"A Noite de Todas as Almas", de Deborah Harkness, poderia ser um casamento fabuloso entre J.K. Rowling, Stephanie Meyer e Marion Zimmer Bradley, mas é muito mais do que isso, ao revelar-se uma boa história de feiticeiras "à americana". Foi um livro que me surpreendeu pela positiva, não só pelo enredo, com a junção de magia e História, como pelo próprio estilo da autora, apesar dos "clichés". Bruxas órfãs e vampiros jeitosos protectores - quem não leu coisas sobre isto?
Mas Deborah Karkness está perdoada. Escreveu o ideal para ler à lareira e consegue prender-nos ao sofá com as reviravoltas ao longo das páginas, suspirar com o romance entre Diana e Mathew e, ainda, dar algumas gargalhadas, principalmente durante a temporada que as personagens passam na casa das tias bruxas. Como já disse, é uma boa história, e as passagens sobre alquimia e ciência adicionam algum realismo.
Só é pena que também tenhamos partes tão lamechas, como a exagerada protecção de Mathew. Tudo bem que aqui os vampiros sejam comparados a lobos e que ele seja o "alfa", mas uns "não saias de casa!", "não saltes a cerca a cavalo!" e ainda uns parágrafos com Diana a ser levada ao colo como uma criança enjoaram-me um bocadinho. Vá, enjoaram-me bastante.
De qualquer forma, fiquei com vontade de ler os próximos livros da trilogia.
Sinopse:
Num final de tarde de Setembro, quando a famosa historiadora de Yale, Diana Bishop, abre casualmente um misterioso manuscrito medieval alquímico há muito desaparecido, o submundo mágico de Oxford desperta. Vampiros, bruxas e demónios farão tudo para possuir o manuscrito que se crê conter poderes desconhecidos e pistas misteriosas sobre o passado e o futuro dos humanos e do mundo fantástico. Diana vê a sua pacata vida de investigadora invadida por um passado que sempre tentou esquecer: ela é a última descendente da família Bishop, uma longa e distinta linhagem de bruxas de Salem, marcada pela morte misteriosa dos pais quando era criança. E do meio do turbilhão de criaturas mágicas despertadas pela redescoberta do manuscrito surge Matthew Clairmont, um vampiro geneticista de 1500 anos de idade, apaixonado por Darwin. Juntos vão tentar desvendar os segredos do manuscrito e impedir que caia em mãos erradas. Mas a paixão que cresce entre ambos ameaça o frágil pacto de paz que existe há séculos entre humanos e criaturas fantásticas... e o mundo de Diana nunca mais voltará a ser o mesmo... Uma história arrebatadora que mistura História, magia, aventura e romance. Para os leitores de Dan Brown, J.K. Rowling, Stephenie Meyer e Elizabeth Kostova.
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 704
Editor: Casa das Letras
ISBN: 9789724620121
epah! Andas a ler coisas das quais nunca me falaste lol :P Parece fixe ;)
ResponderEliminarDeste falei :P mas já falámos de tantos, Di :P
ResponderEliminar