terça-feira, 15 de março de 2016

"O Indesejado", Sarah Waters

Adorei este livro! Foi uma experiência de leitura óptima, tanto pelo estilo de escrita, como pelas personagens; como pelo mistério que envolve a propriedade de Hundreds Hall, que me manteve agarrada nas últimas páginas.
Tem um início lento, que nos permite absorver a atmosfera quase gótica da história que nos é relatada pelo Dr. Faraday, um médico de província que se torna próximo de uma família um tanto peculiar.
Hundreds Hall é a morada decrépita de uma família fidalga que já viu melhores tempos, naquela época pós-Segunda Guerra Mundial, os Ayres. É formada apenas pela mãe viúva e pelos dois filhos, Roderick e Caroline - e, de certa maneira, por Gyp, o cão da casa. Roderick é uma personagem trágica, pois não só sofreu um acidente na queda da aeronave que pilotava na guerra, como tem sobre si os encargos da propriedade, agravados pelo conflito.Caroline, ao contrário de Mrs. Ayres, tem modos simples a raiar o rude, e chega a cuidar da casa ao lado da criada, Betty.
São uma família que tenta manter o seu estatuto aristocrático, apesar de, de certa maneira, estar numa situação pior do que a dos seus trabalhadores. A pouco e pouco o Dr. Faraday torna-se um apoio para eles, mas não adianto mais sobre o livro para que cada leitor o descubra e tire as suas conclusões.
O certo é que enquanto li "O Indesejado" senti muitas vezes o arrepiozinho na nuca e achei curioso que um livro que não é classificado como terror tivesse esse efeito. Além disso, o que é relatado deixa-nos da dúvida sobre os acontecimentos na casa: histeria colectiva ou algo mais negro? 
Eu tenho a minha própria teoria.
De qualquer forma, como disse antes, adorei esta leitura, que preencheu todas as expectativas, e sabem que mais? Também vou sentir saudades de Hundreds Hall por uns tempos. E vou querer ler mais obras da autora.

Já leram o livro? Partilhem comigo a vossa opinião.
Ainda não o leram? Recomendo-o.
Boas leituras!

Sinopse


Nota: "O Indesejado", de Sarah Waters, foi cedido pela Editorial Bizâncio, a quem não deixo de agradecer esta oportunidade de leitura.

4 comentários:

  1. Olá Su!
    Que bom que adoraste =D
    é um excelente livro!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      É, é excelente :D até tenho pena de o guardar na prateleira...

      beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Su,

    Tenho visto imensas opiniões sobre este livro. Com essa da "histeria colectiva" con seguiste captar a minha atenção. Fiquei curiosa e bem sabes que adoro livros assim, com qualquer coisa de estranho. Ainda vou ponderar pedi-lo à editora :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, spi,
      Sim, tens de o ler :D e depois temos de falar sobre a "histeria" porque tb te interessas por esses "assuntos" de coisas estranhas a acontecer... E mais não digo :D

      beijinhos

      Eliminar