quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

"Sono", Haruki Murakami

 

Não sei se repararam, mas as leituras "impingidas" são bastante "sonolentas". Ora, havia o "Sono", havia uma "Sleeper" e há ainda um "Hipnotista". Acho que a Spi queria manter as insónias afastadas da minha mesa de cabeceira este mês...
Bem, já li o "Sono", do querido Murakami. E que belo livrinho! Nele, encontramos a história de uma mulher com uma vida rotineira, que nem sequer parece muito apaixonada pelo próprio marido (nem, diga-se de passagem, pelo próprio filho), que, um dia, ou melhor, uma noite, deixa de ter sono e conseguir adormecer. Ao princípio tal não parece muito problemático, mas mais não digo.
Como já comentei com a Spi duas vezes, acho que finalmente temos um livro sobre a mãe de Haruki Murakami. Comento isto porque é bem normal que os protagonistas de Murakami cresçam sem a mãe, que "desaparece". Esta personagem de "Sono" parece bem mais interessada na sua vida nocturna, uma vida onde a leitura é mais do que um escape.
Para falar de "Sono" temos também de falar do livro físico, das ilustrações. São tão oníricas, tão aquáticas! A minha preferida acabou por ser uma em que a coluna da protagonista é retratada como se se tratasse de uma criatura aquática. Fiquei hipnotizada...
Acho que vou adquirir o livro. Adorei-o!

E vocês, já o leram? O que acharam?
Boas leituras!

Sinopse


 


9 comentários:

  1. Olha que engraçado! Não tinha reparado nessas semelhanças. Mas digo-te mais. Depois de leres o "Sono", "Sleeper" e o "Hipnotista", quando pegares no "Oceano ao fim do Caminho" vais sentir-te dentro de um sonho. E não digo mais! Vai lê-lo.

    Ainda bem que gostaste. O livro é pequeno mas acho que demoramos mais a ler só para olhar bem para as imagens. Por acaso nunca me passou pela ideia essa teoria da mãe, mas pegando nos outros livros e nas nossas antigas Assembleias sobre o Murakami, tenho que concordar que faz sentido.

    Que vais ler a seguir? Eu estou quase a terminar os Cem Anos. Amanha já devo por a opinião no blogue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;D sim, chamam tanto a atenção...
      Ainda não sei. Por um lado quero acabar o "Nas Trevas da Noite", por outro estou curiosa com o Oceano no Fim do Caminho. Vou deixar o Hipnotista para Março, afinal.
      Quero lê-la ;D

      Eliminar
    2. Então guarda o Hipnotista. Acho que dos que me emprestaste, que não conseguir ler, também te vou pedir emprestado por mais um tempo. Quero lê-los mas não sei se vai tudo este mês :S

      Eliminar
    3. Está à vontade, SPi. Vais lendo com calma.

      Eliminar
  2. Ois,

    A Sofia s+o te está a inpingir coisinhas boas ehehe, pelo que percebo mais um excelente livro do escritor :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Olá Su!

    Ultimamente tenho visto muito este livro pelos blogues. Ainda não li, mas tenho muita curiosidade. Se calhar com todas estas opiniões vou ler este livro em breve.

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Assim que puderes lê :D é uma boa apresentação do autor, que vale muito a pena. Se gostas de surrealismo e "coisas estranhas", é do melhor.

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar