segunda-feira, 2 de novembro de 2015

TAG - Certified Bookaholic



A C. do blog O Meu Reino da Noite deixou-me a sugestão de responder a esta TAG, que criou juntamente com os blogs Words à la Carte e As Cenas do Tio. Vou então certificar-me como livrólica.

1. O primeiro livro/colecção que te vem à cabeça: 
A série de Harry Potter, de J.K.Rowling. Acompanhou-me durante a adolescência, pelo que ainda ocupam um espacinho do meu coração.

2. Um livro que dizes a todos para não ler:
Qualquer coisa de uma certa e determinada autora portuguesa que escreve literatura "light". Desculpem-me este meu "racismo", mas os produtos "light" costumam ser piores do que os que assumem ter açúcar. Portanto, consumam livros com "açúcar". Não fazem mal aos dentes nem fritam o cérebro, bem pelo contrário. 

3. O livro mais caro e o livro mais barato que tens (oferecidos não contam):
 O mais caro é o "Gabriel García Márquez - Uma Vida", de Gerald Martín, que me custou mais de 20 euros. Os mais baratos custaram 1 euro, e vão desde alguns integrantes da colecção Biblioteca Sábado a dois livrinhos póstumos de Júlio Verne, que estavam a desfazer-se num hipermercado.

4. Conto de fadas favorito: 
Acho que é mesmo "Hansel e Gretel", porque a míuda é uma kickass, que não hesita em matar a bruxa prestes a jantar o irmão.

5. Top 3 das tuas personagens favoritas (sejam principais ou não):
 Fírmin, de "A Sombra do Vento"; Morgaine, de "As Brumas de Avalon" e Aomame, de "1Q84".

6. Top 3 das personagens que menos gostaste (sejam principais ou não):
Das que agora me lembro que menos gostei foram Frei Bernard, de "As Filhas do Graal"; a mãe de Amy, de "Em Parte Incerta" e Simon, de "A Herdeira".

7. Top 3 de lugares que existem só em livros que gostarias de visitar:
 Adorava ir ao Cirque du Rêve (em "O Circo dos Sonhos"); passar férias à Avalon de Marion Zimmer Bradley e alugar uma casinha no Shire de Tolkien. Não é pedir muito.

8. Uma personagem que trarias à vida real 
 A Vianne Rocher, para me ensinar duas ou três coisas, incluindo fazer bombons de chocolate.

9. Um livro que te fez feliz:
Qualquer um da colecção "As Gémas", de Enyd Blyton. Eram aventuras passadas num colégio interno feminino com personagens muito engraçadas. Ainda me lembro de ler esses livros velhinhos da minha mãe e de os achar um máximo. Tenho boas memórias da leitura da colecção.

10. Um livro que te fez chorar:
É meu costume deitar uma lagriminha ou duas quando estou a ler, principalmente quando uma das personagens sofre ou é mal tratada.  O mais fácil seria responder com o título do último que me fez chorar, pela forma como trataram uma personagem com um carácter tão nobre: "As Filhas do Graal", de Elizabeth Chadwick.

11. Um livro que te fez pensar:
Tantos! Assim de rompante tenho que responder "A Insustentável Leveza do Ser", de Milan Kundera. Interrompi a leitura umas quantas vezes para poder pensar nos assuntos que o autor vai partilhando.

12. Um livro que te fez rir:
A última vez que ri com um livro foi na semana passada, com "O Coração é um Caçador Solitário", de Carson McCullers, mas como ainda não o acabei tenho de apontar o "Bons Augúrios", de Neil Gaiman, que tem umas passagens bem divertidas.

13. Pior adaptação cinematográfica de um livro:
Das adptações para filmes ruins que por aí andam, acho que a de "Eragon" está no topo. Como me avisaram antes de entrar no cinema "parece que foi feito por alguém que não leu o livro". É que nem tem anões nem elfos como era suposto ter...

14. Livro(s) que vais ter que reler:
Tenho tantos! Tenho que reler os livros da série do "Cemitério dos Livros", de Carlos Ruiz Záfon; o "Cem Anos de Solidão", do Gabriel García Márquez; o "Por Favor, Não Matem a Cotovia", de Harper Lee, o "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen; a série "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley, e o "Sputnik, meu amor", de Haruki Murakami. E os da Sarah Addison Allen, que são amorosos. E mais alguns.

15. Um livro que te fez voltar uma página atrás devido ao choque:
O "Sono", de Haruki Murakami. Leiam-no e vai acontecer-vos o mesmo.

16. Um livro que aches que esteja incompleto:
O "Em Nome da Memória", de Ann Brashares. Para já parece que foi escrito à pressa. Ou que lhe arrancaram páginas para manter um tamanho "comprável". Depois, tem um daqueles finais irritantes em que ficamos sem perceber se irá existir uma continuação ou se o assunto se esgota numa "matrioska" estranha. 

17. Um livro com um final inesperado:
O "Os Anjos Morrem das Nossas Feridas", de Yasmina Khadra, teve um final que eu não esperava.

18. Um livro que terminou num cliffhanger:
O "Sputnik, meu amor", de Haruki Murakami foi um destes. Fiquei a pensar "e agora"?

19. Um livro com um final de arrancar cabelos:
O "Em Parte Incerta", de Gillian Flynn. E mais não digo.

20. Uma citação importante:
“If you only read the books that everyone else is reading, you can only think what everyone else is thinking", Haruki Murakami. 

21. Uma música perfeita para ler:
Ainda não descobri qual será. Prefiro ler sem música, a não ser que tenha de abafar outros sons. Nesse caso, é preferível escolhermos qualquer coisa que se integre na atmosfera do livro. Em caso de dúvida, ouvir Muse. 

Estejam à vontade para responder à TAG, livrólicos.
Boas leituras!

2 comentários:

  1. Viva,

    Gostei de ler as tuas respostas sempre serve para te conehcer um pouco melhor :)

    Tenho mesmo que ler Elizabeth Chadwick a ver se me lembro de pedir À SDE um livro dela :)

    Ena ouvir Muse parece-me muito bem :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Pois, nas TAGS sempre vamos revelando mais um pouco de nós, aqui na blogosfera. Tens, para retirares a tua opinião da autora. Tens de pedir o "O Leão Escarlate", ou até mesmo "As Filhas do Graal". Os livros até devem ser o ideal para as férias porque se lêem melhor do que outros a que estamos habituados, mas a escritora consegue transmitir muito bem a atmosfera da época, e até pormenores do dia-a-dia.
      Gosto muito de Muse hehe

      bjs e boas leituras!

      Eliminar