segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Este ano deixei outra vez livros a meio...

Com o mês de Dezembro a chegar a meio, acho que ainda estou a tempo de publicar os meus balanços de leituras, incluindo uma listagem daquelas que deixei a meio. É um mau vício, mas como se diz, já não é defeito, é feitio...
Segundo os meus apontamentos, pelo menos em 2015 deixei "apenas" estes seis livros:
 
- "As Bruxas de Eastwick", de John Updike
 
Todos nos lembramos do filme baseado no livro. Acontece que o livro é bem melhor, e tem explícita a crítica à sociedade americana da época e, fiquei desconfiada se não apontaria o dedo aos novos valores "familiares". É que as três amigas bruxas de Eastwick divorciaram-se, são descuidadas com os filhos e dedicam-se a entreter-se com os homens que tomam por amantes (normalmente, casados). Por acaso, gostei da forma como a magia é apresentada e gostei que parte da crítica à sociedade fosse proferida por Van Horne, que vive numa mansão que cheira a enxofre e tem um criado chamado "Fidel"  - e está tudo dito sobre quem ele realmente é.
Deixei o livro a meio porque - e por favor não me atirem pedras - me aborreci com o estilo de escrita do autor. É muito, muito descritivo, e preferi partir para outras "paragens".
Um dia repesco-o.
 
- "O Coração é Um Caçador Solitário", de Carson Mccullers e "A Elegância do Ouriço", de Muriel Barbery
 
Estes dois livrinhos estão no mesmo "saco". Por coincidência, foram comprados ao mesmo tempo. Por coincidência, aconteceu-lhes o mesmo destino este ano. Foram deixados a meio quando dei pela pilha de livros que lia no momento a crescer. Entretanto, com as leituras para desafios e para o clube a imporem-se, preferi colocá-los de volta na estante. Para o próximo ano dou-lhes prioridade.
 
- "Uma Casa de Família", de Natasha Solomons
 
Eu tinha a certeza de que ia gostar dele, mas senti que faltava alguma coisa. Por estranho que possa parecer, na mesma altura sentia-me mais cansada e preferi larga-lo para não embirrar com o livro. Já repararam como isso acontece com livros que noutra fase até gostamos? Acho que o remédio é mesmo largá-los e, mais tarde, quem sabe, dar-lhes outra oportunidade.
 
- "A Kiss of Shadows", de Laurell K. Hamilton
 
Tenho a história típica sobre esta leitura. Um dia, entrei numa papelaria e deparei-me com um livro de Laurell K. Hamilton a um bom preço - abaixo de cinco moedas! Não pensei duas vezes e trouxe-o comigo. Só depois reparei que tinha apanhado o segundo livro de uma trilogia, e não um stand alone. Felizmente, o meu Kindle, que é uma prenda em segunda mão cheia de livrinhos interessantes, estava bem recheado com fantasia urbana e tinha o "A Kiss of Shadows"!
Lê-lo era um duplo desafio, já que era a versão original em e-book: cansava as minhas pestaninhas. Fica para a próxima.
 
E vocês, deixaram livros a meio este ano?


8 comentários:

  1. Viva,

    Bolas tantos ? Raramente me acontece embora em vários casos tenha dado o meu tempo por mal empregue, mas isso acontecia-me mais com livros da Chiado Editora :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fiacha!

      Ahahaha acredito... É um vício muito mau meu. Espero que para o ano este post seja sobre como não deixei livros a meio :p

      bjs e boas festas!

      Eliminar
  2. Olá Su
    Nunca li nenhum desses mas tinha alguma curiosidade em Uma Casa de Família de Natasha Solomons.
    Este ano também deixei três livros a meio: A Cor Púrpura de Alice Walker; No Meu Peito Não Cabem Pássaros de Nuno Camarneiro e O Circo da Noite de Erin Morgenstern. Continuo com muita curiosidade nos dois primeiros, mas não estava com "espírito" na altura ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Não te portaste muito mal, então eheh Pois, e quando não estamos acho que mais vale repô-los na estante para não nos aborrecerem.
      Já li "O Circo dos Sonhos" :D há quem diga que se custa a entrar na história, mas adorei-o.

      beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Su,

    Não conheço nenhum desses, apesar do "Uma Casa de Família" não me soar estranho... Assim de repente acho que não deixei nenhum a meio, mas ainda não foi este ano que li o Vinho Mágico... Acho que vou desistir de o por nos objectivos de todos os anos....

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Spi,

      Já coloquei esse aqui como possível leitura para o desafio umas duas vezes, coitadinho. Deve ser daí que também te lembras dele.
      Assim é que é, muito bem. Acho que sim, se não nunca mais o lês. Um dia então pega-lhes.

      beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Su,
    Já deixei tantos livros a meio que já nem me lembro deles :)
    Dos que nomeaste só li "Uma Casa de Família" e gostei muito. Pena não teres gostado. Mas não podemos gostar todos do mesmo, não é? :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura,
      Acontece. Eu desde há dois anos que tomo nota deles :p
      Pois, não me agarrou da maneira que esperava. Quero dar-lhe outra oportunidade. Vamos ver como corre.

      beijinhos e boas leituras!

      Eliminar