quarta-feira, 18 de abril de 2018

"O Jardim Encantado" e "A Magia das Pequenas Coisas", Sarah Addison Allen

Esta vai ser uma "opinião em dose dupla", pois com a aquisição de "A Magia das Pequenas Coisas" não podia faltar uma releitura do primeiro livro sobre as irmãs Waverley, "O Jardim Encantado".
Por acaso, relê-lo ao fim de quase dez anos - por coincidência, a linha temporal que separa as duas histórias - foi só por si uma experiência engraçada.
Lembro-me de ter adorado este livro, de o ter achado ternurento e atmosférico, mas a verdade é que pouco recordava do enredo, e não me queria sentir perdida com a segunda parte da história de Sidney e Claire.

 
Sinopse

Neste primeiro volume Claire, uma mulher solitária habituada a uma vida previsível, dirige um negócio de catering baseado nas receitas da avó, onde cada prato feito com os ingredientes do jardim da família pode afectar de uma maneira específica quem o come. Na sua cidade natal, Bascom, os Waverley são conhecidos pelas suas peculiaridades - como as da prima Evanelle, que oferece objectos às pessoas antes de elas precisarem dos mesmos - e pela macieira que se diz ser profética. Fora para se afastar deste legado que Sidney abandonara a cidade anos antes, mas a casa da família parece-lhe ser o único porto de abrigo para educar a filha de cinco anos, Bay, quando decide finalmente fugir de um casamento abusivo.
Ao longo do livro vamos observando o reencontro de duas irmãs muito diferentes e as suas mudanças de atitude. Se uma pode aprender a diminuir as suas reservas, a outra pode aceitar que na maior parte das vezes, o que realmente queremos está já à nossa frente.


Sinopse

Em "A Magia das Pequenas Coisas" regressamos dez anos depois à vida das mulheres Waverley, que se sentem num impasse até a primeira geada chegar, uma época de tensão para a família. Posso apenas dizer que Claire abandonou o catering a favor de um negócio de doces bem sucedido, mas que lhe suga tempo e energia; Sidney dirige o próprio salão de cabeleireiro, mas as tentativas para voltar a ser mãe não estão a resultar e Bay está apaixonada por alguém que a pode magoar. Para além disso, Russell Zahler aparece em Bascom, e este velhote de olhos cinzentos não parece ter as melhores intenções sobre as Waverley.
Este segundo livro agarrou-me, ou não estivesse super curiosa para perceber um pouco mais sobre o passado Waverley e o objectivo de Russell. E, claro, foi engraçado regressar a Bascom e às suas gentes e ver como a vida das irmãs tinha mudado. Só tive pena de o desfecho me parecer tão rápido - coisa que também acontece no primeiro volume.Se me permitem, também tenho pena que cá por terras lusas não se tenha mantido o título mais próximo do original. Mas continuemos.

Portanto, voltei a embrenhar-me no mundo Waverley, onde a casa de família tem vontade própria e a macieira é temperamental que baste, e no universo de Sarah Addison Allen.
Quem conhece a autora já sabe o que pode esperar do seu imaginário: famílias peculiares, um toque de fantasia magico-realista e histórias escritas para aquecer o coração porque, por mais negras que possam ser as experiências de certas personagens, o certo é que vamos acabar a leitura com uma boa disposição. E, por vezes, é mesmo disso que um leitor precisa, não é?
Dez anos depois chego a achar que a história de Claire em "O Jardim Encantado" tem o seu quê de "inocente", mas estes são livros leves, ideais para épocas que pedem tal tipo de leitura e que, por isso, valem o que valem. Eu estava mesmo a precisar de uma leitura mais doce, pelo que lê-los soube muito bem.

E vocês, já conhecem estes livros? Qual é a vossa  opinião?
Boas leituras!


4 comentários:

  1. Olá Su,
    Não sou muito de ler estes livros, mas falam bem desta autora e acho que ando numa fase de ler livros leves. E estes parecem-me uma boa opção :)
    Um beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura,
      Pois, é o tipo de livro que pede mesmo uma época específica :D aconselho-tos ;D são mesmo bons para deixar um leitor bem-disposto.
      beijnho e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá!
    Também não leio muitas vezes este tipo de livros, mas se estiver a precisar de leituras leves, vou lembrar-me destas sugestões, pois creio que não será difícil encontrá-las na minha biblioteca!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Valem muito a pena, para as fases em que realmente precisamos de um livro que distraia e nos deixe bem-dispostas :D

      beijnhos e boas leituras

      Eliminar