terça-feira, 8 de novembro de 2011

"O primeiro "

Diz-se que "há uma primeira vez para tudo", e são as primeiras experiências as que mais nos marcam. Quem não concorda?
Não me lembro qual foi o primeiro livro que tive, até porque, felizmente, cresci numa casa com estantes a abarrotar de volumes, mas lembro-me qual foi o primeiro que li, como uma "crescida". "Uma aventura na cidade", era esse o título. E quem não o leu? Hoje sou capaz de criticar essa colecção, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, mas o certo é que fizeram parte da minha infância, a par da de uma outra série da época dos nossos pais: "Os Cinco", de Enid Blyton. Mostraram-me que livros são mais do que uma resma de páginas cosidas e coladas e repletas de letras. Livros são bilhetes de viagem. "São" viagens, e, por algumas horas, dão-nos a oportunidade de viver outras vidas, calcorrear outras estradas.
Não gosto de dizer que "quem não lê é como quem não vê", uma frase que já cheira a mofo (blagh!), mas o que é certo, é que nos dão outra visão. E retiram peso às carteiras, mas isso é outra história. Ups! Post.

5 comentários:

  1. aaah... concordo com as últimas frases. li muitos de uma aventura e li só os Cinco na Ilha dos Tesouros. Infelizmente.

    ResponderEliminar
  2. É, não é?Hihi Os outros são tão giros! Além das outras colecções de Enid Blyton, como "As gémeas" e "O colégio das 4 torres". Com sorte encontramos uns baratinhos ;D

    ResponderEliminar
  3. espero que sim.... adoro compor a minha estante :D já está quase cheia ;)

    ResponderEliminar
  4. Tens aqui um belo cantinho!
    Boa sorte para o teu blogue.
    Cá virei espreitar!

    Os livros de "Uma aventura" e "Os cinco"... que saudades!
    :D

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, Arame :D Sim, esses foram óptimos tempos!

    ResponderEliminar