sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

"A Peregrinação do Rapaz Sem Cor", Haruki Murakami


Sinopse

O que dizer de um livro de Haruki Murakami? É Murakami! 
Desta vez temos um livro sobre a dificuldade de crescer, de atingir a vida adulta. Tsukuru Tazaki pertenceu a um grupo de amigos durante a adolescência, onde sentia que todos se equilibravam. Os restantes membros, dois rapazes e duas raparigas, tinham nomes relacionados com uma cor. Só Tsukuru tinha um nome sem cor, e chegava a sentir-se vazio, sem personalidade, em relação aos outros. Como sempre gostou de estações de comboio abandona a cidade de origem, Nagoia, para estudar engenharia em Tóquio, e um dia, ao regressar a casa, é surpreendido pela rejeição dos amigos. Não querem vê-lo sequer.
Ao longo do livro acompanhamos a "peregrinação" de Tsukuru para perceber porque de um momento para o outro foi colocado de lado por aquelas pessoas de que tanto gostava. Percebemos também que aquela rejeição o marcou de tal forma que tenta não se ligar emocionalmente com as raparigas que conhece, e é Sara, uma amiga especial, que o ajuda a procurar os quatro amigos.
Murakami acaba por nos deixar a reflectir na forma como as pessoas mudam ao longo do tempo, tornando-se, por vezes irreconhecíveis para quem as conhecia antes, como se passassem por uma metamorfose. Será aliás, a "metarmofose" que Tsukuru atravessa quando desiste da ideia de se suicidar uma metáfora para isso mesmo? Da mesma forma, cada um de nós tem gradações de personalidade e, muitas vezes, parece que temos um lado que permanece escondido - dos outros e de nós mesmos.
Adorei o livro, apesar das pontas soltas que ficaram no final, como já é costume do escritor, pelo que o recomendo sem reservas.
E vocês, já o leram? Quais são as vossas teorias?
Boas leituras! 

 

8 comentários:

  1. Fico contente por teres gostado :)

    Temos que discutir melhor isto, apesar de já não me lembrar de todos os detalhes... Quanto ao final, deu-me vontade de bater no Murakami, mas enfim...

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D bem, que final... Estava a ler tão descontraída, virei a página e puf! Afinal não havia mais nada...

      beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Su,
    Já li um livro do Murakami e não fiquei muito fã, mas queria muito ler mais dele. Este é um dos que gostava de ler. Fiquei curiosa agora com a tua opinião.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura,
      Se tiveres oportunidade tenta lê-lo, que pode ser que gostes :D leste o "Norwegian Wood"? É um dos mais bonitos dele, também to sugiro.

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Viva,

    Nunca fiquei completamente admirador do escritor e já li dois livros mas sem duvida que são livros que tem qualidade, é um escritor diferente do habitual :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, é um escritor que tem qualidade e para quem gosta daquelas ideias surreais dele é o máximo. Se tiveres oportunidade experimenta este.

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Ohh, tens de modificar isso :D recomendo-te o "Sputnik, meu amor" dele para experimentares. As histórias de Murakami têm sempre os mesmo ingredientes, mas é um autor especial.

      Boas leituras

      Eliminar