quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Pessoas que um leitor não compreende #1

 
  • Bloggers literários que escrevem spoilers sem avisar
Percebo que por vezes precisamos mesmo de trocar ideias sobre um final inesperado ou uma reviravolta de um livro, mas até que ponto o devemos fazer no nosso blog? E não é do senso comum avisar num post/artigo que se vão relatar twists, revelações ou, até mesmo o final do livro que está a ser comentado? Mesmo quando conversamos cara a cara com alguém sobre um livro damos por nós  a perguntar a outra pessoa: "queres ler o livro, ou posso contar-te o fim?".
Num post acho muito educado avisarmos os leitores/seguidores de que vamos falar sobre algo que não convém que eles saibam logo, até para não perderem a curiosidade pelo enredo de um livro do seu interesse. Se de antemão não vamos pesquisar sobre o final de um livro nem ler o capítulo final, dispensamos saber como o mesmo acaba ao ler uma opinião num blog.
Venho desabafar sobre isto nesta nova rubrica porque já dei por mim a largar de vez um livro depois de tal me acontecer. É que havia um blog que seguia onde isto era feito. A princípio não me apercebi até que li a opinião de um livro que estava a ler no momento. Acontece que o dito não me estava a encher as medidas e as personagens eram um pouco irritantes. Já estava quase a meio e fiquei na dúvida se o largava de vez ou se me torturava mais um pouco. Tive a "brilhante" ideia de consultar opiniões sobre ele e... Aquilo aconteceu. Dei por mim a ler, no fundo, um resumo. E soube qual era o final. E pensei "vou ser masoquista para isto? Náahh"...
 
Faço então um apelo à blogosfera: avisem os pobres leitores se vão revelar algo sobre o enredo ou uma personagem. A malta agradece.
 
Também vos aconteceu algo do género?
Boas leituras!

10 comentários:

  1. Olá Su
    É das coisas que mais detesto e que mais me irrita... os spoilers!
    Infelizmente já apanhei alguns, quer em posts, quer em vídeos, tanto que agora, tenho sempre cuidado quando leio opiniões de livros que quero ler.
    Beijinhos

    O Prazer das Coisas | Facebook | Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      São tão frustrantes... Também já dei por mim a ler na diagonal para o caso de me deparar com algum spoiler.

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Ois,

    Bem estou totalmente de acordo contigo, embora considere algo muito interessante, debatermos um livro que gostamos, mas claro convem colocar o alerta.

    Tento sempre não fazer nenhum, mas acredito que me possa escapar volta e meia, mas nos comentários por vezes dou alguns isto se estiver a puxar, mas ainda assim tentando sempre não revelar muito :)

    Mas faz todo o sentido este alerta ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, para debatermos bem um livro é difícil não os fazermos, e acredito que nos comentários dês hehe até porque quem o leu pode ter tendência a pedir a tua opinião sobre determinado acontecimento ou cena que de antemão um leito não deva saber.
      Acho que é preferível avisarem :D prefiro ser surpreendida ao longo da leitura de um livro.

      bjs e boas leituras!

      Eliminar
  3. Por acaso os spoilers não me incomodam, sou um caso raro eu sei :)

    Quanto a fazer spoilers nas opiniões... evito ao máximo e normalmente aviso porque sei que é mau para a maioria das pessoas. Mas não garanto que com o entusiasmo não possa acontecer sem eu me aperceber.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Ena, que estranho! ahahah quem me dera ser como tu,... Mas, como comentei com o Fiacha, gosto de ser surpreendida com a leitura.
      Percebo que aconteça :p

      Eliminar
  4. Já me estragaram histórias com esse tipo de questão que colocas. É desagradável e altera substancialmente o modo como encaras a leitura, sem dúvida que sim. É exatamente a mesma coisa que estares a ver um filme e te adiantarem o derradeiro final. Pá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto! :C retira o elemento de mistério e já não consigo tirar o mesmo prazer da leitura. Prefiro mesmo "ler à descoberta".

      Eliminar
  5. Olá, Su!! Eu tento não dar spoilers, mas às vezes o entusiasmo é grande xD Vou começar a fazer opinião com e sem spoilers :D Agora eu não me importo nada de levar com eles, só me fazem ficar mais interessado em ler um livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Ou, pelo menos, mantém o aviso, que eu agradeço-te imenso eheh Que engraçado, tem um efeito mais apelativo para a tua leitura...
      É giro conhecer outras opiniões sobre este tema. És já a segunda pessoa que comenta que não fica incomodada com spoilers.

      Eliminar