quarta-feira, 24 de abril de 2013

Hábitos de Leitura

A minha cara Spinelli do "Delícias à Lareira" (deitem o olho, que vale muito a pena) desafiou-me a responder ao questionário do blog Tertúlias à Lareira sobre os nosso hábitos de leitura. Ora aqui vai:
1. Gostas de comer/petiscar enquanto lês? Se sim, qual o teu petisco favorito?
Nem por isso, mas de vez em quando um quadradinho de chocolate calha bem.

2. Qual é a tua bebida favorita para acompanhar uma leitura?
Chá! Seja branco, verde, de camomila, de verbena, ou uma qualquer "edição" marroquina da Lipton, para acompanhar a leitura o chá é uma delícia, quentinho no Inverno, bem fresco no Verão.

3. Costumas sublinhar uma ou outra passagem enquanto lês um livro ou achas que escrever nos livros é uma ideia abominável?
Completamente abominável! Se por acaso leio uma passagem que queira recorda prefiro anotar num bloco.

4. Como marcas os livros quando interrompes a leitura? Tens um marcador especial ou usas o que tiveres à mão (ex. bilhete de autocarro, um papel dobrado, etc)? Ou dobras o canto da folha do livro?
Gosto de os marcar com os marcadores oferecidos pelas editoras. Colecciono marcadores, mas gosto muito deles e fico sem coragem para os usar (e se os perco? e se o cão o rouba?). Dobrar o canto da folha é agressão...

5. Qual o teu género de eleição: ficção, não-ficção ou ambos?
Prefiro ficção e, aliás, é raríssimo ler não-ficção. Tem mesmo de ser algo que me desperte a atenção, como foi o caso do "Caderno Afegão", da Alexandra Lucas Coelho

6. Gostas de ler até ao fim do capítulo ou interrompes a leitura em qualquer sítio?
Costumo interromper em qualquer sítio, apesar de preferir ler até ao final do capítulo.

7. És do tipo de pessoa que atira o livro de um lado ao outro da sala caso o autor te irrite?
Quem é que atira livros ao outro lado da sala!? Que pecado!!! Não, mesmo que me irrite, mesmo que tenha vontade de o deitar ao lixo, não o trato mal.
 
8. Se encontras uma palavra que desconheces vais logo procurar o seu significado?
Se não conseguir mesmo perceber do que se trata tem de ser.

9. O que estás a ler presentemente?
Por agora estou a ler "O Nó do Amor", de Elizabeth Chadwick, um romance medieval.
 
10. Qual foi o último livro que compraste para oferecer?
É possível que o ultimo que tenha comprado seja "Os Pecados de Lorde Estearbrook", de Madeline Hunter, para oferecer à minha mãe (a grande senhora que me viciou neste mundo) no Dia da Mãe. "Infelizmente" não gostou - e eu duvido que lhe pegue.

11. És do tipo de pessoa que só lê um livro de cada vez ou lês vários livros ao mesmo tempo?
Só leio um de casa vez, porque não há nada como entrar a fundo numa história. Já tentei ler dois ao mesmo tempo, mas não resultou. Acabava por dar prioridade a um.
 
12. Tens um sítio favorito onde ler? E qual a melhor altura do dia?
Quando o tempo aquece gosto de ficar no alpendre, ao fim da tarde, mas o meu "spot" de preferência é um dos cadeirões da sala, onde costumo ler à noite. Se o livro for mesmo viciante leio em qualquer altura do dia, em qualquer zona da casa.
 
13. Preferes séries ou histórias únicas?
Prefiro histórias únicas, apesar de haver trilogias - e tetralogias -  muito do meu agrado, já que mostram diversas perspectivas ou episódios noutro intervalo de tempo que complementam a história. Normalmente não consigo acabar uma série, seja pelo dispendioso que se possa tornar, seja porque perco o interesse no futuro das personagens.
 
14. Tens algum livro ou autor específico que dês por ti a recomendar vezes sem conta?
Há uns anos atrás recomendava Gabriel García Marquez muitas vezes. Hoje em dia falo logo de Haruki Murakami - Carlos Ruiz Záfon é maravilhoso, mas parto sempre do principio que todos os amantes de livros já o leram e esqueço-me de o recomendar.
 
15. Como organizas a tua biblioteca? Por género, por título, pelo nome do autor ou pela editora?
Organizo-a por autor, mas há colecções que prefiro manter juntas.
 
Feito! Quem aceita o desafio?

4 comentários:

  1. mais questionários destes? eu também, é giro. este fim de semana vou tratar do selo que me mandaram e depois partilho contigo.

    ResponderEliminar
  2. selinho para ti no Delicias à Lareira :)

    ResponderEliminar