quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

"O Mago - Mestre", Raymond E. Feist

 
Atenção, caros leitores, a opinião que se segue pode conter "spoilers" ao primeiro volume
 
Enfim, consegui acabar a segunda parte do livro "O Mago", de Raymond. E Feist. Gostei muito mais do que o primeiro volume, já que somos apresentados à cultura tsurani. Encontramos Pug escravizado, quatro anos depois, mas vamos acompanhar um ascensão rápida do aprendiz de mago, quando percebem o poder que detém. Tomas também é uma personagem diferente, dividido entre a natureza humana e a alma do valheru a quem pertencia a armadura que envergou. Portanto, se por um lado tomamos conhecimento do que se passa no Reino, em tumulto pela guerra e pela ambição de um certo e determinado nobre, por outro percebemos como o Império "pensa".
No fundo, é um livro de aventuras e gostei de as acompanhar. Entreteve-me muito bem, e acho que é exactamente esse o seu objectivo.
Apesar disso, tenho de apontar uma pequena falha que me picou. Duas, até. Ou três.
É que percebo que os protagonistas sejam todos masculinos, mas não compreendo porque as personagens femininas são todas tão parecidas. Pedia uma pouco mais do que serem "apenas" as "namoradas" - ou aspirantes a tal - deles.
 
Agora, atenção, que se aproximam "spoilers" ao segundo volume
 
Outras questão que me acicatou é que eles se tornam pais com a maior da descontracção. Pug fica afastado da namorada, Katala, por imensos anos para treinar como Mago, mas quando regressa para ela e sabe que tem um filho não senti a emoção que devia. Isto não falando que Katala, de repente, muda de personalidade, e parece que se submete a ele. Só falta a descrição de uma vénia quando o trata por "marido". Estranho...
Tomas, entretanto também fica a saber que Aglaranna, a rainha dos elfos, com quem mantém uma relação, também está grávida dele. E pronto. Faltou qualquer coisa.
Além disso, há pela história um mago misterioso, Macros, que vai ser responsável pela maioria dos acontecimentos, principalmente no final, chegando a levar algumas personagens a uma espécie de traição. Avisa que vão perceber as razões dele, mas, também as achei fraquinhas. E não gostei da personagem, que é demasiado "poderosa".
São só desabafos...
 
Caros leitores, os spoilers acabaram. Podem ler à vontade o que se segue
 
Posto isto, tenho a comentar que como livro de aventuras e fantasia que é gostei. Entreteve-me, divertiu-me, e levou-me para outro lugar como um livro destes é suposto. Adorei a descrição do Império tsurani, e fico com vontade de ler os livros do autor passados nesse universo. Tem uns toques aztecas, os habitantes mantém um sentido de honra muito nipónico, mas pareceu-me muito bem construído. Da mesma forma, gostei como o escritor tratou as origens dos elfos de uma forma mais original.
O livro tem falhas como as que apontei, mas continuo com vontade de ler os restantes volumes.
 
Sinopse
 
Conhecem este livro? Qual é a vossa opinião?
Boas leituras!
 


2 comentários:

  1. Ois,

    Só posso dizer que os livros seguintes são bem melhores, tudo dito ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fiacha,

      Eh lá, estou curiosa :D

      bjs e boas leituras!

      Eliminar