segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

"Espada que Sangra", Nuno Ferreira


Este livro foi a minha última leitura de 2014 e não poderia ter acabado melhor o ano. Foi uma revelação mesmo muito agradável!
“Primeiro estranha-se e depois entranha-se” poderia ser o mote para este livro, já que foi mais ou menos isso que se passou durante a minha leitura. Mas vamos por partes.
Fiquei com grandes expectativas vindas da opinião da Spi e do Fiacha. Quando comecei a ler, fiquei viciada. Depois, algures a meio, perto das cenas passadas numa aldeia de “meio-curvados”, senti-me um bocadinho aborrecida. No entanto, há uma reviravolta e já li até ao fim com maior satisfação. É que não há grandes pontas soltas! E todas as personagens secundárias que aparecem são de alguma forma relevantes para a história, ou estão ligados aos protagonistas, o que se tornou surpreendente e muito interessante.
Gostei muito e dou toda a força para que esta saga continue a ser publicada. Espada que Sangra foi um bom primeiro livro e, acima de tudo, um bom primeiro livro para início de uma saga. Tem potencial.
Acima de tudo, e mesmo sendo fantasia épica (acho que é assim que o poderíamos categorizar), é um livro com credibilidade. A História e os acontecimentos relatados parecem reais, tal como a maioria das personagens o parecem ser. Por muitos músculos que os guerreiros de Welçanthia tenham e muito curvilíneas sejam as mulheres, as personagens estão bem construídas. São verossímeis.  Sabemos quais são os seus objectivos e ao mesmo tempo os seus medos, e sentimos a sua ambição, mas também insegurança.
Aliás, é a credibilidade do mundo criado pelo autor um dos pontos fortes do livro. Senti que podia existir, o que também advém da forma como vai apresentando a História de Terra Parda. Temos lendas, relatos de batalhas e, até, por vezes sabemos o nome do arquitecto encarregue da reconstrução de um dos palácios. Temos até religião credível.
Também gostei das raças humanas presentes naquele continente, como os Hurkk, e, claro, os meus preferidos, os “el’aks”, cujo “presente” colonialista foi bem construído.
Outro ponto a favor da minha opinião positiva vai para o estilo de escrita, pelo seu vocabulário vasto.
O ponto negativo vai mesmo para uma das cenas a meio do livro, com a demanda de Hymandher e a chegada a uma certa aldeia de meio-curvados que achei mais cliché.
De qualquer forma, Nuno Ferreira está perdoado. Já disse que tem potencial? Venham lá então os próximos volumes.
 

 
P.S.:Tenho de agradecer à Spi esta prenda de Natal tão boa e de agradecer ao Nuno pelo autógrafo tão gentil. Obrigada!

10 comentários:

  1. Ois,

    Fico muito contente que tenhas gostado e estou contigo venham os próximos volumes :)

    Aqui está a prova que temos escritores nacionais com muito talento :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Sim, tens toda a razão. Temos mesmo de dar força para que os leiam, porque merecem. Estou curiosa para saber o destino de alguns dos nossos amigos hehe

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Awww da minha parte não tens que agradecer nada, foi como muito gosto e fico feliz por teres gostado :)

    ResponderEliminar
  3. Olá, Su!!! Fico muito contente que tenhas gostado do meu livro. Mais logo irei partilhar o link do teu blogue no facebook. Tenho pena que tenhas ficado aborrecida com os meios-curvados :P
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada, Nuno :D não leves a mal terem-me aborrecido :P em contrapartida gostei de muito mais elementos e estás de parabéns. Os teus protagonistas prometem...
      P.S.: Diz-me por favor que nos próximos livros vamos ler mais sobre as Gentes do Crepúsculo hehe até davam arrepios... Gostei muito da passagem em que uma das personagens sonha com eles.

      Bjs e força com a saga!

      Eliminar
    2. Claro que não levo a mal :P Obrigado. Não me lembro de nenhum personagem ter sonhado com as Gentes do Crepúsculo :O será que te estás a referir aos Vultos Negros?
      Mas sim, tanto as Gentes do Crepúsculo como os Vultos Negros vão aparecer e muito nos livros seguintes :D
      Beijinho

      Eliminar
    3. Eish! Que mal da minha parte... São os vultos negros então! Ahaha desculpa...
      Boa!!
      Bjs

      Eliminar
  4. Olá!!

    Ainda bem que gostaste :)

    Tenho mesmo que ler este livro :)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura!
      Sim, assim que puderes tens mesmo de ler :D é muito bom, e surpreendente.
      Bjs e boas leituras!

      Eliminar