quarta-feira, 11 de outubro de 2017

"O Retrato de Dorian Gray", Oscar Wilde

Dorian Gray é uma personagem famosa, que de certo modo se "intrometeu" na cultura popular, como o Conde Drácula, ou o monstro de Frankenstein, que até tomou o nome emprestado ao seu "criador". Já o tinha encontrado em filmes e numa série - ah, "Penny Dreadful", não deixem de ver! - mas enfim chegara a vez de dar a oportunidade ao romance.

Em "O Retrato de Dorian Gray" convivemos com um dandy peculiar. Dorian Gray é um jovem de posses, requintado, inocente, belo e jovem, que representa um ideal de beleza para o pintor Basil Hallward. Basil sente que desde que o conhece que o seu próprio estilo melhorou e o retrato de Dorian que executa é para si a sua obra prima. 
Enquanto Basil dá os últimos retoques no estúdio, o amigo Lord Henry, uma pessoa cínica bem influente, consegue que Dorian aprecie a própria beleza e inveje a pintura por permaneçer jovem, ao passo que ele próprio irá envelhecer. É uma injustiça... Sem se aperceber, Dorian coloca a própria alma em causa e inicia um processo de decadência.
É que o jovem percebe que pode dedicar-se inteiramente ao prazer sem se colocar a si mesmo em causa. Os anos passam e leva consigo outros à ruína, enquanto a própria reputação está em risco, mas Dorian ignora tais coisas mundanas.  É o retrato que sofre as consequências e mostra cada pecado na tela, e não ele...
É um livro bem interessante. Para já, tem um toque trágico e sombrio bem ao estilo da época. Dorian Gray torna-se vaidoso e egoísta, e parece atrair a má sorte para aqueles com quem se relaciona. A própria amizade com Basil e Lord Henry lembra um triângulo amoroso destinado ao fracasso. Se o primeiro não tem senão boas intenções e se assusta com a mudança de personalidade do amigo, o segundo teve um certo prazer em deturpar a inocência do jovem, como um tentador.
Além disso, pelo romance permanece a crítica à sociedade, seja ao "imoralismo" das classes mais altas, seja à própria Arte, o que é sempre curioso perceber. Tudo isto é permeado pelo estilo de escrita, muito delicado e requintado, que convida à "degustação" da leitura.
Gostei muito de o ler. Tem um ritmo lento, sendo portanto uma leitura para apreciar, e no fundo, deixa a ideia de que as melhores coisas são perecíveis. Porque de que vale a juventude eterna se a própria vida deixa de ser surpreendente? 
Recomendo, para conhecerem o "verdadeiro" Dorian Gray.
  

Sinopse

E vocês, já leram "O Retrato de Dorian Gray"? Qual é a vossa opinião?
Boas leituras!

8 comentários:

  1. Oie,

    Tenho em casa por ler a ver se o faço pois estou a perder uma excelente leitura está visto :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fiacha,
      Fico então à espera da tua opinião :D vale muito a pena.

      beijnhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá, Su,
    Li este livro o ano passado e gostei bastante. E só não gostei mais porque já tinha sido spoilada com o final :/
    E sim, é um livro que vale a pena ser lido!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Ohh, que pena, tirou algum impacto, então... Por acaso estive sempre no impasse, se calhar devido a alguma cena do filme "A Liga dos Cavalheiros Extraordinários", mas com esperança de que se redimisse - aliás, essa ia ficando gorada com a cena em que se revela o que aconteceu a Sybil :S
      Mas fiquei mesmo muito satisfeita coma leitura :D

      beijnhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá, Su!
    Li-o há mesmo muito tempo, talvez nos tempos da faculdade e ainda me recordo de algumas coisas. A ver se lhe dou uma releitura, porque a tua opinião espicaçou-me a vontade de fazê-lo!
    Beijinhos e leituras mais saborosas, como esta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana,
      Obrigada :D fico à espera da tua nova opinião sobre ele, então :D

      beijnhos e que venham boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Su,
    Li este livro há alguns tempos e gostei muito. Pensei que não iria gostar, por ser aborrecido. Mas não. Adorei mesmo.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura,
      É uma leitura mesmo muito gratificante :D ainda bem que acabaste por gostar tanto :D
      beijinhos e boas leituras

      Eliminar