sexta-feira, 22 de abril de 2016

Pessoas que um leitor não compreende # 5

Os lojistas impacientes

Eu sei que nos tempos que correm é difícil para o pequeno e para o médio empresário manter o barco. Eu sei que deve ser frustrante ver alguém entrar na loja, vasculhar tudo o que é estante e cabide, e ir-se embora. Eu sei que isso os torna impacientes, mas não há que manter a postura? Eu sei que os clientes nos conseguem tirar do sério. Já estive atrás de um balcão, mas é tão bonita a moral de que não podemos fazer aos outros aquilo que não queremos que nos façam, não é? Atrás de um balcão, somos autênticos "Pinguins" do "Madagáscar" no Zoo, a "sorrir a acenar, rapazes". É enervante.
Eis que uma certa tarde, entrei num estabelecimento que vende, adivinhem, livros, à procura de uma certa colecção de Ficção Científica que não tenho conseguido encontrar. Acontece que já tenho entrado na loja e saído de mãos a abanar, é verdade, mas se encontrasse o que queria comprava-o de certeza. Entretanto, fiquei uns minutos de volta de umas caixas com livros velhinhos a vasculhar o que por lá se encontrava, e ouvi os donos em murmúrios atrás de mim. Só percebi a palavra "jovem" e "demoram tanto tempo". Na secção das revistas, havia outras clientes de meia idade - que as devem ter lido logo ali - por isso tentei não dar importância, mas fiquei desconfiada de que estavam a falar de mim. Ia começar a voltar-me para procurar a dita colecção quando o lojista me diz:
- Jovem, anda à procura de alguma coisa, vai comprar ou...
O meu cérebro congelou por uns segundos. Eu sei que já estava desconfiada de que o meu comportamento podia estar a enervá-lo. Eu sei que o senhor não falou em tom arrogante. Se calhar nem era essa a intenção. Se calhar o que pensou, falou. Se calhar eu é que interpretei mal. Ou então não. Só sei que, como se costuma dizer, aquilo caiu-me mal. Senti-me um incómodo.
Quando consegui reagir lá pedi o que procurava, e foi com grande satisfação que paguei a um lojista que de repente optou pelo caminho da delicadeza. Se ele tentou ser arrogante, acho que se envergonhou. 

Tudo isto para dizer que por muito que vos estejamos a enervar, sejam pacientes connosco. Nós, leitores, gostamos de folhear livros. Nós entramos em livrarias e papelarias como quem vê montras. Saímos muitas vezes sem comprar nada, mas em compensação o nosso impulso leva-nos a comprar quando realmente queremos algo. Por isso, por favor, mantenham a calma. Somos todos potenciais clientes dentro da vossa loja, mesmo que cirandemos por ali como se estivéssemos só a gastar o vosso oxigénio.

Fonte

E vocês, já se depararam com algo semelhante? 
Entretanto, boas leituras!

10 comentários:

  1. Ai Su, já sabes o que penso. Por muito que o senhor merecesse uma boa resposta, acho que no momento também congelava. Certamente já lá não voltava (e por receio que me faça o mesmo, não volto mesmo.

    Se por um lado deveríamos ajudar o comércio tradicional, por outro quando compro na net não levo com o mau feito dos funcionários....

    Custa-me a perceber como é que o senhor tem uma livraria e não conhece já o comportamento dos livrólicos. Nós andamos sempre à procura de boas oportunidades, livros que estão há anos na wish.... Se calhar uma pessoa entra a querer comprar um livro em particular e ao coscuvilhar acaba por levar mais um ou dois...

    Adorei a imagem :D

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enfim... Tens razão, spi, e se ele não me tivesse dito nada acabava por encontrar mais alguma coisa e comprava também. Mais vale, não há filas nem maus feitios :p Acho que tb não volto tão depressa, só mesmo em ultimo caso. É triste :C
      Obrigada hehe acho-a linda, é mesmo de nós.

      beijinhos

      Eliminar
    2. É nestas alturas que dá jeito ser respondona....

      Eliminar
  2. Acho que se fosse eu respondia algo do género "estou só a ver" e vinha-me embora. E muito provavelmente, tal como a Sofia, acho que não voltava.
    Não gosto que me tentem "controlar" ou "seguir" nas lojas :/
    Beijinhos
    PS - esta imagem é genial =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazias bem, Tita. Realmente, era o que merecia, mas eu congelo :C acho tão mal... Obrigada hehe

      beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Su!

    Já vi que foste contagiada pelo trabalho da Sarah Andersen ;)
    Interessante o teu comentário.

    Beijinhos e muitas leituras (e compras sempre que possível! eheh)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Denise :D

      Fiquei a gostar muito do trbalho dela, depois de o ver no teu "Ler-te" :D tenho que te agradecer, que é excelente hehe
      Obrigada!

      beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  4. Olá Su,

    Gosto sempre dos teus desabafos (principalmente porque acho os assuntos que abordas muito pertinentes). :)
    Percebo perfeitamente a situação...acho que nunca me aconteceu nada do género numa livraria mas já me aconteceu isso noutras lojas.
    E adorei a imagem :p
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Kel,

      Obrigada! Ui, então compreendes-me bem :S acho tão triste. Deviam fazer um esforço para nos tratarem com o mínimo de delicadeza.
      Hehe a autora tem cartoons excelentes.

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar