segunda-feira, 24 de abril de 2017

"O Cavaleiro de Westeros e Outras Histórias", George R. R. Martin

Esta colectânea reúne nove contos - ou melhor, nove "noveletas" - de George R. R. Martin e forneceu-me uma experiência fantástica, literalmente. Neste livro pude distinguir facetas do autor e, acima de tudo, comprovar a imaginação imensa deste homem, já que conseguiu criar histórias tão diversificadas, com as "misturas" de ele próprio a certo ponto fala numa das introduções. Aliás, este é um daqueles casos em que as próprias introduções parecem ensaios, e deixem-me dizer desde já: vale a pena lê-las, seja para perceber como Martin tomou o gosto por contar histórias, para experienciar um pouco daquela época em que existiam revistas que pagavam por contos ou pensar sobre a problemática das "etiquetas" na ficção.

Nestas histórias os temas diversificam-se e misturam-se. Temos religião em contos de ficção científica; romance em fantasia; viagens no tempo e no espaço, e, até, uma história detectivesca com licantropos. No fundo, temos "coisas estranhas", mas também "pessoas", o que torna o trabalho do autor tão realista. 
Sobre cada um dos contos deixo-vos apenas um breve apontamento e a minha classificação para não vos "estragar" qualquer surpresa.

As Solitárias Canções de Laren Dorr:
Uma rapariga viaja entre mundos em busca do homem que ama, mas depara-se com Laren Dorr, que vive só no seu castelo. 
Quando leio fantasia gosto daquela sensação de deslumbramento de um mundo novo a descobrir, e este possibilitou-me isso. É um dos contos com o seu quê de romantismo e melancolia, que me apanhou de surpresa, mas por, acaso, foi um dos que menos gostei no todo, o que se deve em parte pelo seu início. Prefiro ser lançada para o meio da acção.
3,5 estrelas

O Cavaleiro de Westeros:
Este foi um dos meus preferidos. Como podem desde já adivinhar, é um aventura no universo de "Game Of Thrones", um século antes dos acontecimentos relatados na saga. Dunk era um escudeiro, mas com a morte do cavaleiro que servia, busca a glória num torneio e enfrenta mais do que esperava. 
Foi um daqueles casos em que dei por mim a ler devagar para a apreciar cada "passo" naquele universo. Adoro o ambiente medievo alternativo, que é tão bem retratado pelo autor e foi engraçado "ver" os antepassados de uma certa personagem em acção.
5 estrelas

Uma Canção Para Lya:
Este conto é passado no universo futurístico criado por Martin, onde os humanos colonizaram vários planetas, e interagem com espécies alienígenas. 
Neste caso, Lyanna e Robb - sim, são esses os nomes - são psíquicos contratados para perceberem uma particularidade de uma raça pacífica, os shkinos. 
É ficção científica, com aliens bizarros incluídos, mas apela a noções de religião e fé que nos dão que pensar, e no fim, fica a ideia de que todos aspiramos a um ideal de amor quase impossível para o ser humano comum. 
Lembrou-me "Dune" por esta componente, e fiquei com um fraquinho por ele, ainda para mais porque voltou a revelar como o autor consegue pintar um ambiente de forma tão vívida.
5 estrelas

Cidade de Pedra:
Imaginem que estão longe, num planeta estranho, algures na galáxia, e os seres com cara de raposa que por ali parecem mandar não vos concedem autorização para trabalhar numa nave, de modo a saírem de vez da cidade para outro planeta. Parece sufocante, não é?
Foi um pouco perturbador assistir a esta angústia de Holt e nesse aspecto, o conto atingiu o seu objectivo. 
4 estrelas

Flormordentes:
Lembrou-me o primeiro conto pela questão do romance aqui descrito, mas gostei muito mais. Apesar de esperar algo diferente da história, adorei a forma como o conto começou e os vislumbres do mundo de Shawn, que tem estações longas e uma sociedade tribal sobre a qual não me importava nada de voltar a ler.
4,5 estrelas

O Caminho da Cruz e do Dragão:
Este conto partiu de uma pergunta que o autor deu por si a fazer: como viverá a Igreja no futuro?
Mais uma vez temos o tema da religião no universo de ficção científica, onde Damien, um Cavaleiro Inquisidor, é enviado pelo seu bispo - alienígena - a procurar a origem de um livro sagrado herético. Mais uma vez, é um conto que nos deixa a pensar sobre fé, "verdade" e textos "sagrados", e fiquei até com a ideia de que Martin faz uma espécie de "cameo" literário como o herege. Se não era a sua ideia mostrar-se como uma das personagens, bem poderia ser.
Foi uma história divertida de se ler, bem original e que acabou por ir de encontro ao que penso sobre um certo assunto.
4,5 estrelas

Reis-de-Areia:
Esta é uma das histórias que nasce de uma "mistura" do autor. Apesar de estar situada no mundo de ficção científica, tem uns toques de horror e suspense. E também aborda a religião, a certo ponto...
Kress gosta de coleccionar animais bizarros e na loja de Wo ela aconselha-lhe os reis-de-areia, uma espécie de insecto, aparentemente, que organiza as próprias batalhas e diviniza a pessoa que a alimenta no tanque. Só que Kress gosta de sangue...
E eu adorei esta história.
5 estrelas

O Homem em Forma de Pêra:
Acho que já todos nos sentimos desconfortáveis perto de uma pessoa específica. Neste caso, o desconforto de Jessie com a presença do estranho vizinho da cave é cada vez maior, bem como o meu. Li cada página cheia de medo do que iria encontrar na seguinte... E isso foi excelente.
5 estrelas

Sob Cerco:
Sobre esta história prefiro apenas dizer que aborda viagens no tempo de forma bem original, e que tem um toque pós-apocalíptico.
Foi uma boa leitura, com aquele tipo de final digno de um quebra-cabeças.
4,5 estrelas

Negócio de Peles:
Há alturas em que nos deparamos com um livro tão bom, que nos tocou de tal forma que apenas queremos que toda a gente o leia e nem nos atrevemos a falar sobre ele para que eles também sejam tomados de surpresa. Esta é uma dessas vezes.
Como já referi, esta história tem um tom de filme "noir" com lobisomens, onde Randi, detective privada, e Willie, um cobrador de dívidas no mínimo peculiar tentam desvendar um assassinato macabro.
Willie foi para mim das personagens mais engraçadas do livro, e se tivesse de apontar a minha história preferida ia ter tendência para escolher logo esta.Tem mistério e aquela capacidade de nos prender às última páginas típica de um thriller.
5 estrelas

Sinopse
Acho que vou dar por mim com vontade de reler algumas destas histórias no futuro, mas sem dúvida que fizeram respeitar ainda mais George R. R. Martin. Quando escreve, o autor não brinca em serviço. Não se escusa a relatar algo cruel, mas sabe como contar uma história e sem dúvida que tem originalidade.


E vocês, já leram este livro? Qual é a vossa opinião?
Boas leituras!

4 comentários:

  1. Olá Su,
    Nunca li o livro pois não sentia curiosidade mas gostei da tua opinião e quem sabe, pode ser que o leia um dia.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Obrigada :D dá-lhe uma oportunidade, um dia, que pode ser que gostes.
      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá Su,
      Não é bem o meu género. Mas ainda bem que gostaste.Para mim só consegui ver a série e foi muito! :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    3. Olá, Isaura,
      Pois, já me apercebi que não ligas a fantasia... São gostos ;D
      beijinhos e boas leituras

      Eliminar