sexta-feira, 24 de outubro de 2014

"Orgulho Asteca", Gary Jennings

Mesmo passado meses depois de lido, é um livro que continua comigo. Orgulho Asteca é marcante. É um livro que, afortunadamente vale o que vale tanto como documento daquela civilização, como também pelo seu protagonista. É memorável!
É daqueles livros tão bons que apetece impingi-lo a toda a gente e nem sei muito bem como opinar sobre ele, já que não quero dizer demais. Mas ao mesmo tempo tenho tanto para dizer sobre ele!
Lê-lo foi uma verdadeira lição da História e da organização social daquele povo – e outros que o rodeavam. Não foi por acaso que Gary Jennings passou 12 anos no México para aprofundar os conhecimentos sobre a cultura asteca. Conseguiu mostrar várias facetas da sociedade, principalmente através da história de vida de Mixtli, que passou de aprendiz/estudante a soldado e daí a mercador, com uma paixão pela arte de escrever - para este povo escrever era uma arte bem física.
Mixtli é um protagonista com uma vida mirabolante e bastante comovente. Por estranho que possa parecer tanto me fez sentir angustiada ou chocada, como me fez sorrir e esforçar para não rir à gargalhada.
No livro, Mixtli relata a sua história a padres jesuítas que são destacados pelo imperador Carlos de Espanha a transecrevê-la para que sua majestade possa conhecer melhor os astecas. Temos também acesso às cartas exasperadas que o Bispo, Juan de Zumárraga, envia juntamente com o relato. As reacções dos jesuítas perante o que ouvem e a sua indignação pelo que são obrigados a transcrever ou quando Mixtli compara a religião cristã e o catolicismo à religião seguida pelos astecas são momentos bem cómicos...
Foi uma experiência de leitura fantástica. Emocionei-me quando a vida de Mixtli toma um lado trágico, mas fiquei também chocada pelo que relata – e pelo que fez - ,mas não conseguiria nunca por o livro de lado. Tem passagens bastantes chocantes, principalmente para quem não espera que se aborde o canibalismo, e que só aguardava mutilações e sofrimento para o segundo volume, quando lá chegassem os espanhóis. Brrr!
No entanto, o que eu quero realmente dizer/escrever é: leiam-no! Aliás, devorem-no! É muito bom.
 
 
 
 

6 comentários:

  1. Acho que este é um dos que me impingiste :) fiquei com vontade de to pedir.

    ResponderEliminar
  2. Viva,

    Faço minhas as tuas palavras dos melhores romances históricos que já tive o prazer de ler e é fantástico, sem a menor, duvida, só o escritor ter vivido 12 anos do méxico mostra bem o que se preparou para escrever o livro.

    Já leste o seguinte ?

    Brutal

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não li, estou a planear adquiri-lo numa próxima promoção. É tão bom como o primeiro? :D

      Eliminar
    2. Ois,

      Então estás com sorte, está em promoção, alias podes comprar dois romances históricos, por exemplo a Companhia do Diabo do David Liss e um do Flashman e levas o Sangue Azteca grátis ;)

      Está ao mesmo nível, mas conclui esta obra de arte :D

      Bjs

      Eliminar
  3. Bem, deixaram-me com vontade de ler isto xD

    ResponderEliminar