terça-feira, 9 de agosto de 2016

"Boleia Arriscada", Stephen King

Neste "Boleia Arriscada" o leitor é presenteado com catorze contos de Stephen King e, como o próprio autor explica na introdução, por vezes sabe bem sentarmo-nos no sofá a ler uma história cujo desfecho está perto. No caso dos contos deste livro, muitas vezes emergi da leitura com a sensação de que tinha decorrido mais tempo e que lera algo maior. É que Mr. King tem muito jeito para apresentar personagens completos, atrair-nos para o centro da acção e inculcar-nos aquele nervoso miudinho que se quer quando se lê suspense. 
Gostei no geral dos contos e acho que são recomendáveis a quem goste do género ou que queira começar a lê-los mais vezes. São muito completos e se há um ou outro que queríamos ver transformado em algo maior, o certo é que mais páginas iam tirar-lhe o brilho.
Dos catorze só não li o "Na Sala da Morte" até ao fim. É passado durante um interrogatório e não consegui deixar de ter a sensação de que era um exercício de escrita sobre essa situação. Pode não o ser, claro, mas não me senti cativada. 
De resto, prefiro apenas fazer uma apreciação geral para não vos retirar o elemento surpresa acerca do temas, mas tenho que destacar os meus preferidos:

- "Sala de Autópsias Número Quatro"
Alguém prestes a ser autopsiado vivo? Não haveria melhor forma de começar a colectânea. É de roer as unhas...

- "Tudo O Que Amamos Nos Será Tirado"
Misturemos as frases estranhas que vemos gatafunhadas nas portas do W.C. ao longo das auto-estradas com um pensamento suicida. Este comoveu-me pela forma como o protagonista vai ponderando a decisão dele.

- "Tudo É Fatal"
Adorei como o protagonista nos vai prestando as informações até termos um quadro sobre uma nova vida dele. Foi daqueles que tive vontade de ler mais, já que o final me soube a pouco. Estava a gostar tanto... Parece algo saído de um episódio de "Ficheiros Secretos".

- "O Vírus da Estrada Dirige-se Para Norte"
Se me pedissem para escolher um preferido sem pensar muito no assunto apontava para este primeiro. Para não vos estragar a surpresa, digo apenas que é sobre um escritor que compra um quadro numa venda de garagem. Só que o quadro não é uma pintura qualquer, ou o pintor não se teria suicidado... Este foi lido com o coração a mil, principalmente nas últimas páginas. Achei-o aterrorizador.

- "Almoço no Café Gotham"
Esperava não gostar assim tanto, mas a narração do protagonista era peculiar e foi engraçado partir para esta leitura sem ter noção do que poderia ser o desfecho...

- "1408"
É claro que achei piada a este. Vejam: um quarto de hotel, o 1408 - somem os números! - nunca é vendido. Provavelmente as histórias estranhas sobre os suicídios e os desmaios das empregadas são só disparates. Ou não. De qualquer forma, Mike está decidido a passar lá uma noite, para escrever mais um livro sobre as suas experiências em locais ditos "assombrados"...

Por curioso que seja, achei "O Homem do Fato Preto" e "Boleia Arriscada" similares. Em ambos os protagonistas encontram-se com uma estranha personagem e temem não chegar a tempo de ver uma pessoa que amam ainda com vida. São também bons contos, que acabam por nos deixar a pensar. 
Já de "A Teoria de L. T. Sobre Animais de Estimação" esperava gostar mais, mas a forma como é narrado é curiosa e tem uma mudança de tom peculiar, pois começa com um estilo quase cómico e termina de forma mais pesada.
Os restantes não me tocaram tanto, apesar de me sentir a sufocar com as repetições em "Aquela Sensação, Só Conseguimos Dizer O Que É Em Francês", como era suposto. Para mim o mais fraco foi "A Moeda da Sorte". Dei por mim a sentir-me enganada - como quando as histórias no final são só um sonho - e depois o desfecho não me empolgou como deveria.

No geral foi um livro de que gostei muito, mesmo que lido ao longo dos últimos meses entre outras leituras. Foi uma forma de conhecer um pouco mais do trabalho deste escritor e decerto vou querer ler mais contos dele, para além de romances.

Sinopse
E vocês, já leram algum conto de "Boleia Arriscada"? Qual é a vossa opinião?
Boas leituras!

5 comentários:

  1. Oie,

    Não li mas tenho que voltar a ler este escritor e até tenho vários dele por le, como a Cupula e outro de contos.

    Gostei bastante do teu comentário ao livro, muito completo, parabéns :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fiacha,

      Obrigada :D acho que vais gostar deste, se apostares nele. Estou super curiosa com A Cúpula, mas quero ler mais dele, sem dúvida.

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sofia,
    Confesso que este é um autor com o qual tenho uma relação um pouco complicada. Gostei bastante da história do Misery mas o tipo de escrita do autor não me seduz. E os outros dois livros que li, ainda os achei mais fracos. Mas vou-lhe dar, pelo menos, mais uma oportunidade pois tenho O Meia-Noite e Dois por ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E desculpa Su, troquei-te o nome =P

      Eliminar
    2. Olá, Tita,

      (Não faz mal :p hehe) Por acaso neste livro de contos ele vai alterando a forma de narrar a história e mostra outras facetas dele. Acho que sim, dá-lhe outra oportunidade :D
      beijinhos

      Eliminar