :D
      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Su!
    E aquelas pessoas que olham para a nossa estante, com ar de choque e perguntam "mas já leste isso tudo?"
    Eu já quase não ligo, ou pelo menos tento não ligar. Mas às vezes é difícil.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ahhaha! Sim, Tita, como se fosse uma coisa de outro mundo :P torna-se complicado. Ficamos a remoer na reacção delas.

      beijinhos

      Eliminar