terça-feira, 17 de novembro de 2015

Há uns anos li estes, mas duvido que lhes pegue outra vez

Ao longo das nossas vidas como leitores todos notamos mudanças nas nossas leituras. Durante uns anos podemos adorar um determinado género, e nos seguintes descobrimos que afinal não é o nosso preferido; adulamos um autor, que depois descartamos facilmente quando queremos comprar um livro novo. 
Este tipo de evolução/mudança nota-se em poucos anos de diferença, ou em mais de uma década. Comparar as leituras do final adolescência com as de hoje, por exemplo, pode até revelar alterações interessantes, por mais subtis que possam ser.
Há menos de dez anos atrás, tenho noção que li livros que hoje dispenso reler. Foram um bom entretenimento para a altura, mas dispenso voltar, sequer, a ler autores que facilmente escolhia, na época. Pelo menos por agora.

- "Crepúsculo" (e afins) de Stephanie Meyer

Não posso esconder: adorei o primeiro livro da série! A leitura foi compulsiva e na altura, adorava vampiros, por isso nem me fez muita confusão que fossem mais "bonzinhos".
Achava, é claro, que a Bella era demasiado tonta, e era uma parvoíce ser levada às costas do vampiro pela floresta. Vampiro esse que gostava de a observar durante o sono...
Os restantes livros foram lidos entre revirares de olhos e apoiados na vontade de chegar ao fim daquilo tudo. É que detesto triângulos amorosos. Detesto romance lamechas. Detesto "heroínas" que desmaiam por tudo e por nada. Pelo meio havia algumas sequências de acção tão interessantes ou tão pouco que nem me lembro delas...
Não, não voltaria a reler nada da saga e acho que nem me aproximo de nada da autora, sequer, que, para comemorar os dez anos de "Twilight", lançou agora o muito "imaginativo" "Vida e Morte". Onde troca os géneros dos personagens.  Arrisco-me a repetir as piadas no Goodreads, mas pergunto-me se a E.L.James também vai aproveitar a ideia para outra "fanfiction" dela...

- Qualquer coisa da Nora Roberts

Eu gostei de Nora Roberts. Eu colocava livros dela na "wishlist". Gostei do "As Jóias do Sol", primeiro livro de uma das muitas trilogias da autora. Gostei do "Maléfico", sobre uma seita satânica. "A Pousada no Fim do Rio" já me deixou a revirar um pouco os olhos, e quando tentei ler o "As Lágrimas da Lua" - sim, o segundo volume da trilogia de que falei - desisti. Ternho dois livros da autora em casa por ler e acho que não vai ser tão depressa. Ah! E Esquecia-me de referir que também tentei ler um do pseudónimo, J.D. Robb. Tentei.

 - A saga da "Herança" de Christopher Paolini

Sou da geração Harry Potter e acho engraçado dizer que cresci a acompanhar o crescimento da personagem. O mesmo poderia ter acontecido com Eragon, mas não. Atenção: adorei "Eragon" e "Eldest", mas a leitura de "Brisingr" ficou a meio há muito tempo. É o tipo de fantasia de que gosto, mas não consigo esquecer-me que parte do enredo é muito similar ao de "Star Wars" e, os fãs que  me perdoem, mas acho que o escritor escreve a mais. Não digo que não lhe volto a pegar, um dia, mas não tão depressa.

- Qualquer coisa verídica sobre mulheres muçulmanas - e maltratadas

É bom lermos livros sobre outras culturas. É bom perceber como na sociedade ocidental somos umas sortudas. Sei que foram boas leituras para o meu crescimento, mas não, obrigada, não quero ler tão depressa nada sobre mutilações e desgraça alheia. Já repararam como ler este tipo de livro nos torna hipócritas? É do do género: pegamos neles e sentimos-nos felizes por não vivermos assim. Às vezes ainda ganhamos pesadelos. Concordo que se leiam, mas não exageremos. O mundo pode ser um lugar aterrador mas não sei se o ajudamos a melhorar enchendo a mente de más experiências.


Vou deixar a listagem por aqui, hoje. E vocês, também dispensam ler algo que há uns anos leriam sem sombra de dúvida?

Boas leituras!

10 comentários:

  1. Olá Su!
    Da tua lista só li mesmo um livro da Nora Roberts e não faz muito o meu género.
    Assim de repente... Paulo Coelho (li muito entre os meus 15-23 anos) mas tanta espiritualidade não é mesmo para mim. E Nicholas Sparks, o senhor é muito lamechas e romântico e tal para o meu gosto, mesmo assim li uns 4 ou 5 livros durante o mesmo período =P
    Mas pronto, faz parte, tentar perceber o que gostamos ou não =)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Tens razão. É engraçado como a leitura é experimental nessa época :D
      De Nicholas Sparks só comecei a ler um, e não me convenceu. Do Paulo Coelho também só li um. Na altura achei piada - aos 17 anos.

