segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

The Hobby - #3

 
Um dia gostava de falar sobre um certo e determinado assunto no blog, mas enquanto vou alinhavando essa opinião, deixo-vos apenas um gostinho daquilo em que ando a pensar. É que, e sem querer ferir gostos e susceptibilidades, não percebo que tipo de música é que os adolescentes hoje ouvem. Se ouvem só o que passa nas rádios mais comerciais levo a mão ao peito e tenho um ataque. É só de mim ou somos capazes de ouvir 3 músicas de kizomba e umas quantas de origem electrónica só numa manhã? Repito: de manhã.
 
Será isto um sinal dos tempos ouvir-se música de laivos mais "nocturnos" logo de manhã? Se passassem na rádio as músicas que eu ouvia na adolescência logo de manhã não bastariam dedos a apontar que o mundo estava perdido...
E pergunto-me, também, quantos dos "teenagers" de hoje se vão lembrar das músicas "fast food" que consomem. Do que eu ouvia quando era mais novinha - e não foi assim há tanto tempo - há coisas de que nem me lembro e outras que prefiro esquecer que alguma vez gostei.
 
Prevaleceu aquilo a que as professoras e certos adultos apelidavam de "barulho". Lembro-me tão bem de uma delas a resmungar com a turma por só ouvirmos "barulho" e "ruído".
 
Este foi um dos "ruídos" de que gostei aos 13 anos. E ainda hoje gosto. Não me esqueci dele.
 
"In The End" - Linkin Park
 
 
 


4 comentários:

  1. Susana Maria, manda-me lá mensagem com esse tema que andas a alinhavar. Fiquei curiosa!!

    Quanto à questão da rádio, também é uma questão que me tenho colocado. Tento imaginar o tipo de música que os meus filhos vão ouvir daqui a uns anos e fico com pena pois provavelmente não vai ser nada semelhante ao que ouvimos hoje. E acho que a nossa geração, malta dos inícios dos anos 90, ainda temos algum crédito nesse assunto, pois ainda conseguimos gostar de música mais velha que nós. Eu adoro trabalhar ao som da M80 e posso dizer que sei umas quantas músicas de trás para a frente. Músicas essas que foram hits 10 ou 20 anos antes de nós nascermos. Será que as próximas gerações poderão dizer o mesmo??

    Mas olha, não fales muito das músicas que passam na rádio de manhã, porque ainda me lembro daquela manhã em que eu ia sentada ao teu lado no autocarro, pouco passava das 8h da manhã, e a música que passava na rádio era o Zumba na Caneca!! Devemos ter olhado uma para a outra, num daqueles momentos de telepatia, e desatado à gargalhada. Mas não se fala mais nisso!

    Quanto a Linkin Park, é sem dúvida uma das bandas que também guardo como favorita desses tempos. Julgo que este tema foi o que os lançõu para a ribalta e deste aí foi sempre a subir. Hoje mal sei o que é feito deles, com alguma pena minha. Espero que esta tua rúbrica se centre mais em temas da nossa juventude, pois é sempre giro ir ao baú das recordações. No que me toca, quando ouço esta música, lembro ainda dos tempos da escola de cá. Toda a gente andava com este cd nos discman e passava imensas vezes na rádio da escola. Enfim, bons tempos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Spi, também me pergunto isso. Será que os nossos filhos e os seus amiguinhos terão curiosidade, até, por ouvir música mais velha? Faz-me confusão.
      Ihhh se foi ahahaha
      Já nem me lembrava da rádio da escola... Belos tempos, realmente. Olha, a ultima vez que ouvi falar deles tinham lançado um single novo com o "Jijei" Steve Aoki. A música até estava bem fixe, mas PUFF. Fico a pensar: eles desapareceram ou as rádios e MTV e afins pura e simplesmente já nem se interessam por eles? E por consequência, não temos ideia do que foi feito deles? É engraçado como os supostos meios de comunicação que nos deviam informar muitas vezes limitam informação...
      (Não que a MTV seja "informativa/educativa", mas pedia-se mais diversidade...)
      Enfim...

      Eliminar
  2. Olá,

    Bem já deste uma grande spolier sobre o que andas a pensar escrever, mas que no fundo me deixa ainda mais curioso.

    Não podia estar mais de acordo e só tenho pena nao conseguir apanhar a M80 no emprego (estranho estando em plena baixa de Lisboa) mas sem duvida que o que se ouve é muito diferente dos nossos tempos, falo por mim claro :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Espero depois conseguir escrever um post decente sobre o assunto :p
      Deves notar ainda mais diferença do que nós. Fico com alguma nostalgia do tempo em que a música era mais diversificada na RFM ou na Comercial (que à partida se apanham melhor), e que se ouvia mais rock, mesmo que mais leve.
      Pois, é estranho. NO cantinho onde eu e a Spi vivemos já é de esperar. Eu dou por mim a levantar-me e a trocar de estações no emprego. No outro dia até a Renascença ouvi. Pelo menos estavam a passar estilos diversificados...
      bjs

      Eliminar