sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

"O Mapa do Tempo", Felix J. Palma

Sabem quando adoram um livro, mas temem que o resto do mundo o deteste? E quando têm imenso medo de escrever uma opinião sem revelar demasiado?
É que "O Mapa do Tempo" foi uma leitura deliciosa para mim, e o seu conteúdo merece ser lido e descoberto por cada leitor.
O livro faz parte de uma trilogia, a "Trilogía Victoriana", que homenageia H. G. Wells, o escritor considerado para muitos como o pai da ficção científica - a par, ou rivalizando, com Jules Vernes.  Neste primeiro volume, o tema das viagens do tempo é abordado, após a publicação do "A Máquina do Tempo" de H. G. Wells, e da abertura de uma prometedora empresa em Londres, a "Viagens Temporrais Murray", que fornece aos clientes uma expedição ao ano 2000, ao dia em que o bravo Shackleton derrota Salomon, o rei dos autómatos que aniquilaram parte da raça humana.
Está dividido em três partes, e a principio, parece que temos em mãos três histórias diferentes, ligadas apenas por algumas personagens, mas na verdade, o grande protagonista é o próprio H.G. Wells. Assim, conhecemos Andrew, cuja namorada foi assassinada por Jack, o Estripador, e que é convencido a viajar até ao passado; Claire, que farta de viver num século em que não se espera que seja mais do que uma esposa cai de amores por Shackleton; e, por fim, o próprio Wells vê-se em risco de ver a autoria do romance roubada por um viajante do tempo.
Devia considerar outra grande personagem o narrador omnisciente. Narra a história como os folhetins de aventuras de antigamente e chega a dirigir-se ao próprio leitor. Adorei o estilo de escrita, que muito me divertiu. Palma consegue atrair a nossa atenção.
Sobre o enredo, eu percebo se alguém se sentir desiludido com o livro, mas no fundo, é uma homenagem aos "romances científicos" e de aventura do séc. XIX, e vamos dar por nós a pensar também em viagens temporais. Será que é possível mudar o passado? Ver o futuro? E se algo mudar, o que acontece? Formam-se mundos paralelos? Será que temos outras versões de nós noutros mundos que tomaram outras escolhas?
O meu conselho é que partam para a leitura de "O Mapa do Tempo" de espírito sonhador e prontos para reviravoltas.

Boas leituras!

Sinopse

Já leram este livro? Qual é a vossa opinião?




 








8 comentários:

  1. Olá Su
    Confesso que já estive com este livro na mão algumas vezes mas acabou sempre por não me seduzir totalmente. Mas depois da tua opinião, fiquei com a sensação que sou capaz de gostar da leitura.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Acho que ias gostar :D tenho notado que temos gostos parecidos. Ele tem estado baratíssimo. Quando voltares a encontrá-lo dá-lhe uma oportunidade.

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Hum, acho que me convenceste. Podes impingir-mo um dia destes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já sabes que tens de o ler. Sei que vais ter vontade de dar uns tabefes numa personagem como eu tive, mas se a ignorares, até porque a intenção dela não é má de todo, acho que te vais divertir.

      Eliminar
  3. Olá e bom ano!!!
    Acho que é mais um título a juntar à minha wishlist, não é? :p
    Beijinhos e boas leiutras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Kel! Um bom ano!
      Sim, é :D espero que gostes.

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Viva,

    Bem sugestão registada, se tiver oportunidade vou ler...ainda tenho aqui o livro do H. G. Wells, por ler rsrs

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fiacha,
      Espero que gostes :D ohh, tão engraçado! Podes ler primeiro do H.G. Wells e depois O Mapa do Tempo para ser mais completo.
      bjs e boas leituras

      Eliminar