quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

"O Mago - Aprendiz", Raymond E. Feist


Por vezes fico com a impressão de que os livros nunca são lidos da mesma forma em épocas diferentes. O livro, aquele objecto que fica tão bonito na estante, nunca muda. Nós sim.
Acontece que algures na minha adolescência pensei ter um gosto especial pela típica fantasia épica “à la Tolkien”. Bastava existir uma referência ao povo “élfico” para querer ler o dito livro. Entretanto esse gosto foi mudando. Por exemplo, li os dois primeiros livros da tetralogia “A Herança”, de Christopher Paolini e adorei-os! Não havia história mais perfeita do que a do rapaz e do dragão fêmea destinados à grandeza – mesmo que o enredo fosse semelhante ao do "Star Wars". O certo é que não consegui acabar o terceiro livro, “Brisingr”. Ficamos mais exigentes ou assim o pensamos?


“O Mago” chamou-me a atenção. Foi um bom regresso a essa época de elfos e dragões e feiticeiros, mas, neste caso, há um toque original. O mundo de Pug, o aprendiz de mago, é invadido por um exército alienígena!
Neste volume acompanhamos as aventuras dos amigos criados no torreão, Thomas e Pug, que pensam que as viverão sempre juntos; os primeiros amores; o interesse crescente de Carline a princesinha mimada pelo aprendiz e as rivalidades naturais entre adolescentes. No entanto, com o aparecimento dos “tsurani”, tudo muda.
Como primeiro volume é fantástico. Consegue transmitir uma boa apresentação das personagens principais e é, até, possível reparar no seu crescimento, seja em função da idade ou da força das circunstâncias, o que as torna mais credíveis. O final "O Mago"  consegue manter-nos suspensos em relação ao destino dos protagonistas, o que incentiva à leituras dos próximos volumes.
A presença de magia e dos outros povos típicos deste género, como os elfos e os anões proporcionaram-me uma certa nostalgia ao longo da leitura. Já tinha saudades.
Já o leram? O que acharam?

http://www.saidadeemergencia.com/produto/litfantastica-bang/fantasia-o-202346/o-mago-aprendiz/
 
 
Boas leituras!
 

13 comentários:

  1. "O Mago" é considerado por muitos e com se pode ler na própria capa, "A Obra prima da Fantasia". Concordo plenamente com as tuas palavras e existe realmente um crescendo da história e dos poderes ocultos que Pug vai começando a desenvolver. Adorei o livro e aconselho o segundo pois é passado a maior parte no mundo Tsurani. Já agora faço outra recomendação: "Os Elos do Dragão"! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Huguinho ;D (e já agora, obrigada pelo empréstimo)

      Eliminar
    2. De nada Su! Sempre ao teu dispor :) Beijinho

      Eliminar
  2. Talvez só acabes por te cansar de ler sempre o mesmo tipo de história. Porque na verdade, quando temos vários livros a desenvolver o mesmo tema, é muito difícil não haver "cópias disfarçadas" uns dos outros. É por isso que não gosto de romances eróticos, por exemplo. Acaba por ir dar tudo ao mesmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tens razão, até porque é difícil mostrar outros histórias dentro do mesmo tema. Neste caso, por exemplo, a adição de uma cultura que provém de outro mundo contou para dar originalidade ao livro.

      Eliminar
    2. Sim, pelo que estavas a dizer na opinião dá para perceber que inovaram um bocadinho.

      Eu estava a escrever isto e a lembrar-me das opiniões do "Hex All" ou lá como se escreve. Diziam que era tal e qual o Harry Potter...

      Eliminar
    3. Não me lembro muito das opiniões a esse, mas sim, spi, estou a perceber-te :S

      Eliminar
  3. Ah e fiquei curiosa. Acho que saiu uma continuação desse livro há pouco mais de um mês (publiquei no blog por causa da wook) e quando investiguei vi muitos comentários positivos. Como sou "nova" nestas andanças das leituras ainda não li nada com elfos e afins(eu perco-me muito entre romances e policiais, tenho que variar mais). Mas tenho uns poucos na wishlist. Talvez comece com esta saga :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que começares por este é muito boa ideia ;D Nem que seja só para variares um pouco de género.

      Eliminar
    2. Já agora, isto de escrever números cada vez que comento é aborrecido. E agora vou ter que o fazer outra vez (eu sei! tonta...)

      Eu não sou um robot :'(

      Eliminar
    3. É tão mau, não é? :C eu engano-me sempre bah

      Eliminar
  4. tenho este para ler cá em casa espero agora q me saia na tbr.... a ver vamos. Só não ando é muito adepta de livros grandes. acho que ando com preguiça literária. Mas acho que esta fase está finalmente a passar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de o ler, Di! Se calhar, por coincidência sai agora :p Eu percebo-te... E se clahar não andas com vontade de te manter no mesmo volume tanto tempo

      Eliminar