quarta-feira, 17 de agosto de 2016

"Crónicas de Uma Pequena Ilha", Bill Bryson

Neste livro acompanhamos a jornada de Bill Bryson pela Grã-Bretanha, onde o autor viveu por uns bons anos. Antes de partir com a família para os Estados Unidos da América, de onde é oriundo, empreende esta última viagem com um foco central: perceber o que tanto lhe agrada naquela "pequena ilha". Assim, compara a Inglaterra da década de 70, quando lá chegou pela primeira vez, com a da década de 90 em que vive, e tece os seus comentários de Londres até Glasgow.
Gostei de ler o livro, mas tive pena de não ter referências pessoais sobre os lugares referidos, apesar do poder evocativo de Bryson, que consegue transportar-nos de uma estação de comboio fria e escura a colinas verdejantes e pejadas de aldeias. Aliás, foi mesmo o estilo irreverente do escritor que me agarrou. Bryson é mordaz  e diz o que tem a dizer, seja  para um infeliz empregado do McDonald's ou um desabafo ao leitor, de uma forma que me levou a pensar "Não! Ele não escreveu isto!" algumas vezes. Tece ainda várias críticas ao longo da viagem - seja aos serviços da British Ralways, ao que considera um mau planeamento urbano em zonas com edifícios antigos, ou a um quarto de hotel.
Tive pena de não encontrar no livro mais curiosidades sobre o país, até pela forma engraçada como o autor as expõe. Ao invés, Bryson prende-se muito em descrever tipos de estabelecimento local, pubs e estações de comboio, e por vezes tive receio de que o livro não passasse de um relato aborrecido sobre... lojas, pubs, restaurantes indianos e estações de comboio. Esperava que se prendesse mais sobre os aspectos culturais dos britânicos pela visão acutilante do autor, e nesse aspecto, soube a pouco. Prendeu-se muito na Inglaterra, País de Gales e Escócia ditos "físicos", e, se por um lado é interessante perceber que locais de interesse existam em certo local, por outro, às vezes, as passagens são tão sucessivas que se podem tornar entendiantes.
Ainda assim, gostei do estilo de escrita, como já referi acima, e é sempre bom ler algo diferente do habitual. Acho que "Crónicas de Uma Pequena Ilha" pode ser o livro ideal para quem também planeia fazer uma road trip pela Grã-Bretanha.

Sinopse

Já conhecem este livro? Qual a vossa opinião?
Boas leituras!

Nota: O exemplar lido foi cedido pela Bertrand Editora para opinião, a quem desde já agradeço. 
 

6 comentários:

  1. Desconhecia :o e vou ter que comprar está visto! A ver o que é que ele diz da ilha ;)

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, C.,

      Sempre tomas umas ideias para ires fazendo uma road trip por aí tb :D estava à espera de algo diferente, mas como os gostos nunca são iguais...

      beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Su,
    Ohh que desilusão, pois estava com algumas expectativas acerca deste livro. Não sei se o vou ler :\
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura,
      Pois, tinha uma ideia muito diferente dele... Acho que é mais engraçado se já conheces alguns dos locais ou se está a planear visitar "a ilha", mas esperava outra coisa.

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Su,
    Que pena que não correspondeu às tuas expectativas. Que venham melhores leituras =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar