sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

"A Outra Rainha", Philippa Gregory

Neste romance de Philippa Gregory acompanhamos o cativeiro de Maria Stuart, rainha da Escócia, que procura refúgio na Inglaterra governada pela sua prima Isabel. É alojada na casa de Bess Hardwick, uma pessoa de confiança do conselheiro Cecil, recém-casada com o Conde de Shrewbury, Jorge Talbot. É que Maria Stuart não só é católica como também está na linha de sucessão do trono e parece manter-se rodeada por uma onda de conspiração, pelo que é premente vigiá-la numa época em que a Inglaterra protestante se sente ameaçada até pelo Papa, .

Assim, ao longo do livro acompanhamos as perspectivas das três personagens que vão protagonizar esta fase da "outra rainha", percebendo a tensão que se rege entre eles - principalmente quando o conde se apaixona pela rainha a seu cargo -, as suas esperanças e receios, bem como a sua visão do reinado de Isabel "fabricado" por Cecil. É também uma história sobre duas mulheres bem diferentes, e o homem que vê a sua lealdade dividida.
Maria da Escócia, rainha três vezes por nascimento e casamento, está consciente do poder que detém, é considerada uma beldade e está habituada a conseguir o que pretende pelas mãos dos homens que a veneram. Não tendo o apoio da rainha Isabel como esperava vê-se como uma reclusa e não teme adquirir apoio de simpatizantes que a levariam de volta ao trono escocês - mas também lhe abririam o caminho ao inglês.
Também a sua anfitriã, Bess Hardwick, é uma mulher ambiciosa que se "construiu a si mesma". Nasceu pobre e cresceu à custa da caridade de familiares, mas através de laços de casamento e da sua inteligência conseguiu conquistar conhecimento e fortuna. Ela própria gosta de gerir o seu património. Ao contrário da rainha Maria, que espera sempre por um homem que a salve do cativeiro, Bess detesta depender de alguém para viver. Para si, o alojamento de Maria Stuart é um encargo demasiado elevado, e vê a sua fortuna em risco, principalmente quando ela e o marido quase são apontados como traidores durante a rebelião do Norte.
Jorge Talbot é o quarto marido de Bess e é-lhe fiel. Vê-se como uma homem honrado, leal à Coroa Inglesa como a sua família o tem sido há centenas de anos. Acaba por criar um sentimento amoroso pela rainha Maria, por quem se sente tão protector, e tal leva-o a sentir-se permanentemente dividido, tanto em casa como no reino. Se por um lado quer proteger a rainha que ama, por outro também tem que proteger o reinado da rainha que serve. 

"A Outra Rainha" foi uma boa leitura, típica de Philippa Gregory, que nos leva a conviver com personagens históricas, e que também é capaz de deixar um leitor dividido. Se por um lado compreendi a situação ingrata de Maria Stuart, que nunca conseguia regressar à Escócia como lhe era prometido, por outro percebo que a desconfiança que recaía sobre esta figura tinha a sua razão de ser... 
Gostei de voltar a ler mais um romance com um boa componente conspiratória. Ainda para mais, dá-nos outra perspectiva sobre a rainha Isabel e a Inglaterra da época,  como a problemática de a Igreja ter sido despojada de propriedades e bens em território inglês, e de tal ter passado para as mãos de nobres e endinheirados, como aconteceu a Bess. Sente-se também as tensões entre Cecil, o implacável secretário de Isabel que praticamente engendrou o seu reinado, e os restantes nobres do conselho, que não aceitavam que um homem nascido sem posição ascendesse a altos postos.
"A Outra Rainha" pode não ser o tipo de romance que providencie uma leitura rápida e viciante, bem pelo contrário, mas sem dúvida que vale a pena.


Sinopse

E vocês, já o leram? Qual é a vossa opinião?
Boas leituras!


6 comentários:

  1. Oie,

    Nunca tive oportunidade para ler mas tenho em casa um livro da escritora, fico com a sensação que basta ler um livro e não mais queremos parar :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fiacha,
      Quando puderes dá-lhe uma oportunidade :D sim, tem muita qualidade, vale a pena.

      beijnhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Su,
    Eu sou fã dos livros da autora, principalmente os desta série. Quanto ao livro em questão, até gostei mas esperava um pouco mais (talvez por não ter lido a sinopse e, quando comecei a ler, pensava que era sobre a Rainha Maria de Inglaterra, a irmã de Isabel =P )
    Mas foi uma leitura interessante!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Ela tem mesmo jeito para pegar na época :D Ohh, mas ainda bem que acabaste por gostar (no "A Espia da Rainha" falam um pouco mais sobre "essa" Maria, a "Bloody Mary").

      beijnhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Su,
    Já começa a fartar estar sempre a dizer o mesmo, mas sempre que vejo opiniões sobre esta autora fico com vontade de ler. Um dia lá chegarei...
    Um beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura,
      Ahaha tens mesmo de experimentar :D aconselho-te o "Duas Irmãs, Um Rei", que é tão bom.

      beijnhos e boas leituras

      Eliminar