quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

"Limões na Madrugada", Carla M. Soares

Neste que é o mais recente romance de Carla M. Soares acompanhamos Adriana Branco, uma portuguesa educada na Argentina que regressa ao país para desvendar um mistério familiar.
A protagonista crescera sem conhecimento do que levara o pai a abandonar Portugal tão subitamente e, no fundo, sem se importar tanto com tal facto. Um dia recebe o telefonema de um advogado do Porto com a notícia de que é a única herdeira da sua tia, que fez questão de lhe deixar uma carta que a perturba. Adriana acaba por se sentir puxada para o outro lado do oceano, não só para receber os quadros inquietante que o tio pintara, como para perceber que pessoas eram realmente os seus avós e, na verdade, para se descobrir a si mesma.

Como se pode esperar de uma tal premissa, este é um romance misterioso, que nos impele a ler para também nós desvendarmos os segredos da família Branco. Escrito num registo ligeiramente diferente de "O Ano da Dançarina", tem uma linguagem quase lírica, pela voz da protagonista, que torna a leitura agradável. Para além disso, o facto de não estar composto de forma cronológica leva o leitor a descobrir a história de Adriana a pouco e pouco, como se tal também se tratasse de uma série de quadros. Esta característica prendeu-me à história, até porque Adriana consegue ser uma personagem complexa - não o somos todos? - que, à semelhança de tantos de nós, também se pergunta quanto terá realmente herdado do seu pai e do seu avô.

Sinopse

Limões na Madrugada é o tipo de livro que se lê de forma compulsiva e só tenho pena de não ter mais páginas. De qualquer forma, providenciou-me uma boa experiência de leitura, com o aroma do limão sempre presente e "sombras" adicionadas à mistura - as dos quadros e as que vivem dentro das pessoas. É o livro ideal para quem procura um bom entretenimento, rápido e que "pareça" leve. É que, no fundo, a história que os quadros herdados por Adriana contam de "leve" tem pouco.

E vocês, já o leram? Qual é a vossa opinião?
Boas leituras!
 


9 comentários:

  1. Olá :D

    Ohh, muito obrigada :D sê bem-vinda!

    beijnhos

    ResponderEliminar
  2. Olá, Su!
    Li este livro há pouquinho tempo e gostei mesmo muito! Li- o também de forma compulsiva e adorei a Adriana e a sua senda em busca de respostas!
    Achei que a autora fez um belíssimo trabalho que demonstra a maturidade que a sua escrita está a conquistar! Venham mais assim, que serei a primeira a papá-los!
    Beijinhos e leituras saborosas como esta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana,

      Pois é, dá vontade de continuar a leitura até descobrirmos tudo hehe
      Sim, a escrita é fantástica ;D venham eles!

      beijnhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Viva,

    Já tive a oportunidade de ler esta escritora mas não este livro que me parece muito interessante, fica registado a tua sugestão :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fiacha,

      Acho que vais gostar, vale a pena :D

      beijnhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Su,
    Ainda da Carla só li "O Cavalheiro Inglês" e gostei muito. Gosto da escrita da autora. Acho que vou gostar deste.
    Um beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura,

      Acho que também vais gostar deste, principalmente pela escrita.

      beijnhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá Su,
    Da Carla, ainda não li este e o anterior mas quero muito! A ver se os arranjo este ano pois acho que vou adorar os dois!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,

      Acredito que vais gostar de ambos ;D têm um registo diferente, mas mantèm a qualidade :D

      beijnhos e boas leituras

      Eliminar