quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Viagens à Lareira 2015 - Setembro/ "Eu Sou a Lenda", Richard Matheson



Este é um "post" massivo sobre a leitura do desafio de Setembro do Viagens à Lareira 2015. Acontece que numa semana a concentração estava em baixo nível, e na seguinte esta Viajante esteve por outras paragens - yeahhh! - e portanto vou agregar a apresentação com a opinião deste mês.

O desafio era simples:a leitura de pelo menos um livro de um autor nunca antes lido. Tão fácil. Ou talvez não...
É que as estantes estavam repletas de novos autores que queria conhecer e a escolha era difícil. Acabei por seleccionar um livro que tinha curiosidade em ler e que, por acaso, era escrito por alguém cuja obra desconhecia, o "Eu Sou a Lenda", de Richard Matheson.
Acontece que já vi a adaptação cinematográfica, mas que já tinha lido na blogosfera que o filme e o livro eram bem diferentes. Acontece que são.
O meu conselho para quem viu o filme e quer ler o livro ou vice-versa é esquecerem que a história é a mesma. O livro foi apenas o conceito-base, portanto, se querem aproveitar bem a leitura nem pensem no filme, sequer.
Lembrem-se antes de que "Eu Sou a Lenda" foi publicado na década de 50 do século XX e que impulsionou a ideia do apocalipse zombie. Para quem, como eu, tem um fraquinho por histórias nesse cenário pós-apocalíptico é interessante ler o que pode ser considerado "a semente" do género.
Neste livro acompanhamos a rotina de Neville, o último homem numa cidade infestada por vampiros, que se dedica a reforçar a protecção da sua casa, a caçar mortos-vivos adormecidos e a sobreviver com uma garrafa de "whisky" por perto, principalmente quando as memórias  da família se tornam mais duras. Entretanto, Neville acaba por pesquisar sobre o vampiro, curioso com a causa da epidemia e da sua condição como o único não-infectado.
Gostei da forma como foi escrito, já que os pensamentos do protagonista se agregam com a narrativa, o que nos aproxima mais das suas mágoas. Da mesma forma há um bom ritmo entre as passagens sobre a rotina diária e as cenas acerca do passado, de modo a que certas surpresas sejam reveladas ao leitor no momento certo.
Sobre o final, só posso adiantar que finalmente percebi o título.
A edição que li traz também três contos que foram do meu agrado, pelo ritmo rápido e pelo enredo: "Nascido de Homem e de Mulher", "Presa" e "Perto da Morte". 
O primeiro foi o meu preferido pela perspectiva utilizada. É um pouco perturbador, tendo em conta que não é propriamente do género fantástico. Existe uma menção a "banha verde" que cai quando o ser que vive na cave é espancado pelo "papá", mas não deixo de pensar que ele não sabia o verdadeiro nome da cor.
O "Presa" supostamente é arrepiante. Temos uma mulher, com uma mãe um pouco possessiva, que compra como prenda para o namorado uma estatueta tribal que, supostamente, teria um espírito de um guerreiro aprisionado. Ao longo da leitura lembrava-me de filmes cómicos - defeito meu - mas o final amendrotou-me.
"Perto da Morte" deve ser o conto mais curto e mais tragicómico com que me deparei. É sobre o pedido de um funeral de um "viúvo" choroso ao cangalheiro. É óptimo na simplicidade.


Já conhecem Richard Matheson? Qual foi o novo autor que escolheram para Setembro?
Boas viagens à lareira!

14 comentários:

  1. Olá Su!
    Li este livro o ano passado, o final é que não foi o que esperava mas gostei bastante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita!
      Por acaso lembrei-me de ti enquanto o lia. Pareceu-me do teu agrado também :p
      Eu esperava que o final fosse mais parecido com o do filme, mas pronto. Ele é que se torna a lenda...
      beijnhos e boas leituras!

      Eliminar
    2. Olá Su!
      Acreditas que o ano passado fiquei a gostar do género terror e horror?! Gostei e este ano vou repetir =)
      Não vi o filme porque, pronto, não gosto muito do Will Smith eheheh
      Beijinhos

      Eliminar
    3. A sério? Eu tenho de me atrever. Acho muita piada à ideia durante o dia, mas à noite.. Brr! sou uma medricas, mas pelo menos quero ler alguns do Stephen king. Fazes muito bem! Realmente, é giro atrevermo-nos em géneros novos.
      Ahahaha
      Ele, coitado, é daqueles actores que sem querer protagonizam a mesma personagem vezes sem conta, mas em "I, Robot" gosto dele. Não te recomendo o filme. Os zombies do Walking Dead metem os vampiros a um canto e a única coisa interessante que mexe é mesmo a cadela que, no filme, acompanha Neville.

      beijinhos

      Eliminar
    4. A partir de dia 1 de Outubro vamos ter novidades no grupo do GR, é questão de depois ires espreitar ;)
      Mas sim, o ano passado participei no projecto Sexta Assombrada, com a Catarina do Sonhar de Olhos Abertos e gostei bastante. Do Stephen King li A Luz e Misery, mas não fiquei fã do tipo de escrita mas gostei da história do Misery. A Annie é mesmo... olha nem sei como descrever XD E este ano quero ler, pelo menos, mais um livro dele.
      Nem sei explicar porquê, mas realmente não é actor que me leve a ver filmes, aliás, acaba por ter o efeito contrário =P

      Eliminar
    5. Tenho mesmo de colocar o Misery na wishlist... Boa, tenho que lá ir espreitar :D tenho na estante "O Retrato de Rose Madder" dele, que talvez deixe para Outubro, para o desafio Viagens a Lareira, que vai incluir terror. Tenho mesmo vontade de me aventurar hehe

      Eliminar
  2. Oie,

    Já li e embora tenha gostado não me encheu as medidas :)

    Do escritor ainda tenho "A Caixa" por ler.

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Fiacha,
      Acontece com alguns livros... Estou curiosa com "A Caixa", porque gostei dos contos que o livro trazia. Esperemos que seja do nosso agrado :D
      bjs e boas leituras!

      Eliminar
  3. R: lembro-me perfeitamente desse episodio, foi mesmo "omg este povo ta todo louco!"

    ResponderEliminar
  4. Olá Su,
    Já vi opiniões sobre o livro mas nunca li nada do autor.
    Tenho a sensação que não vai ser a minha "praia" :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura,
      Pois, pode não ser do teu agrado... Só to recomendaria para quando quisesses uma leitura diferente do que é costume (às vezes aborrecemo-nos dos estilos que lemos e apetece algo completamente diferente...)
      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  5. Olá, Su. Desse autor nunca li nada, mas escolhi o Brandon Sanderson para cumprir o desafio deste mês. É verdade que ele não é propriamente um "novo autor", mas nunca tinha lido nada dele, por isso conta à mesma. :D
    Beijinho e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Nuno,
      Fizeste bem ahaha também segui essa linha de pensamento. Este recomendo-te, nem que seja só pela curiosidade. Ainda não conheço Brandon Sanderson, mas também me chama a atenção.
      beijnhos e boas leituras

      Eliminar