terça-feira, 5 de maio de 2015

"Doze Contos Peregrinos", Gabriel García Márquez



Este mês não foi o mais frutífero para o nosso Viagens à Lareira. Dos “Doze Contos Peregrinos" de Gabriel García Márquez apenas li quatro. De qualquer forma foram leituras que valeram por muitas, pelo que estou satisfeita comigo mesma.
Como explica o autor na introdução desta colectânea de contos - a que chamou peregrinos por terem passado por várias peripécias antes de saírem publicados - estes são  baseados em acontecimentos, sonhos ou histórias que lhe contaram passados maioritariamente na Europa. Foi engraçado reler algo do escritor. Tem uma maneira muito própria de tratar de forma banal coisas inexplicáveis, e gosto disso.
Estes foram os contos que li: 

“Boa viagem, senhor Presidente”
Um presidente no exílio viaja até Genebra para ser operado. O conto prossegue com o ponto de vista do presidente, que até preferiu ter sido deposto, e de um casal conterrâneo que se oferece para o ajudar – a um certo custo secreto.
Acaba por ser uma história sobre a velhice, ou não "chegasse o Outono naquele instante", e a mudança, e o certo é que no final há estados de saúde e opiniões alteradas.
Também achei interessante a tónica colocada na superstição, como é habitual nas histórias deste escritor. 
Estive sempre à espera de um final ou de uma revelação “surpreendente”. Tal não aconteceu, mas valeu pela qualidade da narração.

“O avião da Bela Adormecida”
Este conto tem uma história tão simples como isto: um homem fica encantado com a beleza de uma mulher que vê no aeroporto. Por sorte, fica ao lado dela no avião e enquanto cruzam o Atlântico não consegue tirar os olhos da “Bela”. Podia parecer obsessivo, mas a admiração e o encanto pela mulher são muito bem descritos. 
“Só vim fazer um telefonema”
Este é um conto opressivo no início. No final, fiquei a pensar em quem é que tinha razão. E que, se calhar, só somos malucos quando nos tratam como malucos. Ou melhor, é quando nos tratam como malucos que enlouquecemos.
Esta é a história de uma jovem mexicana em Espanha que, depois de visitar uns parentes, seguia viagem para Barcelona, para se encontrar com o marido. Tem uma avaria no carro e apanha boleia num estranho autocarro apenas ocupado por mulheres para poder ir fazer um telefonema. O problema é que quando chega ao destino das ocupantes é tratada como uma delas.
Entretanto, o marido assume que ela é que o abandonou…
Acaba por ter um veio cómico, mas é uma história aflitiva.

“Alugo-me para sonhar”
Ainda estou em dúvida se foi este ou o conto anterior o meu preferido.
Este parece ter sido baseado numa história vivida pelo “Gabito” e envolve o poeta Pablo Neruda e uma mulher que dizia conseguir sonhar o futuro de quem lhe pedia.
Estás escrito com uma estrutura curiosa, já que começa com a possível morte da mulher e acaba com o episódio central. E mais não digo para não contar a história toda.
Neste conto o “impossível” está muito presente, o que é fantástico.

E foi assim que completei o meu desafio. Foi curtinho, mas quero continuar a ler o livro.
Que contos leram no mês de Abril?

Boas viagens à lareira!

6 comentários:

  1. Olá Su,

    Foi um mês bom, então!
    O meu também. Pois li um livro de contos que escolhi para o desafio. E gostei bastante, apesar de não ser o meu género preferido. Fiquei contente.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabou por ser, felizmente :D por acaso até gosto de contos, mas o tempo andou bem apertado.
      Leste do José Luis Peixoto, não foi? Tenho de ir comentar. Tenho alguma curiosidade com o escritor, mas ainda não tive coragem :P

      Beijinhos e boa leituras!

      Eliminar
  2. Ois,

    Nada mau :D

    Apenas li um livro de contos para marcar presença no desafio :D

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fiacha! Já é bom :D espero que tenhas gostado.

      bjs

      Eliminar
  3. Como sabes também não foi nada fácil cumprir o desafio por estes lados. Mas fizeste uma boa escolha. Ainda há pouco li o Cem Anos de Solidão e já tenho saudades de ler mais deste autor. Também gosto muito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom, Spi xD é um escritor que vale mesmo muito a pena conhecer. É especial :D

      Eliminar