terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

"O Jardim dos Segredos"

Surpreendente e com um ritmo contínuo, "O Jardim dos Segredos", de Kate Morton, mantém-nos em suspenso até ao último capítulo. 
A busca do verdadeiro passado de Nell, encontrada sozinha num cais australiano com apenas 3 anos, dá o mote ao enredo, neste livro belíssimo, onde são intercaladas três épocas distintas. Acompanhamos principalmente as histórias de Nell, frustrada com o segredo que o pai lhe revelou e em busca do seu "eu", em 1975; Cassandra, a neta que, em 2005, vai resolver o mistério; Eliza, no final do século XIX, a autora de contos de fadas que revelam mais do que imaginamos; a da frágil Rose e a sua mãe, Adeline Montrachet, preocupada com a imagem e honra aristocrática da família. E mais não conto, ou perde a piada toda. É um livro sobre segredos de família, acima de tudo.
Foi a minha estreia de Kate Morton e fiquei rendida. Apesar do início deprimente, ela compensa-nos. Desde a mansão na Cornualha com o jardim quase encantado resguardado pelo labirinto às ruelas escuras da Londres do Estripador, passando pela luminosa Austrália, cria ambiente e atmosfera. Sentimo-nos lá e as personagens são muito bem caracterizadas, mesmo as secundárias, como a srª Swindell, que poderia ser uma vilã à Charles Dickens, e o tio Linus Montrachet, tão obcecado com a irmã que enoja. A utilização dos contos de Eliza com um significado obscuro que entrevemos ao longo da história foi um um factor genial: está tudo lá.
Foi uma óptima leitura...


Sinopse:

Uma criança perdida: em 1913 uma criança é encontrada só, num barco que se dirigia à Austrália. Uma mulher misteriosa prometera tomar conta dela, mas desapareceu sem deixar rasto.

Um terrível segredo: no seu 21.º aniversário, Nell Andrews descobre algo que mudará a sua vida para sempre. Décadas depois, embarca em busca da verdade, numa demanda que a conduz até à costa da Cornualha e à bela e misteriosa Mansão Blackhurst.

Uma herança misteriosa: aquando do falecimento de Nell, a neta, Cassandra, depara-se com uma herança surpreendente. A Casa da Falésia e o seu jardim abandonado são famosos nas redondezas pelos segredos que ocultam - segredos sobre a família Mountrachet e a sua governanta, Eliza Makepeace, uma escritora de obscuros contos de fadas. É aqui que Cassandra irá por fim desvelar a verdade sobre a família e resolver o mistério de uma pequena criança perdida.

Edição/reimpressão:
Páginas: 552
Editor: Porto Editora

2 comentários:

  1. Venho agradecer-lhe a escolha do meu D. Sebastião e o Vidente para leitura. Vou ficar a aguardar com muito interesse a sua crítica (boa ou má), pois nas opiniões e críticas dos meus leitores é que eu encontro o incentivo para melhorar o meu trabalho.
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Deana, é fantástico tê-la como seguidora do meu blog! Em breve a colocarei.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar