terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Viagens à Lareira 2015 - Janeiro

 
Vamos lá então dar início ao desafio literário de 2015!
Para este mês o desafio consiste em ler pelo menos um romance histórico. Por acaso, é dos meus géneros literários de eleição. Gosto de ler sobre outras épocas - e se meter rainhas e uma conspiração ainda melhor.
Eu bem tentei fazer suspense e não dizer logo à Spi qual é que ia ler, mas já escolhi o primeiro de Janeiro (e confesso que comecei a ler ontem, porque não resisti às primeiras páginas). É claro que tive de contar à minha amiga, até porque no último chazinho de 2014 lhe tinha falado deste.
 
O prioritário foi, portanto, o "Madre Paula", de Patrícia Muller. É sobre uma das amantes de D. João V, o nosso "Rei Sol", a Madre Paula, uma freira do convento de Odivelas. É estranho pensar que as freiras, "noivas do Senhor", afinal não tivessem uma vida tão "monástica". Enfim, coisas estranhas... Certo é que gostei do estilo de escrita e o livro promete.
 
 
Se tudo correr bem - ou seja, se conseguir ler mais romances históricos este mês - as minhas escolhas decerto que vão recair num destes:
 

 
 
E vocês, se seguirem este desafio, qual vão escolher? Já leram algum destes livrinhos? O que acharam?
Boas viagens à lareira!



12 comentários:

  1. Ah pois, falámos no Memorial do Convento e tudo. Se depois gostares tens que me emprestar :) Quanto aos restantes, o último parece-me muito bem. Tu e os judeus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, que estávamos na duvida se se falava disto lá ou não. No Madre Paula já fizeram referencia à construção do convento de Mafra :D achei tão giro. E também já houve referência a uns pormenores engraçados-sem-piada-nenhuma, como os trabalhadores que não eram pagos, e a quantidade de ouro que foi levada ao Papa para o ofuscar. Parece que o nosso país foi sempre a mesma podridão lol Sim, empresto! Talvez seja o segundo. Quero muito le-lo apesar de que já no "Fisico" tb se fala de judaísmo e não quero "enjoar". Pois, sabes como eu sou... (eles dão-me tanta pena..)

      Eliminar
  2. Ois

    Muito bem eu gostava ler "No pais da nuvem branca", de Sarah Lark mas estou à espera que chegue tal como "O Cavalheiro Inglês" de Carla Soares, ambos da Marcador, vamos ver se chega a tempo :)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudações!
      Já ouvi falar de ambos, parecem bem interessantes. Gostava de ler um da Carla M. Soares tb. Acho que os livros dela prometem...
      Esperemos que chegue hehe
      bjs e boas leituras!

      Eliminar
  3. Olá!

    Boas escolhas!
    Eu, para começar, vou só ler um deste género e já comecei! "A Papisa Joana" foi a escolhida!! Foi-me recomendado!
    Até agora estou a gostar :)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada :D
      Ohh, e que escolha :D é um livro tão bom! Foi dos primeiros livros para "adultos" que li e gostei muito. Estou a pensar impingi-lo à Spi.
      Espero que continues a gostar.
      Beijnho e boas leituras!

      Eliminar
  4. Também gosto de romance histórico, já li Uma Casa de Família e gostei, fala da perseguição ao judeus e de mudanças sociais.
    Boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda, Lou!
      Estou muito curiosa com "Uma Casa de Familia". Só tenho lido opiniões positivas. Espero gostar, esses temas interessam-me :D
      bjs e boas leituras!

      Eliminar
  5. Eu vou seguir o desafio com: "O Espião que Saiu do Frio" de John le Carré. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, Nuno! Espero que gostes :D do John Le Carré ainda tenho "O Fiel Jardineiro" por ler. Ainda não me atrevi, mas talvez o deixe para o desafio de novo autor.
      Bjs e boas leituras!

      Eliminar
  6. Olá :) Já li a "Bibliotecária de Auschwitz" e é um grande livro. Adorei.
    Fiquei curiosa com "Uma Casa de Família" :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Denise! Ainda bem que o adoraste. Os dois livros piscam-me muito olho e é bom saber que são boas leituras. Também estou curiosa. Vai ser difícil escolher qual deles ler primeiro :p
      Beijnhos e boas leituras

      Eliminar