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Su,
    Gostei deste teu post. Da tua lista não li nada do que referiste. Mas acho que nunca irei ler a saga Twilight também.
    E estou com a Tita. Já li Paulo Coelho, mas não me apetece voltar a ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura,
      Obrigada! Não vale muito a pena. Há tanta coisa boa por aí ;D é, cansamo-nos hehe

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Viva,

    Ui havia tanto para dizer, mas aconteceu-me o mesmo com o Paolini o segundo livro foi tão secante que não mais lhe peguei...lembro-me que Eragon na cidade dos Elfos e para treinar até contava formigas rsrsrs

    Quanto ao teu comentário final é que acho que a cultura Muçulmana dá livros muito interessantes e é sempre importante sabermos o que se passa noutros locais, alias é uma forma de se denunciar esses maus tratos, mas pronto compreendo-te :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudações!

      Que alívio, ver que também notaste o mesmo que eu! Ahah então e quando ele faz a barba com magia? Enfim.
      Sim, tens toda a razão e acho bem que se leiam. A parte final é um assunto bem delicado, estava com medo de me explicar mal. É daqueles livros que acho bem que os adolescentes leiam para perceber que há outras formas de pensar no mundo, mas angustiam-me muito. Da mesma maneira tento manter-me afastada de livros sobre maus tratos a crianças. Revolta-me muito.

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá!
    Parece que estamos em sintonia...Comecei a ler um livro de Nicholas Sparks e não cheguei ao fim, e os livros da Nora Roberts nunca me convenceram.
    Em relação ao Crepúsculo, não podia estar mais de acordo contigo! Devorei o primeiro livro, e os restantes livros fui lendo porque queria saber como é que a saga acabava.
    Da saga Herança, aconteceu-me exactamente o mesmo!!! Fartei-me a meio do Brisingr! Pura e simplesmente fartei-me da história que não saía do sítio, suportada por um enredo super cliché.
    Em relação às histórias verídicas, percebo perfeitamente o que queres dizer. Li há muito tempo um livro sobre mulheres chinesas. Chocou-me! Ainda hoje me lembro de algumas partes do livro. Não o vou voltar a ler, mas penso que lê-lo me fez abrir os horizontes e perceber como é que a sociedade funciona noutra locais. Não acho que seja hipócrita - nós lemos o livro e vamos continuar a viver a nossa vida como antes, mas provavelmente vamos ver o mundo e os problemas de outra perspectiva!
    Desculpa o testamento....:p
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Kel,
      Não peças desculpa, agradeço o testamento :D que coincidências! Estamos no mesmo comprimento de onda ahaha fico mais descansada por ver que ainda há mais alguém que não continuou a saga do Herança...
      Também tens razão à forma como a nossa perspectiva dos problemas muda quando lemos essas histórias. Acaba por ser bom lê-los quando somos mais novinhas.
      Lá está, as nossas leituras vão-se desenvolvendo à medida que "crescemos", e há coisas para as quais hoje não temos a mesma "paciência" que antes.

      beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  5. Este tema é muito interessante! Partilho da tua opinião no que toca à Nora Roberts. Lembro-me bem de quando tentaste ler alguma coisa do pseudónimo....

    Os livros sobre mulheres mutiladas acabaram por se tornar uma moda, tipo As 50 Sombras. Eu sei que é uma má comparação, mas nada me tira da cabeça que depois de verem que um ou dois livros desses venderam bem e começaram a publicá-los como se não houvesse amanhã. Até me faz confusão quando alguém me diz que só gosta livros desse género (sim, já aconteceu). Pessoalmente, refugio-me na leitura para me abstrair das desgraças do mundo. Dispenso pegar em livros que em vez de me oferecerem esse escape, me levam para essas desgraças! Comigo não dá...

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como me compreendes... :D a Nora já cansa... Boa, ainda te lembras! Lá anda, coitado, a apanhar pó, mas era um pouco mauzinho.
      Tens razão, a coisa pegou e vá de vender. Chiça! Não percebo o gosto por esse tipo de livros. É tão angustiante. Não será melhor, como dizes, abstrairmo-nos e sentirmo-nos bem?

      beijinhos!

      Eliminar