terça-feira, 8 de novembro de 2011

"Filha da Fortuna"

“Filha da Fortuna” é sinónimo de Isabel Allende no seu melhor. Uma história de amor, procura e esperança, apimentada com o toque de exotismo a que a autora nos habituou. 
Eliza Sommers, uma jovem chilena criada por uma família inglesa, é educada por Miss Rose como uma rapariga “de boas famílias”, mas também por Mama Fresia, a índia. Culta, dona de uma boa memória e de um olfacto apurado, vive um romance proibido com Joaquin Andíeta, um dos trabalhadores do escritório do tio, interessado nas novas ideias liberais da época. Quando os rumores sobre a quantidade de ouro que pode ser encontrada na Califórnia chegam ao Chile, Joaquin, que não se sente mais do que um bastardo, decide partir, para enriquecer e poder oferecer uma vida melhor à mãe. Eliza não aguenta as saudades do amante e foge de casa, instalando o escândalo na cidade. Para tal, tem a ajuda de Tao Chien, um médico chinês, retirado do seu país à força… Somos atirados para um mundo de homens, violento, onde não há lei, apenas armas, em pleno século XIX, quando a “febre do ouro” alastra pelo mundo e o Oeste dos actuais Estados Unidos da América recebe uma enorme vaga de imigrantes, em busca de riqueza.
Este não é um livro que se leia de um fôlego. Isabel Allende gosta de apresentar sempre a vida e o percurso das personagens e, se em certos pontos o faz apenas num parágrafo, noutros fá-lo num capítulo. Mas é um livro de pormenores, onde as personagens escondem segredos que se revelam quando menos se espera, e que deixa a sua marca.



4 comentários:

  1. AAAAHHHH.... não me tinhas falado deste. Parece super interessante. Bem vinda ao mundo dos blogues ;)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo blogue que seja um sucesso!
    Adoro Isabel Allende, só me falta ler o último livro editado em Português :))

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, às duas! Pois foi, Di, acho que falei dele por alto, algures a meio de uma das nossas conversas :P
    Mais uma fã de Isabel Allende! Também já vi o último, e promete!

    ResponderEliminar
  4. Assim já sabes que tens de me emprestar este também ;) fiquei curiosa com os livro dela!

    ResponderEliminar