Cada vez mais acredito que há épocas ideais para certos tipos de livros. A leitura de "Orgulho e Preconceito" seria uma espécie de "releitura", pois já o tinha lido algures na adolescência - sabem como é, uma amiga leu-o, gostou, e naqueles tempos uma pessoa não podia ficar atrás. Ora, dessa altura só me lembro de ter achado a escrita um pouco petulante e o sr. Collins muito disparatado. Acontece que este livro já devia ter sido lido há uns meses para o Desafio de Clássicos, mas não estava com disposição para ele. Na semana passada, e por culpa de certo e determinado filme que comecei a ver - sim, "Pride and Prejudice and Zombies", pois claro -, dei por a pensar nele, lá na estante, abandonado ao pó.
Comecei a ler e não consegui parar. A premissa é previsível, mas muito engraçada. O sr. e a sr.ª Bennet têm cinco filhas, Jane, Lizzie, Lydia, Kitty e Mary, e a mãe está desejosa de as ver casadas. Logo por acaso, uma das casas vizinhas é alugada pelo sr. Bingley, um cavalheiro solteiro e com posses. Se ele é adorável, já o mesmo não se pode dizer do amigo, o sr. Darcy (ou das irmãs), mas parece interessar-se por Jane e o enredo corre a partir daí.
Adorei o tom da narrativa e aquela ironia muito delicada e subtil que permeia certas passagens, e não consegui deixar de me rir com algumas personagens.
Gostei da crítica à sociedade, apesar do moralismo que também se sente no romance e que será fruto da época.Também gostei muito da forma como as personagens são construídas, e como percebemos as diferentes personalidades de cada. Lizzie é especial, Jane é amorosa e Lady Catherine é o snobismo em pessoa, acreditem!
Sobre aquele certo e determinado cavalheiro, deixem-me dizer que percebo que seja fantástico que um homem abafe o orgulho por amor, mas apesar do comportamento de superioridade, acho que o dito senhor também era um pouco introvertido. Quantos de nós não damos por nós numa festa calados porque pura e simplesmente não temos jeito nem vontade de fazer conversa de circunstância com quem não conhecemos? Que as "haters" dele não me atirem pedras! Sabem o que se diz, "quem desdenha quer comprar"...
Já tinha lido e apreciado "A Abadia de Northumber", que satiriza os romances góticos da época, mas espero ler muito mais da autora. Acho que vou ficar fã.
Já leram? Qual a vossa opinião?
Boas leituras!
P.S.: O meu exemplar ainda tem os actores da série da BBC, incluíndo Colin Firth como Mr. Darcy...
P.S.: O meu exemplar ainda tem os actores da série da BBC, incluíndo Colin Firth como Mr. Darcy...